Automação, uso de Inteligência Artificial, processos ágeis. Esses são alguns dos benefícios de um software de recrutamento. De fato, são questões cada vez mais presente em atividades do nosso dia a dia e na área de recursos humanos não seria diferente.

Apesar disso, muito se fala sobre o quanto a tecnologia interfere no recrutamento e seleção, levando alguns profissionais a pensarem que o processo seletivo se torna menos humanizado. Por isso, convidamos a abler, um software especializado em recrutamento e seleção, para desmistificar crenças do passado e enfatizar os benefícios em usar um software de recrutamento e seleção.

Vamos lá… é só você imaginar o dia-a-dia de um profissional de RH, recrutador(a), headhunter. Além das atividades corriqueiras, como controle de ponto, fechamento de folha, processos de admissão e outros. Tem ainda a tarefa de selecionar os melhores talentos.

É preciso descrever a vaga, criar e publicar em diversos portais de emprego, receber e ler currículos, triar para as próximas etapas, realizar entrevistas e testes comportamentais. Imagina se tudo isso ficasse perdido?

É muito difícil centralizar esses dados, informações e andamento do processo seletivo sem a ajuda de sistemas que facilitem a organização e otimização desses trabalhos. Além disso, a perda de informações pode prejudicar e muito o negócio.

Ainda que o profissional de RH mantenha as informações do recrutamento e seleção em uma planilha de Excel, em pastas e drives, sua produtividade estará sempre limitada devido ao tempo para recuperar essas informações, dar um retorno ao candidato, etc.

Automatizar para focar no que realmente é importante é a chave de um processo eficaz de recrutamento e seleção. Quando o recrutador otimiza essas etapas manuais, como triagem, leitura de currículos, é possível focar em melhorias para os colaboradores, implementar estratégias de desenvolvimento e ações internas que melhoram o clima organizacional.

Quais são então os benefícios de utilizar um software de recrutamento e seleção?

Como listamos acima as principais dores do profissional de recursos humanos, agora vamos falar sobre os benefícios e como são sanadas essas dores com inteligência artificial, tecnologia e um olhar crítico com o processo de atrair e selecionar pessoas. Mas não se preocupe, investir em tecnologia não significa tornar o processo menos humano.

Continue a leitura e veja como criar um processo mais eficiente para atrair e selecionar talentos.

Os benefícios de um Software de Recrutamento e Seleção:

1.     Aumento da Produtividade

A produtividade da área de RH aumenta quando atividades manuais são substituídas por automação, tecnologia e integração. No recrutamento e seleção vemos esse ganho em relação ao tempo de fechamento de vagas, por exemplo. Você sabia que uma vaga no Brasil leva pode levar até 40 dias para ser fechada?

Com um software de recrutamento e seleção como a abler, você pode diminuir essa média para 8 dias. Isso porque a tecnologia permite que você integre com outros portais de emprego reconhecidos, como LinkedIn, Indeed, Facebook Jobs, Jooble, entre outros.

Outro grande benefício do software de recrutamento e seleção é a triagem automática de currículos. A partir de um ranking de talentos, é possível focar e selecionar somente os perfis com mais aderência às vagas por meio da recomendação automática. Aliás, é como costumamos dizer, o “match” entre os requisitos do processo e os conhecimentos do candidato.

2.     Confiabilidade nos dados e zero perda de informações

É muito importante garantir que os dados e informações dos candidatos estejam atualizados e mais do que isso, garantir que essas informações estejam protegidas, ainda mais agora, com a LGPD em vigor. Isso passa credibilidade e confiabilidade da empresa.

As funcionalidades de um software de recrutamento são estudadas e aprimoradas para que os/as recrutadores(as) possam realizar seu trabalho sem duplicação de dados, atrasos ou erros que afetam a seleção de talentos na sua organização.

3.     Comunicação facilitada

Uma das atividades que tomava bastante tempo era o retorno ao candidato referente às etapas do processo seletivo. Mas, agora é possível criar uma automação de e-mails com campos personalizados (motivos de desclassificação, etapa do processo, etc) para gerar uma experiência positiva aos participantes do processo.

Além disso, um software de recrutamento como a abler facilita a comunicação com os candidatos por meio de automação de e-mails, Whatsapp ou telefone. Desse modo, mantendo todo o histórico no mesmo lugar, sendo um dos benefícios do software de recrutamento.

4.     Entrevistas online, aplicação de testes e avaliação comportamental

O recrutamento online trouxe bastante desafios no panorama do recrutamento e seleção. O aumento da busca por ferramentas para entrevistas online e de análise comportamental aumentaram bastante. Aconteceu principalmente devido à abertura de vagas em modelo remoto e pela necessidade de avaliar candidatos de maneira online.

Portanto, ao escolher um software para recrutamento, avalie se ele oferece soluções que permitam manter a qualidade de avaliações, mesmo de maneira digital. Realizar contratações assertivas é mais viável com o apoio de ferramentas de análise comportamental, onde é possível avaliar o nível de aderência do candidato à vaga, e tomar decisões sem viés ou subjetividade.

5.     Visão estratégica, leitura de dados e indicadores em um único lugar

É essencial ter controle de todo o funil de recrutamento para aprimorar o processo, analisar melhorias e ter insights sobre a operação. Portanto, é essencial ter meios de avaliar se os processos utilizados são efetivos e quais pontos merecem mais atenção, como a coleta de dados.

Assim, alguns indicadores podem auxiliar nesse momento. como o SLA da vaga (tempo entre abertura e fechamento), relação do perfil de contratados x turnover, dados demográficos do seu banco de talentos, entre outros.

Menos tempo ao contratar, mais tempo para o RH

Como vimos, são inúmeras funcionalidades dentro de um software de recrutamento e que trazem benefícios para o RH. Então, o que queremos enfatizar e resumir, é que ao contratar uma ferramenta que auxilia na atração de talentos, o RH tem mais tempo para focar na retenção de talentos e desenvolvimento dos profissionais da empresa.

Apostar em tecnologia na gestão de pessoas é fundamental para não sobrecarregar o time, focar em ações para fortalecer a cultura organizacional e também na tomada de decisão mais assertiva em relação aos talentos que você traz para sua empresa. De fato, é um investimento em prol da melhor captação de capital humano.

Esse conteúdo foi produzido pela abler – software de recrutamento e seleção. Comece um teste grátis na plataforma e revolucione a maneira de recrutar e selecionar talentos. Somos uma empresa com a missão de co-criar soluções para recrutamento, aproximando empresas e candidatos de maneira eficaz.

Conteúdo escrito pela abler, plataforma completa para recrutamento e seleção.

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *