Vamos conversar sobre as tendências de RH para 2020? Você que já acompanha o nosso blog, sabe que estamos tratando dos impactos da tecnologia em relação ao RH. Refletimos também sobre as mudanças no setor após a Quarta Revolução Industrial.

E não é à toa! Afinal, os profissionais e especialistas em cada uma das áreas são unânimes quanto ao aumento da velocidade e das transformações nos próximos anos. Em 2020, em especial, as empresas que não planejarem e investirem em tecnologia podem perder muito potencial competitivo.

Que tal conhecer as principais tendências de RH para 2020? Continue lendo e mantenha-se bem informado!

Quais são as principais tendências de RH para 2020?

O próximo ano deve ser um período de afirmação e continuidade no uso da tecnologia. Abordagens trazidas como novidades até aqui seguirão em processo de implementação e serão ainda mais relevantes e estratégicas. Conheça algumas delas:

People Analytics

Um dos fundamentos do RH 4.0, a gestão baseada em dados está em amplo crescimento é uma das grandes tendências de RH para 2020. Parte desse contexto, o People Analytics pode ser definido como um conjunto de técnicas apoiadas por ferramentas tecnológicas. Seu objetivo é levantar e analisar informações relevantes os colaboradores.

A partir desses dados, é possível extrair insights sobre o comportamento e perfil da equipe para tornar a gestão mais estratégica. E, além disso, conquistar um melhor desempenho e otimizar a experiência do colaborador.  

O People Analytics é um bom exemplo de como a tecnologia pode ser usada para colocar o capital humano no centro do processo. Com o uso de métricas, passa a ser muito mais simples determinar quais fatores fazem os colaboradores serem produtivos.

Inclusive, facilita a identificação das pessoas com maior propensão a cargos de liderança. Essa capacidade garante planos de carreira mais efetivos e permanentes.  

Uma curiosidade sobre o assunto é a sua criação. O People Analytics foi desenvolvido pelo Google, no começo dos anos 2000, para resolver demandas no processo de recrutamento. A empresa americana criou a tecnologia com foco na análise dos perfis de candidatos mais adequados à sua filosofia.

Gerenciamento de pessoas em tempo real

A velocidade das tomadas de decisão é, cada dia mais, um fator determinante para a competitividade. Dessa forma, ter informações sobre os diversos aspectos que envolvem a gestão de pessoas pode ser um enorme diferencial.

Entre os exemplos de possibilidades, podemos citar:

Nos próximos anos, a tendência é que haja um aumento na demanda de agilidade para a obtenção de dados. Um bom começo é a escolha de uma ferramenta de gestão de ponto eletrônico.

Algumas dessas tecnologias podem fornecer uma série de informações valiosas sobre os colaboradores em tempo real. Com isso, os gestores de Recursos Humanos e gerentes de cada área passam a contar com o apoio de dados atualizados.

Além disso, esses sistemas podem ser integrados a uma série de outras tecnologias de gestão e Inteligência Artificial (IA). Esse conjunto de hardwares e softwares fornece ainda a capacidade de processar e interpretar uma vasta quantidade de dados.

Podemos dizer que, em 2020, uma das principais tendências de RH será a substituição de processos manuais por sistemas de automação. Aumentando a agilidade e produtividade, e garantindo ao profissional do setor uma gestão mais eficiente e precisa.

Experiência do colaborador

Anteriormente, falamos sobre como o People Analytics pode ser fundamental nos próximos anos. Uma boa parte dessa relevância se deve justamente ao impacto positivo na employee experience, outra tendência de RH.

Trata-se do conjunto de iniciativas orquestradas pela empresa para proporcionar uma experiência profissional satisfatória e agregadora ao dia a dia dos seus colaboradores. Em outras palavras, é oferecer um ambiente de trabalho em que todos gostem de estar.

Investir em um clima organizacional positivo não é uma novidade. Porém, cada vez mais a experiência do colaborador é considerada na lista de prioridades para o desempenho global do negócio.

O resultado desse investimento é pode ser visto em profissionais mais engajados, cultura organizacional fortalecida, otimização do desempenho e nova imagem, como uma marca empregadora solidificada.

Tecnologia aplicada à Recrutamento & Seleção

O recrutamento de candidatos é uma das áreas com maior potencial de desenvolvimento no próximo ano. O uso da tecnologia deve puxar as mudanças.

O LinkedIn realizou uma pesquisa com mais de 300 líderes empresariais no país sobre as tendências que transformarão os processos de seleção no futuro. Entre os cinco principais fatores levantados, três são caracterizados pelo uso das novas tecnologias.

São eles:

  • Recrutamento online;
  • Automação de processos;
  • Uso de softwares para triagem.

RH mobile e flexibilidade de jornada

O comportamento mobile definitivamente chegou ao RH. Junto com a tecnologia, aumentou as possibilidades de flexibilizar a jornada de trabalho, sem perder o controle da equipe.

Para viabilizar esses novos formatos de rotina, há diversos recursos. Além dos softwares e SaaS colaborativos, sistemas modernos de controle de ponto garantem ainda controle e segurança jurídica para os gestores.

Gamificação

Embora pareça algo segmentado às empresas de tecnologia, a gamificação está crescendo em todas as áreas – e é uma das principais tendências de RH para 2020.

Segundo o Institute of Electrical and Electronics Engineers, até o próximo ano, mais de 85% das nossas atividades diárias usarão elementos de gamificação.

Essa abordagem está apoiada no uso de técnicas de jogos para envolver, estimular e engajar colaboradores no desenvolvimento de determinadas ações. Assim, é possível potencializar a satisfação dos funcionários e reduzir as taxas de turnover, por exemplo.

Agora que você já sabe quais as principais tendências de RH para 2020, não há desculpas para não começar a colocar a mão na massa.

Quer ajuda para começar? Confira o eBook RH Digital: People Analytics, o próximo passo e tenha um ótimo ponto de partida.

Compartilhe