Todos os anos empresas dos mais variados setores desperdiçam milhões de reais com atividades realizadas de maneira inadequada. Por isso, é preciso buscar softwares capazes de reduzir os gargalos e entregar soluções apropriadas. Por exemplo, os benefícios do timesheet são muitos, ele consegue garantir uma ótima gestão de tempo.

O Sebrae orienta que a eficiência operacional é fundamental para ampliar as margens de lucros, ainda mais em um cenário tão concorrido. Até mesmo o uso consciente da água pode fazer a diferença no fim do mês, dependendo do seu setor de atuação. Além é claro das perdas de tempo com questões infundadas, algo que deve ser descartado.

Hoje você vai conhecer 7 benefícios do timesheet no ganho de produtividade da sua empresa. É um modelo que pode ser aplicado e melhorar todo o desempenho dos processos da empresa. O melhor de tudo é que as informações são precisas e garantem mais transparência para as atividades.

Se preferir, você também pode ouvir o post. É só clicar no player.

O que é timesheet?

O timesheet é um método de registrar a quantidade de tempo gasto pelos colaboradores durante a realização de suas atividades. Até alguns anos atrás era encontrado apenas no formato analógico, em folhas de papel e com quadros que deveriam ser preenchidos manualmente. Mas, agora existem softwares que fazem este trabalho.

Em suma, o timesheet é uma das melhores maneiras que os gestores possuem para avaliar o tempo necessário para que determinada atividade seja concluída. Embora possa ser aplicado em diferentes modelos de negócio e de empresas, é interessante principalmente para aquelas que trabalham com cobranças por horas ou bônus por performance.

É um dos recursos digitais que pode ser adotado pelas empresas, com o objetivo de tornar a gestão mais tecnológica. Desse modo, os líderes podem contribuir para a gestão de uma maneira mais estratégica, já que dados importantes estarão em mãos.

Quais os benefícios do timesheet?

O Ahgora Timesheet é um gerenciador de tarefas integrado ao registro de ponto, tornando-o muito mais interessante para as empresas. Com esta ferramenta é possível fazer a alocação de tempo de uma maneira mais eficiente, sendo possível saber com exatidão a rentabilidade de cada atividade executada.

Grandes empresas precisam de uma gestão perfeita, então o Ahgora Timesheet permite o acompanhamento de entregas e tarefas. Desse modo, o apontamento de horas é integrado ao controle de ponto. Além disso, o software permite ainda que despesas, custos e investimentos possam ser separados.

Com este sistema é possível que os gestores identifiquem as atividades que estão sendo bem desenvolvidas e aquelas que necessitam de melhorias. A seguir você confere 7 benefícios do timesheet no ganho de produtividade da sua empresa.

1.     Relatórios de produtividade completos

É interessante ter em sua empresa um software capaz de gerar relatórios completos sobre a produtividade. O Ahgora Timesheet é capaz de produzir documentos estratégicos conforme o nível de usuário. Ou seja, os gestores podem ter acesso a informações preciosas para a tomada de decisões.

Com o software, os profissionais do setor de recursos humanos e líderes de equipes podem avaliar de maneira precisa e realista o custo homem em cada atividade, projeto ou equipe. E tudo isso sem depender de uma planilha manual, todos os dados são entregues rapidamente, em apenas alguns cliques.

2.     Ajuda os gestores na tomada de decisão

Em alguns casos os gestores ficam reféns de dados imprecisos durante a tomada de decisão e isso deve ser evitado. Quando os líderes não possuem em mãos todos os dados necessários para ir em frente, as escolhas podem não ser as melhores possíveis. Graças ao desenvolvimento de novas tecnologias hoje o cenário é outro.

Um dos benefícios do timesheet é justamente ajudar na tomada de decisões. Ao possuir relatórios completos, sobre o tempo empregado em cada atividade, fica mais fácil para entender se é algo benéfico ou não para o negócio. Enfim, toda a gestão da jornada de trabalho é beneficiada com esse sistema.

3.     Eliminação de atividades desnecessárias

Em empresas grandes, onde um líder de setor não consegue verificar diretamente o que cada profissional está fazendo, é importante que exista um software para contribuir com a administração do tempo. Desse modo, é necessário que a liderança tenha o conhecimento sobre o tempo empregado em cada projeto ou tarefa.

A partir disso, o timesheet é uma ferramenta que pode ser muito eficaz, já que ele consegue mensurar as horas usadas por cada profissional para a realização de suas atividades. Então, podemos dizer que fica mais fácil para monitorar o desempenho individual e também coletivo.

Levando isso em consideração, as atividades que não estão sendo bem executadas, aquelas que levam muito tempo para serem finalizadas, podem contar com o apoio do timesheet. Centralizar informações de colaboradores e equipes é essencial para diminuir os gastos de uma operação.

4.     Economia de recursos na empresa

Um dos conceitos do Ahgora Timesheet é priorizar o que gera valor para a sua empresa. Então ele consegue evidenciar os gargalos e mostrar as oportunidades que existem. Esse sistema combina informações de registros de ponto com a folha de pagamentos. Quem agradece são os profissionais de RH, que gastam menos tempo com o fechamento dos pagamentos mensais.

Mas, como é que esse sistema pode contribuir para a economia em uma empresa? Ele é capaz de classificar as horas entre despesa, investimento e custo, onde aquelas que não são interessantes podem ser evitadas pelos gestores. Além disso, o sistema cria rankings de clientes e projetos mais rentáveis.

As informações fornecidas pelo timesheet podem ser trabalhadas pelo RH de maneira estratégica. Por exemplo, se um colaborador está fazendo horas extras indevidas, é melhor entrar em contato e informar que isso está errado. Assim como os projetos mais rentáveis podem receber mais cuidados.

5.     Mais confiança e transparência para a empresa

A comunicação é essencial para as empresas, é preciso que exista um diálogo claro entre os colaboradores e os gestores. Porque quando os trabalhadores não entendem exatamente o que deve ser realizado, surge um ruído. E este ruído pode prejudicar a produção.

Um dos benefícios do timesheet é melhorar a transparência na empresa. Assim, os líderes podem usar os dados fornecidos pelo software para melhorar a comunicação com os profissionais. O acompanhamento permitido pelo software é fundamental neste caso, facilitando o acompanhamento das atividades e a gestão de recursos.

Os gestores possuem total acesso a informações preciosas sobre a jornada de trabalho. Desse modo, a empresa encontra mais confiança na tomada de decisões, permitindo escolhas assertivas e que podem contribuir com o desenvolvimento da organização.

6.     Colaboradores mais satisfeitos

Alguns profissionais se sentem mal por acreditarem que estão rendendo pouco durante a jornada de trabalho. Com o timesheet é possível identificar situações como esta e repará-las. Quando existe transparência nessa relação, a tendência é que os colaboradores consigam apresentar um desempenho melhor, já que se sentem mais confiantes e felizes.

Eles ficam mais satisfeitos quando sabem que as atividades realizadas estão sendo bem desenvolvidas. E o timesheet ajuda a mostrar quando existe algo de errado que precisa ser corrigido. Em alguns casos, é gasto mais tempo do que o recomendado já que as ferramentas usadas não são modernas, por exemplo.

7.     Facilidade para alcançar metas

Quando todas as informações ficam registradas, atingir metas é algo que se torna muito mais simples. Afinal, os relatórios podem ser avaliados por profissionais que entendem do assunto e assim os dados podem ser trabalhados para melhorar as atividades na empresa.

Esse é um moderno sistema que ajuda com marcações feitas por trabalhadores remotos ou externos, centralizando as informações em um único software. Além disso, podem ser gerenciados diversos projetos de maneira simultânea, sem atrasos nas entregas e gargalos.

É importante que as metas sejam realistas, para que não desanimem os profissionais envolvidos. A tecnologia é uma excelente aliada das empresas e entrega tudo o que é necessário para chegar lá. Então, isso acontece principalmente pela otimização do tempo em questões realmente importantes.

Qualquer empresa pode aproveitar os benefícios do timesheet?

A gestão de tempo é cada vez mais importante e colaboradores parados geram prejuízo para as empresas. Por isso, não importa qual seja o setor de atuação, a aplicação do timesheet pode garantir uma melhor qualidade para a produtividade. O Ahgora Timesheet entrega todos os benefícios apresentados ao longo do artigo.

É uma ferramenta completa e que pode ser integrada ao Pontoweb, fazendo com que o fechamento da folha de pagamentos seja algo mais rápido e confiável. Portanto, os responsáveis pelo setor de recursos humanos perdem menos tempo com uma atividade que pode ser automatizada.

Tempo é dinheiro e neste caso pode sair muito caro para as empresas que não investem em tecnologia. Apostar em softwares modernos é o melhor caminho e uma tendência para os próximos anos. Quanto mais rápido for realizada a transformação digital, melhores serão os resultados obtidos.

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *