Este ano mudou as prioridades e a realidade da maioria dos líderes de RH. Pois, em especial esse departamento precisou repensar muitas coisas, desde a cultura de trabalho remoto até como evitar o burnout dos colaboradores. Assim, todas essas mudanças moldaram as melhores práticas de RH para 2021 ser um ano de transformação.

Para ajudar você a fazer isso, reunimos uma lista com as 8 melhores práticas de RH nas empresas. Então, com essas ideias será menos difícil atingir suas metas organizacionais e criar um ambiente onde os colaboradores e os clientes estejam felizes e engajados. Mas antes, precisamos responder uma pergunta muito importante.

Qual a diferença entre práticas de RH e atividades de RH? 

Apesar de parecerem a mesma coisa, as práticas de RH e as atividades de RH são diferentes.

As práticas de RH são os processos estratégicos de recursos humanos. Algumas das melhores práticas que já são comuns incluem:

  • Definir as metas do departamento de RH;
  • Criar planos que podem gerenciar os fluxos de trabalho;
  • Elaborar diversos planos para melhorar a qualidade dos locais de trabalho;
  • Formular programas de liderança e ideias de aquisição de talentos;
  • Construir estratégias de motivação;
  • Estabelecer políticas para promoção de funcionários.

As atividades de RH referem-se às funções de RH do dia a dia e podem incluir coisas como:

  • Folha de pagamento;
  • Seleção e Recrutamento;
  • Desenvolvimento e Treinamento;
  • Retenção;
  • Segurança e saúde;
  • Horas extras e bônus.

Prontinho, agora que já estamos esclarecidos, veja quais são as melhores práticas de RH para 2021.

1.   Criar ambientes de trabalho remoto mais felizes

Devido às suas vantagens, como horários de trabalho flexíveis, economia de tempo no trânsito e custo no deslocamento para o trabalho, percebemos que a experiência de home office vai mudar a forma como trabalhamos para sempre.

Embora não sejam todas as empresas que têm a possibilidade de se tornar totalmente remotas após a pandemia, acreditamos que trabalhar de forma remota continuará sendo uma parte importante em muitas empresas.

Os benefícios não são apenas para os colaboradores. Afinal, uma das vantagens mais valiosas para os empregadores é que não existem mais barreiras para contratar bons funcionários, pois, o trabalho remoto permite que as pessoas estejam em qualquer lugar.

Por isso, uma das práticas que o setor de Recursos Humanos  precisa adotar de forma imediata é a tecnologia de RH. Assim será possível criar uma cultura de trabalho remoto sustentável, onde os colaboradores são felizes e produtivos.

2.   Aprimorar a experiência dos funcionários

Pensar em formas de integrar novos funcionários será outra prática essencial do RH. Com as coisas feitas em sua maioria de forma virtual, é preciso criar processos. Assim, indo desde  identificar os verdadeiros talentos durante uma entrevista remota até a rescisão de contrato de alguém.

Por exemplo, como seria as boas-vindas de um trabalhador presencialmente? Agora, como é a experiência do funcionário de forma online? O colaborador consegue se conectar da mesma forma com os colegas sem almoços, cafés e conversas no corredor?

Aliás, o RH pode considerar a adição de uma plataforma de engajamento para os colaboradores.

3.    Investir em aprendizagem e desenvolvimento

Muitas empresas estão começando a reconhecer o valor que investir em desenvolvimento agrega em seus negócios. Afinal, os colaboradores querem aprender coisas novas e desenvolver suas habilidades para que possam evoluir em suas carreiras.

O incentivo deve partir como uma prática do RH, ajudando os profissionais a encontrar maneiras de se desenvolver conforme o estágio de carreira que eles se encontram.

Quando a empresa investe em aprendizagem, os funcionários ficam felizes e isso reduz a taxa de rotatividade. Também é uma ótima maneira de garantir habilidades necessárias para ajudar na empresa futuramente.

Para isso, é possível pesquisar bons cursos gratuitos (presenciais ou online) ou solicitar que alguns colaboradores façam workshops.

4.  Criar canais de comunicação

A comunicação interna deve ser consistente e facilmente acessível. Embora as reuniões online sejam essenciais, elas não são a única maneira de se comunicar. Por isso, é preciso considerar a adoção de métodos de comunicação assíncrona que funcionarão para os negócios. 

Criar canais de comunicação abertos é uma prática essencial de RH. Porque é importante que as pessoas sintam que podem ser ouvidas. Caso contrário, será difícil se manter motivado para trabalhar.

O RH também pode considerar oferecer oportunidades para que os funcionários falem diretamente com a liderança da empresa ou adotar um sistema de comunicação interna. Obviamente, além disso, o funcionário deve ter um gestor com quem se reúna regularmente. 

5.    Recompensar e reconhecer funcionários de destaque

Ser recompensado e reconhecido por seu trabalho realmente faz a diferença. Então, recompensar os funcionários que foram além do seu trabalho e fizeram maravilhas pela empresa é uma boa maneira de mantê-los engajados e felizes. 

Em suma, existem muitas maneiras de recompensar e reconhecer profissionais que se destacaram. Aqui estão algumas ideias:

  • Forneça brindes especiais da empresa;
  • Envie um pacote surpresa para o endereço do colaborador;
  • Dê um vale-presente;
  • Dê um bônus em dinheiro;
  • Compartilhar o quão orgulhosa a empresa está nas redes sociais.

O desenvolvimento de hábitos de recompensas e reconhecimento regular dará aos funcionários mais motivação para trabalhar.

6.    Saúde mental em foco

A saúde do funcionário será uma das principais práticas de RH em 2021. Além da saúde física que é muito importante, é hora de garantir a saúde mental também.

A resiliência de profissionais de RH desempenhará um papel fundamental para ajudar as empresas em 2021. Para isso, os gestores estão repensando maneiras de diminuir o estresse do trabalho e criando mais benefícios, como ajuda de custo para o bem-estar físico, mental, horários de trabalho flexíveis e muito mais.

7.    Realizar avaliações de desempenho

Existem diversos sistemas digitais que facilitam a aplicação de avaliações de desempenho de todos os tipos: comportamental, autoavaliação e feedback 360. Desse modo, essas ferramentas de gestão de pessoas permitem avaliar o desempenho dos colaboradores, seus pontos fortes e melhorias.

Ao contrário do que muitos acreditam, os colaboradores gostam de ter seu desempenho avaliado. Portanto, a necessidade de feedbacks contínuos é muito importante. É delicado chegar ao ponto de alguém ser demitido por ter um desempenho ruim, quando o colaborador nunca teve a chance de fazer mudanças ou corrigir um comportamento.

8.   Aplicar pesquisas de clima

Um clima de trabalho feliz e produtivo é essencial para oferecer um serviço excelente e ótimos resultados. É necessário se dedicar em adotar as melhores práticas de RH nas empresas, oferecer treinamentos, avaliações de desempenho e campanhas de incentivo para os colaboradores, 

Em seguida, é possível mensurar como o funcionário analisa seu próprio ambiente de trabalho através de pesquisas de clima organizacional.

Esse é o lugar certo para saber quais são as reclamações e sugestões que os colaboradores têm. Se o RH tirar o máximo proveito da pesquisa, poderá tomar decisões baseadas em dados.

Práticas de RH: o setor precisa estar atento em 2021

De forma geral, 2021 não será diferente de qualquer outro ano, no sentido que é essencial as práticas de RH não caírem em obsolescência. O RH ainda precisará se concentrar em contratar as melhores pessoas, fazer onboarding, gerenciar seu desempenho, pagar salários justos e criar processos sólidos de reconhecimento e rescisão.

Por outro lado, 2021 será absolutamente diferente de qualquer outro ano. Assim, o RH precisa continuar enfrentando condições de trabalho que podem ou não ser afetadas pela pandemia.

Saúde e segurança no local de trabalho estarão no topo da lista de prioridades à medida que as empresas criam um ambiente seguro para seus funcionários. Além disso, as empresas também podem contar com  horários flexíveis e criar oportunidades para trabalhar em casa.

Essas 8 práticas de RH foram elaboradas para ajudar a fornecer ideias e percepções para tornar seu local de trabalho o melhor possível em 2021. Se houver mais tendências e outras melhores práticas de RH nas empresas que você gostaria de adicionar à lista, compartilhe suas ideias na seção de comentários abaixo.

Este artigo foi produzido pela Feedz, uma empresa que tem como propósito levar mais felicidade aos ambientes de trabalho através de uma plataforma de gestão de engajamento e desempenho.

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *