Analytics é uma ferramenta da Ahgora que entrega dados analíticos na palma de sua mão. O sistema transforma as marcações de ponto em informações capazes de beneficiar a tomada de decisões. É uma aplicação adicional do Pontoweb, excelente para a gestão de pessoas.

De fato, faz tempo que a área de Recursos Humanos deixou de lidar apenas com contratações e dispensas de profissionais. Agora o setor precisa estar atento a tudo o que envolve o negócio, com o objetivo de conquistar resultados cada vez melhores para a empresa.

O RH precisa lidar com números e dados precisos, que realmente informem qual é a situação de uma empresa. E o software aqui citado faz realmente isso, com a capacidade de entregar dados precisos e valiosos, sem estresse. Além disso, basicamente qualquer empresa pode aproveitar estes benefícios.

Quando a gestão de pessoas passa a acontecer de maneira assertiva, o departamento é otimizado e consegue trabalhar de forma inteligente. O tempo que seria gasto com o desenvolvimento de gráficos e a produção de relatórios manuais  pode ser usado para realizar  avaliações estratégicas. Quer saber como o Analytics pode ajudar o seu negócio? Veja a seguir!

O que é People Analytics?

People Analytics é uma tendência na área de Recursos Humanos, onde são usados sistemas tecnológicos para levantar e analisar informações relevantes sobre cada um dos profissionais que fazem parte do negócio. Desse modo, é possível entender comportamentos e identificar o perfil de cada colaborador.

Esse conceito busca entregar uma avaliação detalhada sobre os colaboradores. São questões que fazem a diferença entre aqueles que buscam ampliar o engajamento das pessoas nas empresas. É óbvio que a bagagem de conhecimento que os líderes e RH possuem é importante, mas quando é combinada aos dados bem apurados, fica ainda melhor.

Quem atua no RH lida com diversos dados todos os dias, mas quando eles não são apurados de maneira correta, é como se não existissem. Isso quer dizer que o horário de chegada dos colaboradores, por exemplo, serve muito mais do que apenas para comprovar a jornada. Com isso é possível ter acesso a relatórios precisos e indicadores importantes na hora de decidir sobre uma ação.

O que é Analytics?

O Analytics é uma ferramenta da Ahgora que tem por objetivo tornar mais estratégica a atuação do RH. Módulo adicional do Pontoweb, sistema de gestão de jornada de trabalho, entrega dados a partir de informações que são relevantes sobre os colaboradores da empresa. Assim, o sistema possui geração automática de dados, permitindo que os gestores consigam ter mais tempo para focar nas pessoas.

Os dados fornecidos pelo sistema são fáceis de interpretar, entregando ainda informações em tempo real. Aliás, a tecnologia IoT com armazenamento em nuvem é excelente para isso, já que assim que uma informação é publicada ou alterada, os gestores já conseguem ter acesso. O Analytics entrega ainda dashboards das principais métricas do RH: 

  • Batidas ímpares;
  • Afastamento/férias;
  • Infrações;
  • Aniversário/de empresa e do colaborador;
  • Ranking de banco de horas;
  • Horas extras. 

Em resumo, é um sistema digital para a análise de dados, com o objetivo de tornar as decisões mais inteligentes. Isso quer dizer que os gestores podem deixar de lado aquelas planilhas feitas em softwares que precisam ser preenchidas de maneira manual. Ou pior ainda, os papéis com anotações que depois precisavam ser condensadas e analisadas.

Para ficar mais claro: digamos que você, como RH, perceba, com o Analytics, que diversos colaboradores do mesmo time estão apresentando batidas ímpares. Isso sugere que é necessário fazer uma ação com esta área, verificando o que está acontecendo, os motivos de esquecerem de bater o ponto ou como a empresa pode ajudar neste sentido para evitar essa situação.

Vale ressaltar que o dado por si só não diz nada: é preciso analisá-lo dentro do contexto para entender como usá-lo como insights para possíveis ações na empresa. Então, o RH continua tendo um papel essencial, permitindo compreender o que cada informação representa em seu negócio.

5 benefícios do Analytics

O Analytics é uma ferramenta completa em relação ao que se propõe realizar: a análise de dados estatísticos. A partir disso, os gestores deixam de lado o achismo e passam a contar com relatórios assertivos em suas mãos.

Ele é interessante para entender a sobrecarga na jornada de trabalho por setores ou equipes. Assim, identificando gargalos na operação, como a necessidade de contratação, ou para avaliar a real necessidade de custos excessivos com horas extras.

Essa ferramenta foi pensada para facilitar a sua vida, tornando as atividades do RH mais precisas. Além disso, com o tempo que sobra é possível pensar de maneira estratégica, para que o seu negócio possa crescer. 

1.     Tome decisões assertivas

Quando um gestor tem informações precisas em mãos, a tomada de decisões é algo que pode ser realizada com muito mais clareza. O RH está ligado diretamente com os relacionamentos pessoais. Ou seja, precisa identificar como os profissionais reconhecem a empresa e o que estão fazendo para ajudar no desenvolvimento do negócio.

O ideal é que exista um monitoramento de mercado, com o objetivo de obter um panorama macro e micro sobre o seu nicho de atuação. De fato, é essencial que os líderes conheçam todos os detalhes que envolvem o setor de operações da empresa. Afinal, as mudanças acontecem de maneira constante e é preciso estar por dentro de todas elas.

O gestor precisa ainda mapear todas as ações e soluções que podem ser tomadas no momento, com o objetivo de superar alguma condição extraordinária. O ideal é que sejam cruzadas informações que envolvem o seu nicho de mercado com o que está acontecendo dentro do negócio. Então, com as ações mapeadas ficará mais fácil identificar o processo de tomada de decisões.

A tomada de decisões deve seguir um alinhamento junto ao posicionamento da marca no mercado. Mas, além de seguir todas essas questões, é essencial que a empresa possua ferramentas capazes de auxiliar nas atividades do RH. Decisões que envolvem colaboradores dizem muito sobre o futuro do negócio e não podem ser feitas de qualquer forma.

2.     Monitore indicadores de RH

Uma das funções do Analytics é permitir o monitoramento de métricas e indicadores do RH, mas o que isso quer dizer? Ele entrega gráficos acessíveis que podem ser analisados de maneira qualitativa, para tornar a gestão de pessoas mais eficaz. Portanto, é algo que pode contribuir para contornar o absenteísmo e a pontualidade, por exemplo.

Empresas dos mais variados ramos sofrem com custos invisíveis, que não podem ser percebidos nos balanços, mas que prejudicam e muito o cofre da empresa. Então, com o uso desta ferramenta é possível avaliar os custos da folha de pagamentos por equipes. Desse modo, fica mais fácil perceber se existe algo de errado ou se está tudo certo.

Outra questão importante que o sistema ajuda a avaliar é o saldo de horas dos colaboradores. De fato, é algo que contribui e muito para as grandes empresas, aquelas que contam com diversos profissionais e que possuem unidades espalhadas pelo país. Porque não é fácil saber quais profissionais estão devendo horas e quais devem receber um valor a mais no fim do mês.

3.     Um novo conceito para a seleção de profissionais

O processo de recrutamento e seleção de colaboradores pode ser complicado para empresas que ainda não conhecem tecnologias modernas. Mas, com a aplicação do Analytics fica muito mais fácil este procedimento. Afinal, o software fornece informações precisas, permitindo que o setor de RH consiga encontrar colaboradores de maneira assertiva e que tenham fit com a empresa.

O sistema consegue fazer o cruzamento e a interpretação dos dados gerados, permitindo a escolha do profissional mais adequado para a função. Além disso, o treinamento dos colaboradores também passa a ser mais inteligente, com ações embasadas na análise de dados específicos.

O RH estratégico é aquele que consegue tomar boas decisões, essenciais para o futuro de um negócio. Contudo, deve ser baseado em informações precisas e verdadeiras, que realmente são capazes de contribuir com o futuro do negócio. Então, o recrutamento e o treinamento destes novos profissionais depende e muito da tecnologia.

Planilha Recrutamento e seleção CTA

4. Tenha uma avaliação completa da folha de pagamentos

O Analytics é um módulo específico do Pontoweb. Esse sistema da Ahgora é perfeito para fazer a gestão da jornada de trabalho, desde o momento em que o colaborador faz a sua marcação de ponto na chegada à empresa até o fechamento da folha de pagamento.

Por meio desse sistema é possível avaliar os colaboradores que fizeram horas extras demais, por exemplo. De fato, nem sempre é necessário aumentar a produtividade, algo que pode ser exigido apenas em épocas específicas. Então, no fim do mês os gastos a mais são percebidos graças a uma análise completa.

Permite ainda fazer o monitoramento da folha de pagamentos por equipes, para perceber aquelas que estão custando mais ao cofre da empresa. Por meio desses dados estatísticos em mãos, os gestores podem se antecipar com relação aos custos do negócio, evitando surpresas e agindo para manter a equiparação salarial entre o time e a empresa.

5.     Economize tempo durante as análises

Conforme dissemos anteriormente, analisar dados anotados em papel acaba gerando retrabalho. Afinal, primeiro o colaborador faz as suas marcações, como os horários de chegadas e saídas. Em seguida, o gestor tem que conferir todos eles, correndo o risco de entender errado alguma das anotações.

Por outro lado, com o Analytics você pode economizar um bom tempo. Porque os dados ficam registrados em um sistema em nuvem, que pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar. Mais do que isso, ele já entrega relatórios prontos, baseados em Machine Learning.

Mais do que isso, os dados podem ser acompanhados em tempo real. Com o nosso sistema fica mais fácil o monitoramento, sem ele a opção mais comum é esperar um ciclo de tempo e fazer a avaliação. Com a tecnologia, as análises podem acontecer já na primeira semana do mês ou na última, é o gestor quem decide.

Isso quer dizer que a cada nova análise que é realizada pelo sistema, os resultados apresentados passam a ser mais precisos. O sistema começa a entender o que é bom e o que não é. É algo excelente, fazendo com que o RH tenha em mãos dados exatos e sobre tempo para pensar em outras questões da área.

Como funciona o Analytics?

O Analytics é uma ferramenta perfeita para quem atua no RH. Para ter acesso ao sistema é necessário que os profissionais possuam login. Desse modo, com suas credenciais podem ter acesso a tudo o que a ferramenta desenvolvida pela Ahgora oferece.

Essa ferramenta passa por atualizações periódicas, que são implementadas sem que nossos clientes tenham que fazer novos investimentos. Isso garante que o seu negócio se mantenha competitivo e servido com o que há de melhor neste quesito.

Esse é um sistema intuitivo e que entrega resultados na palma da sua mão. Em apenas alguns cliques é possível ter acesso a relatórios precisos, que fazem a diferença na hora das escolhas. Por meio dos dados qualitativos fica mais fácil para não errar.

Os relatórios apresentam diversas informações, como faltas e batidas ímpares. É possível conferir quais setores, cargos e dias de semana, por exemplo, que acontecem essas batidas sem pares. De fato, muitas vezes os colaboradores esquecem de fazer as marcações e então o RH deve tomar medidas para evitar que isso se repita novamente.

Mas, o absenteísmo não é considerado, já que cada empresa avalia de uma maneira. Algumas podem considerar os atrasos no trabalho nesta categoria. Por outro lado, o banco de horas é adicionado, permitindo identificar as horas extras que estão sendo feitas, classificando as entre positivas e negativas.

O Analytics da Ahgora pode ser personalizado

O Analytics também pode ser personalizado, de acordo com as necessidades do seu negócio. A partir disso, é possível ter acesso a indicadores avançados, que vão além apenas das marcações de ponto e gestão de horários.

É possível ainda contratar indicadores KPI, que ajudam a melhorar a performance do seu negócio. É possível, por exemplo, avaliar o índice de rotatividade, entre as contratações e saídas da empresa, já que isso traz custos, seja com o fim de contratos ou com treinamentos.

A retenção de talentos não é algo simples. A partir disso, o Analytics faz uma avaliação do tempo de empresa de cada um dos colaboradores que fazem parte do quadro. Outro indicador representa a qualidade das contratações, mostrando se o colaborador permaneceu por pelo menos 180 dias na organização.

É possível ver exatamente quanto custa cada trabalhador, avaliando o total que representam em dinheiro, somando automaticamente os valores das horas extras e banco de horas. Essa conta, de horas trabalhadas para valores em reais, facilita a compreensão dos gestores, que conseguem avaliar os gastos da empresa.

Customização do Analytics

Caso o seu negócio tenha benefícios específicos, podemos ajudar com isso. Em algumas empresas, por exemplo, colaboradores que trabalham acima de tantas horas extras diárias, recebem um vale adicional. Neste caso, o Analytics pode ser usado para avaliar estes benefícios e se estão sendo concedidos de maneira correta.

A Ahgora pode personalizar a ferramenta de acordo com as regras e necessidades do seu empreendimento. Em um de nossos cases, o cliente oferece bonificações anuais aos colaboradores, conforme as faltas, ajustes de pontos e atestados médicos ao longo dos 365 dias. Em seguida, os colaboradores são classificados em grupos, e recebem o valor extra conforme suas posições.

Com essa customização, fica mais fácil entender algumas métricas, que quando anotadas na mão, não entregam resultados tão precisos quanto a gestão automatizada. A Ahgora pode ser a parceira ideal para o seu empreendimento, facilitando a compreensão de dados essenciais, entregando informações certeiras.

Analytics: tome decisões com base em números e sem achismos

Quando os colaboradores faltam demais ou realizam horas indevidas, o que o RH deve fazer? É importante que os colaboradores sejam comunicados, já que assim poderão rever o posicionamento e a informação será passada com clareza. Aliás, é essencial que a relação entre a empresa e os profissionais seja transparente.

E com os relatórios e informações fornecidas pelo Analytics, a tomada de decisões por parte do RH torna-se mais assertiva. Um dos grandes erros que a área de Recursos Humanos pode tomar é seguir caminhos sem base alguma. Por mais experiência que os gestores possuam, contar com dados verídicos é muito melhor.

A tecnologia é essencial para o futuro e presente do seu negócio. As ferramentas digitais da Ahgora permitem batidas de ponto que podem ser analisadas e acompanhadas em tempo real. E não é só isso: métricas como afastamento, infrações, aniversários e banco de horas se tornam dados que se cruzam e são apresentados em relatórios para você analisá-los com profundidade, RH! 

Tudo isso fica registrado em nuvem e pode ser acessado de maneira remota, aproveitando todos os benefícios da tecnologia na sua empresa!

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *