Agir em prol do bem-estar do colaborador é uma responsabilidade de suma importância para qualquer empresa.

As pessoas dedicam grande parte de suas rotinas à atividade profissional, o que significa que sua qualidade de vida está diretamente ligada ao seu relacionamento com o ambiente laboral. Mais que uma questão humana e de saúde, isso também tem impacto direto sobre a produtividade e o sucesso do negócio.

Afinal, colaboradores satisfeitos e valorizados em suas funções são mais produtivos e tendem a se engajar mais em prol dos objetivos da organização.

Mas, você sabe como promover o bem-estar do colaborador e garantir mais confiança em sua relação com a empresa?

A seguir, confira mais detalhes sobre a importância do tema e os melhores meios para criar um ambiente de trabalho mais positivo, seguro e saudável!

Por que é importante cuidar da saúde e do bem-estar do colaborador?

Mais que uma tendência de trabalho, a atenção ao bem-estar dos colaboradores é também um aspecto que influencia o desempenho dos negócios.

Assim, podemos afirmar que se trata de uma questão de empatia e cuidado humano. Ao mesmo tempo, também é uma alternativa para reduzir custos e promover um maior grau de produtividade.

Dos benefícios que ressaltam a importância dos cuidados com o bem-estar do colaborador, merecem destaque:

  • Garantia de melhores relações dentro da organização;
  • Aumento da percepção de valor do ambiente laboral;
  • Menor demanda de uso dos planos de saúde;
  • Diminuição da rotatividade e dos custos com contratações;
  • Redução significativa do estresse e das patologias relacionadas a ele;
  • Menores índices de absenteísmo e de gastos com afastamentos;
  • Mais produtividade, disposição e engajamento para o cumprimento de tarefas;
  • Diminuição significativa de acidentes, doenças e sinistros de trabalho;
  • Aumento do rendimento e, consequentemente, dos lucros da empresa.

Viu como os cuidados com o bem-estar do colaborador podem ser vantajosos para todos os envolvidos no seu negócio? No próximo item, confira as melhores dicas para garantir uma melhor atenção e desenvolvimento humano dentro de sua organização!

Quais os melhores meios de promover o bem-estar do colaborador?

Agora, é hora de conhecer algumas dicas que podem lhe auxiliar nessa tarefa! Entre os cuidados mais eficientes em prol do capital humano, tanto no ambiente de trabalho quanto no home office, destacam-se:

Promova hábitos saudáveis

O primeiro passo para favorecer o bem-estar do colaborador é adaptar a estrutura do negócio para que encoraje hábitos mais saudáveis no cotidiano.

Isso pode ser feito a partir de um bicicletário para facilitar o ato de ir pedalando para o trabalho, de um espaço para atividades físicas nos intervalos, vestiários ou até mesmo com parcerias junto a academias. 

Além disso, restaurantes focados em alimentação saudável ou educadores físicos para visitarem a empresa periodicamente também é uma ótima saída.

Evite o estresse

Excesso de cobranças, rotinas engessadas e a falta de liberdade profissional são alguns dos fatores que favorecem o estresse. Por consequência, prejudica significativamente a saúde mental dos colaboradores e pode ser fonte de inúmeras outras doenças.

Uma boa alternativa para evitá-lo é a adoção de processos mais flexíveis, que favoreçam as decisões e os meios próprios de trabalho de cada profissional.

Esse é um padrão adotado especialmente no home office, mas que exige treinamentos e preparações para que os funcionários realmente estejam aptos a contribuir com o negócio a partir de suas próprias perspectivas de organização.

Adote rotinas mais flexíveis

Por falar em flexibilidade, esse é um valor que é cada vez mais valorizado pelos profissionais e pelo mercado como um todo nos dias de hoje.

Rotinas flexíveis são aquelas que permitem aos próprios colaboradores gerenciar seu equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, de forma que cumpram suas obrigações da maneira que julgarem mais efetiva para sua rotina.

Isso pode ser promovido pela própria prática do home office. Sendo promovido por meio de horários pouco rigorosos, na criação de ambientes mais leves na empresa e que estimulem a criatividade, e assim por diante.

Crie espaços para as relações pessoais

Como mencionamos anteriormente, as pessoas passam grande parte de suas rotinas dentro do ambiente de trabalho.

Assim, a falta de contato humano e de convívio pessoal pode se tornar um sério problema no dia a dia, caso não seja incentivado no ambiente laboral.

Dessa maneira, o ideal é que a empresa disponha de espaços para que diferentes equipes e colaboradores possam conversar, trocar ideias e enriquecer seu networking.

No trabalho à distância, isso também é possível! Seja por meio de chats voltados à descontração, de encontros lúdicos por vídeo-chamadas, lives da empresa, entre outros exemplos semelhantes.

Implemente projetos de autocuidado

No mesmo sentido da primeira dica, que trata sobre a promoção de hábitos saudáveis, a empresa também pode atuar por meio de projetos específicos em prol do autocuidado dos colaboradores.

Isso pode ser feito através de campanhas sazonais, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, ou através de:

  • Ações de conscientização sobre saúde e exercícios físicos;
  • Parcerias com médicos do trabalho;
  • Programas de vacinação;
  • Cardápios saudáveis em locais que ofereçam alimentação, etc.

Realize programas de ginástica laboral

Entre os projetos de autocuidado que sua empresa pode oferecer, um caso merece destaque especial: a ginástica laboral.

No cotidiano de trabalho, muitos riscos podem atingir os colaboradores, como problemas de postura, lesões por esforço repetitivo e dores provocadas pelo excesso de tempo sentado.

A ginástica laboral serve justamente para minimizar essas situações, promovendo mais saúde, segurança e o bem-estar do colaborador. Além disso, ele também se sentirá mais disposto e produtivo ao trabalhar, sem sofrer com os problemas mencionados.

Favoreça a ergonomia

Outro cuidado indispensável para evitar lesões, dores e até mesmo o estresse está ligado à ergonomia.

Para evitar problemas posturais, lesões por esforço repetitivo, entre outras situações parecidas, é fundamental prezar por uma infraestrutura que respeite os padrões ergonômicos dos colaboradores.

Assim, o ideal é investir em ambientes confortáveis, bem iluminados, silenciosos e com móveis nas alturas corretas. No caso do home office, isso pode ser promovido através de orientações específicas a respeito da montagem do escritório.

A tecnologia a seu favor: Otimize seu planejamento

Não é novidade que o capital humano tem relação direta com os negócios e com seu desempenho perante o mercado.

Quando o bem-estar do colaborador faz parte da cultura organizacional, seja ele emocional, físico ou psicológico, podemos dizer que a empresa investe nas pessoas e também no seu próprio sucesso!

Que tal desfrutar de uma solução capaz de facilitar e otimizar questões como o planejamento de folgas, turnos e plantões com mais eficiência?

Com o Ahgora Rostering, você aprimora sua coordenação de times e unidades com a tecnologia que é referência na área! Acesse o link, conheça nossos diferenciais e descubra como garantir o melhor em termos de bem-estar do colaborador para sua empresa. 

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *