Precisando motivar os colaboradores da sua empresa? Aprenda as 5 melhores estratégias de endomarketing para engajar a equipe.

Toda empresa pretende aumentar suas vendas e ser amplamente reconhecido no mercado. Entretanto, esse objetivo só pode ser alcançado pela iniciativa do empreendedor. É ele quem orienta a equipe sobre como chegar nessa finalidade.

Para isso, colaboradores precisam estar sempre alinhados aos objetivos da empresa. Uma das principais estratégias nesse sentido é o endomarketing.

Isso porque as empresas que fazem endomarketing percebem a diferença de performance. O endomarketing é uma estratégia de marketing interno. O objetivo é aumentar o interesse dos funcionários em relação aos objetivos da empresa. Além disso, contribuir para a melhorar do ambiente corporativo.

1 – Melhore a comunicação interna

Uma das principais estratégias de endomarketing é a comunicação interna. Com ela, a empresa implementa e mantém um canal direto com toda a equipe. Dessa forma, todos terão mais facilidade às atividades da empresa. É possível usar várias ferramentas para esse fim: jornais, murais, folhetins e vídeos.

Os canais de diálogo direto são muito importantes para existir uma boa comunicação. Diferentemente da comunicação unilateral de baixo para cima, é por meio deles que os funcionários também têm voz ativa. Assim, podem dar sugestões de melhorias na empresa.

2 – Faça palestras motivacionais

Essa ideia é interessante para trabalhar o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. As palestras de motivação incentivam os funcionários a focar nas metas da empresa.

Além disso, as palestras expõem a missão da empresa, suas metas anuais e como podem ser alcançadas. Os colaboradores devem sentir que são importantes e que fazem a diferença na companhia.

3 – Use cases de sucesso dentro da empresa

Se você quer ver seu negócio prosperar, invista em ações que demonstrem os resultados atingidos por colaboradores. É comum destacar os que conseguiram se sobressair e atingiram excelentes resultados. Contudo, não esqueça de reconhecer ideias e práticas inovadoras e soluções criativas.

Não é preciso gastar muito. Às vezes, basta que os bons exemplos sejam mencionados em reuniões como um modelo de boas práticas na empresa. Este tipo de competição interna é saudável. Visar o reconhecimento no trabalho é combustível para a melhoria contínua.

4 – Benefícios do endomarketing para os colaboradores

Alguns benefícios são mais comuns, como plano de saúde, vale-alimentação e vale-transporte… mas existem outros benefícios que podem ser oferecidos. Algumas opções de benefícios são: convênios com academias, cupons de desconto, ingressos para filmes, etc.

É interessante oferecer benefícios diferenciados que melhoram o bem estar dos funcionários. Afinal, isso estimula a qualidade de vida dos colaboradores. Em contrapartida, faz com que eles se sintam mais comprometidos à empresa.

Várias empresas também trabalham em bonificar funcionários de bom desempenho com alguma premiação ou bônus. Essa bonificação pode ser paga de maneiras diferentes:

  • Remuneração adicional
  • Viagens
  • Produtos de higiene pessoal
  • Eletrodomésticos e etc.

5 – Treinamentos de capacitação da equipe

Você já deve ter percebido que remuneração e benefícios são, sim, importantes para motivar o público interno. Mas uma das melhores maneiras de comunicar os valores da empresa é viabilizando treinamentos.

Em outras palavras: ajudar a sua equipe a desenvolver profissionalmente, principalmente com conhecimento. Subsídios de educação, vale-cultura, mentorias e oportunidades internas de capacitação.

Quando uma empresa investe em capacitação, como um atendimento ao cliente, ela está apostando em profissionais. Ambas as partes ganham com esta postura. De um lado, a empresa tem uma equipe mais qualificada e engajada. De outro, o profissional está melhor preparado para o mercado, quando seu ciclo acabar.

Além disso, a capacitação é essencial para que os funcionários melhorem o desempenho. É essencial também que os funcionários conheçam aquilo com qual a sua empresa está trabalhando: competências, produtos e valores.

Adote o endomarketing para tornar sua equipe mais motivada!

Com essas 5 dicas, você aprendeu que usar estratégias de endomarketing é amplamente beneficial. Por meio dessa estratégia, é possível

  • motivar a equipe
  • estabelecer canais de comunicação e diálogo
  • reconhecer e reforçar ações que beneficiam a empresa
  • manter um clima agradável de trabalho
  • aumentar o foco e a produtividade

E aí, você está pronto para aplicar as estratégias de endomarketing na sua empresa? Implemente o endomarketing e tenha uma equipe motivada e alinhada aos seus objetivos.

 

Compartilhe