Faz tempo que o departamento de Recursos Humanos deixou de lidar apenas com contratações e dispensas de profissionais. Agora o setor precisa estar atento a tudo o que envolve o negócio, com o objetivo de conquistar resultados cada vez melhores para a empresa. Por isso, adotar o Ahgora Analytics é um dos melhores caminhos.

O setor de RH precisa lidar com números e dados precisos, sólidos, que realmente informem qual é a situação de uma empresa. E o software aqui citado faz realmente isso, com a capacidade de entregar dados precisos e valiosos, sem estresse. Além disso, basicamente qualquer empresa pode aproveitar estes benefícios.

Quando a gestão de pessoas passa a acontecer de maneira assertiva, o departamento é desobstruído e consegue trabalhar de forma inteligente. O tempo que seria gasto com o desenvolvimento de gráficos e de informativos pode ser usado em avaliações criteriosas. Quer saber como o Ahgora Analytics pode ajudar o seu negócio? Veja a seguir!

O que é Ahgora Analytics?

O Ahgora Analytics é uma ferramenta que tem por objetivo tornar mais estratégica a atuação do RH, a partir de informações que são relevantes sobre todos os colaboradores da empresa. Assim, o sistema entrega uma geração automática de dados, permitindo que os gestores consigam ter mais tempo para focar nas pessoas e não nos números apenas.

Os dados fornecidos pelo sistema são fáceis de interpretar, entregando ainda informações em tempo real. Aliás, a tecnologia IoT com armazenamento em nuvem é excelente para isso, já que assim que uma informação é publicada ou alterada, os gestores já conseguem ter acesso. O Ahgora Analytics entrega ainda dashboards das principais métricas do RH.

Em resumo, é um sistema digital para a análise de dados, com o objetivo de tornar as decisões mais inteligentes. Isso quer dizer que os gestores podem deixar de lado aquelas planilhas feitas em softwares que precisam ser preenchidas de maneira manual. Ou pior ainda, os papéis com anotações que depois precisavam ser condensadas e analisadas.

Entenda como funciona a tomada de decisões assertivas

Quando um gestor tem informações precisas em mãos, a tomada de decisões é algo que pode ser realizada com muito mais clareza. O departamento de Recursos Humanos está ligado diretamente com os relacionamentos pessoais. Ou seja, precisa identificar como os profissionais reconhecem a empresa e o que estão fazendo para ajudar no desenvolvimento do negócio.

O ideal é que exista um monitoramento de mercado, com o objetivo de obter um panorama macro e micro sobre o seu nicho de atuação. De fato, é essencial que os líderes conheçam todos os detalhes que envolvem o setor de operações da empresa. Afinal, as mudanças acontecem de maneira constante e é preciso estar por dentro de todas elas.

O gestor precisa ainda mapear todas as ações e soluções que podem ser tomadas no momento, com o objetivo de superar alguma condição extraordinária. O ideal é que sejam cruzadas informações que envolvem o seu nicho de mercado com o que está acontecendo dentro do negócio. Então, com as ações mapeadas ficará mais fácil identificar o processo de tomada de decisões.

A tomada de decisões deve seguir um alinhamento junto ao posicionamento da marca no mercado. Mas, além de seguir todas essas questões, é essencial que a empresa possua ferramentas capazes de auxiliar nas atividades do RH. Decisões que envolvem colaboradores dizem muito sobre o futuro do negócio e não podem ser feitas de qualquer forma.

Monitore indicadores de RH

Uma das funções do Ahgora Analytics é permitir o monitoramento de indicadores do RH, mas o que isso quer dizer? Ele entrega gráficos acessíveis que podem ser analisados de maneira qualitativa, para tornar a gestão de pessoas mais eficaz. Portanto, é algo que pode contribuir para contornar o absenteísmo e a pontualidade, por exemplo.

Empresas dos mais variados ramos sofrem com custos invisíveis, que não podem ser percebidos nos balanços, mas que prejudicam e muito o cofre da empresa. Então, com o uso desta ferramenta é possível avaliar os custos da folha de pagamentos por equipes. Desse modo, fica mais fácil perceber se existe algo de errado ou se está tudo certo.

Outra questão importante que o sistema ajuda a avaliar é o saldo de horas dos colaboradores. De fato, é algo que contribui e muito para as empresas grandes, aquelas que contam com diversos profissionais e que possuem unidades espalhadas pelo país. Porque não é fácil saber quais estão devendo horas e quais devem receber um valor a mais no fim do mês.

Um novo conceito para a seleção de profissionais

O processo de recrutamento e seleção de colaboradores pode ser complicado para empresas que ainda não conhecem tecnologias modernas. Mas, com a aplicação do Ahgora Analytics fica muito mais fácil este procedimento. Afinal, o software fornece informações precisas, permitindo que o setor de RH consiga encontrar colaboradores de maneira assertiva.

O sistema consegue fazer o cruzamento e a interpretação dos dados gerados, fazendo com que a escolha do profissional mais adequado para a função seja feita com mais tranquilidade. Além disso, o treinamento dos colaboradores também passa a ser mais inteligente, com ações embasadas na análise de dados específicos.

O RH estratégico é aquele que consegue tomar boas decisões, essenciais para o futuro de um negócio. Contudo, deve ser baseado em informações precisas e verdadeiras, que realmente são capazes de contribuir com o futuro do negócio. Então, o recrutamento e o treinamento destes novos profissionais depende e muito da tecnologia.

Ahgora Analytics: tome decisões com base em números e sem achismos

Quando os colaboradores faltam demais ou realizam horas indevidas, o que o RH deve fazer? É importante que os colaboradores sejam comunicados, já que assim poderão rever o posicionamento e a informação será passada com clareza. Aliás, é essencial que a relação entre a empresa e os profissionais seja transparente.

E com os relatórios e informações fornecidas pelo Ahgora Analytics, a tomada de decisões por parte do RH se torna assertiva. Um dos grandes erros que o departamento de Recursos Humanos pode tomar é seguir caminhos sem alguma base. Por mais experiência que os gestores possuam, contar com dados verídicos é muito melhor.

A tecnologia é essencial para o futuro e presente do seu negócio. As ferramentas digitais da Ahgora permitem batidas de ponto que podem ser analisadas e acompanhadas em tempo real. Por fim, tudo fica registrado em nuvem e pode ser acessado de maneira remota, aproveitando todos os benefícios da tecnologia na sua empresa!

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *