Em tempos de pandemia, temos observado as relações de trabalho se transformando e os profissionais atuando como verdadeiros camaleões: eles estão sendo capazes de se adaptar a novos ambientes e se reinventar para manter a qualidade e a produtividade em suas funções.

Um levantamento feito pelo Sebrae aponta que o setor de eventos teve 98% da sua gama atingida, mas está conseguindo encontrar novas formas de atuação. E o que isso tem a ver com o seu trabalho no setor de RH, dentro da sua empresa? Tudo! 

Vamos falar um pouquinho sobre como você pode, em conjunto com o setor de marketing, transformar e inserir novas formas de relação e engajamento com os colaboradores utilizando eventos como aliados.

O que é endomarketing?

Com certeza você já ouviu falar deste termo. Nada mais é do que a ação conjunta da área de Recursos Humanos  e do Marketing, voltada para seus clientes internos: os colaboradores. As ações de endo costumam acontecer em datas especificas, como aniversários, integrações de fim de mês ou a comemoração de uma promoção. 

Mas, saiba que essa estratégia vai muito além disso e pode trazer grandes benefícios, diminuindo o turnover e melhorando a cultura e clima organizacional da empresa. É um trabalho a  quatro mãos, e o RH precisa estar atento às necessidades dos colaboradores, transformando problemas em ações de melhoria. Isso pode ser traduzido em ações como: treinamentos de capacitação, valorização do desempenho individual e de equipe e uma comunicação interna leve que de fato fale com todos. 

Se você nunca pensou em um bom planejamento para inserir essa cultura dentro da empresa, este pode ser o momento ideal. Podem partir do RH  diversas ações que ajudem a aliviar a tensão dos funcionários e engaja-los em meio ao caos.  Quer ver  um exemplo bacana? 

Aqui na Ahgora, criamos o “Take a Breath Ahgora”, uma série de e-mails enviados semanalmente, com o intuito de trazer boas novas e boas práticas para este período que exige tanto de nós.  Sem dúvidas, uma mensagem positiva pode surpreender o dia de alguém que está com o nível de stress elevado e muito ansioso com isso tudo que estamos passando. Isso pode fazer toda diferença. Afinal, somos bombardeados de informações por todos os lados  nas mídias, é válido trazer um momento de respiro. 

Eventos online são uma saída

Com os grandes eventos sendo cancelados ou adiados, muito tem se falado do online para suprir essa distância física que não é possível no momento. Dá para continuar investindo em outras formas de encontro, mas de um jeito novo. Os webinars, que  já são famosos entre as empresas, são uma forma de trazer conteúdo relevante, sem precisar sair de casa, podendo ultrapassar barreiras e alcançar um país inteiro, por exemplo. 

Saudades daquele happy hour de sexta? E  por que não fazê-lo online? Vamos usar e abusar da tecnologia, que neste momento deve ser utilizada  a nosso favor. Mande  um e-mail para a galera, marcando um encontro às 17h de sexta. Cada um com seu copo preferido e uma roupa confortável. As relações humanas precisam continuar acontecendo… somos movidos pelo contato social, e tenho certeza que essa pode ser uma experiência super válida.

Outro assunto importante a ser tratado no momento e que você pode engajar as pessoas em  um evento online é a saúde mental. Não podemos ignorar as transformações psicológicas que a quarentena pode trazer à sociedade, até porque chegaremos no momento da retomada da vida social dentro da empresa. 

Você sabe se seus colaboradores estão preparados? Ele se sentem seguros para  voltar? Sabem das ações que vocês estão preparando para manter a segurança de todos? Promova encontros online para conversarem e se prepararem para este momento. 

Lembre-se que o diálogo e a transparência são fundamentais nesse processo. Tente fazê-los  com  equipes menores para que se sintam mais à vontade  para  falar. Esses bate-papos são uma forma de demonstrar que a empresa não está preocupada apenas com os resultados, mas que quer seus colaboradores estejam bem e prontos para essa nova fase. Esse “novo normal”.

Boas práticas para eventos online

Assim como nos eventos presenciais, sessões  online também exigem uma cartilha de boas práticas para que sejam uma experiência agradável. Veja algumas dicas a seguir: 

  • Invista em uma boa divulgação interna:  desperte a vontade dos colaboradores para participar com  um bom convite, vídeos curtinhos nos dias que antecedem o evento com um gestor por exemplo, reforçando o convite.  E por que não uma atração? Convide alguém para animar o encontro, com uma boa música na voz e violão ou um aulão online de laboral. 

 

  • Defina sempre um moderador para o evento: é importante definir uma pessoa que será a referência na condução  do evento e seguirá com a programação planejada, evitando que todos falem ao mesmo tempo. Aliás, oriente quem não está falando para  manter  o microfone no mudo para não atrapalhar os outros.

 

  • Seja pontual: é bem importante cumprir o horário combinado. Em eventos online é muito mais fácil de estar presente na hora combinada e precisamos respeitar quem cumpriu com a pontualidade, para não gerar ansiedade na espera. 

Não podemos afirmar que tudo voltará ao normal. Na verdade, agora a tendência é que surja um “novo normal”, que aliás, nós como seres humanos por meio da nossa incrível capacidade de nos adaptar, vamos tirar de letra. Aproveite esse novo momento para inovar e construir um futuro diferente nas relações sociais e de trabalho.

Até a próxima!

Compartilhe