Um dos desafios na gestão de pessoas em micro e pequenas empresas é estar atento ao desenvolvimento de seus funcionários. Com tantas atribuições, negócios para gerenciar, e um time reduzido, às vezes fica difícil conciliar com a gestão de pessoas.

Porém, é importante estar atento, uma boa gestão de pessoas pode impactar diretamente no resultado do negócio, na criação e na oferta de produtos e serviços mais competitivos e atrativos para o mercado, mesmo para os empresários que possuem poucos colaboradores. Ter um time engajado e motivado faz toda diferença. 

Por outro lado, sabemos que TEMPO no dia a dia de um empresário, que muita vezes é “multi tarefas” dentro da sua empresa, é um desafio. Por isso é imprescindível se aliar à tecnologia. Com ferramentas de baixo custo, ou até mesmo gratuitas, você pode gerenciar os seus colaboradores, apoiar e acompanhar a evolução e o desempenho de suas atividades.

Apresento algumas ferramentas muito utilizadas no mercado, e que podem te ajudar a fazer uma gestão eficiente dos seus colaboradores: 

1. Recrutamento e Seleção

Para encontrar as pessoas certas, e que se identifiquem com o negócio e os valores da sua empresa, invista em tecnologia. A Enlizt é uma Plataforma de Recrutamento e Seleção onde é possível efetuar a triagem, qualificação e avaliação dos candidatos de acordo com o perfil desejado para a vaga.  

Processo de seleção personalizado: aplique questionários facilmente, tenha acesso a uma biblioteca de perguntas com diversos assuntos e níveis de conhecimento, corrija automaticamente os questionários, solicite uma pré-entrevista em vídeo exclusivo para sua vaga, e o mais importante, filtre os candidatos do seu banco de currículos com base nas habilidades que você busca.

Kanban dos candidatos: Movimente os candidatos entre as etapas do seu processo e faça a avaliação de seus candidatos junto com sua equipe. É muito importante avaliar estas afinidades e o fit cultural para um bom clima na empresa e a integração dos times. Inclusive você pode priorizar os melhores candidatos com base na média de votos recebidos pelo seu time.

2. Gestão das atividades

Ferramentas para o gerenciamento das atividades são importantes para as empresas que pretendem melhorar a sua performance e otimizar os resultados. O Trello é uma ótima opção e possui uma versão gratuita.

O Trello é uma Plataforma de gerenciamento das rotinas e dos projetos de sua empresa, em que para usá-la será necessário criar uma conta com email e senha. 

O Planejamento das atividades e dos projetos pode ser feito de diversas formas, alguns exemplos muito utilizados são:

  • Organize por “time”, ou projeto, onde estarão descritas as atividades;
  • Nos quadros existem as colunas, e você pode fazer o planejamento por semana, e inserir os colaboradores responsáveis;
  • Crie “cards” com as atividades e coloque etiquetas para priorizar, também coloque a data para entrega;
  • Acesse os “power-ups” ou plugins para inserir recursos extras ou otimizar os já existentes.

3. Gestão da produtividade

Ainda é um desafio para muitas empresas como fazer a gestão da produtividade dos seus colaboradores. Por isso, opções como o Ahgora Timesheet possibilitam a qualificação das horas trabalhadas do seu colaborador e fornecem informações estratégicas, como o ROI de cada cliente da sua contabilidade, uma vez que você sabe quantas horas foram dedicadas a cada um deles. 

4. Ofereça benefícios atrativos

O salário de um colaborador por si só já não é mais o suficiente para o manter motivado. Por isso, as empresas precisam encontrar novas formas de engajar e motivar seus colaboradores. Já pensou em flexibilizar a jornada com o Home Office?

O home office – teletrabalho feito de casa – já é reconhecido como tendência mundial para o novo perfil de profissionais. Para apoiar a sua empresa neste projeto, fizemos em parceria com a Convenia, uma pesquisa com mais de mil profissionais para descobrir como a prática está sendo aplicada. Confira aqui o relatório.

Com isso você quebra a rotina do seu colaborador propiciando um dia sem trânsito, filas no almoço, e o aconchego de trabalhar da sua poltrona. Você pode se surpreender com o rendimento da produtividade. Com um aplicativo para registro de ponto online, o colaborador registra sua jornada tranquilamente de casa, e a empresa tem toda segurança jurídica e fiscal, uma vez que tem acesso à geolocalização da batida, além de receber todas as informações integradas no sistema em tempo real. 

5. Trabalhe o feedback e a comunicação

Ter a cultura de dar e receber feedback impacta positivamente no desempenho da sua organização e evita desperdícios de tempo, além de ser extremamente importante para alinhar expectativas com o seu colaborador e acompanhar sua evolução como profissional. Para isso, você pode utilizar o Google Forms, que é uma ferramenta gratuita do Google para promover enquetes e questionários personalizados para feedback e avaliação de desempenho.

Estas foram algumas ferramentas práticas para te ajudar no crescimento sustentável do seu negócio. Se você implantar esses projetos nas rotinas da sua empresa, ficará muito mais fácil escalar a sua operação com o foco no crescimento do seu time.

E você, utiliza outras ferramentas que fizeram a diferença ou ajudam na sua gestão de pessoas? Conte para a gente! 

Compartilhe