Um estudo da consultoria Gallup mediu o engajamento dos colaboradores em 142 países e identificou que, no Brasil, apenas  27% dos profissionais estão realmente engajados.

Se a maioria dos colaboradores está desengajado, isso impacta diretamente a produtividade e a lucratividade das organizações. Por isso, é  imprescindível para qualquer gestor estar atento aos sinais e aprender sobre como agir rápido para engajar os colaboradores.

O que sua empresa precisa para melhorar o engajamento?  

Você sabia que atualmente a geração Y, também chamada de millennials (pessoas nascidas entre 1980 e 1995), já se tornou a maior força de trabalho em alguns países?

A estimativa é que até 2030 eles ocupem 75% das vagas disponíveis no mercado de trabalho. Assim, a orientação para as empresas é buscar novas estratégias de como engajar os colaboradores – lembrando que essa geração se importa muito com a cultura corporativa.

Para criar ações de engajamento mais efetivas é importante entender um pouco melhor essas gerações. Algumas das principais características e necessidades são:

  • Transparência nas relações profissionais;
  • Feedbacks regulares com foco no desenvolvimento profissional;
  • Jornada de trabalho flexível;
  • Ações que promovam o desenvolvimento profissional (treinamentos, cursos, coaching, etc);
  • Propósito claro (envolvimento da empresas com causas sociais).

LEIA TAMBÉM: 5 ações práticas para engajar a geração Y em sua empresa

Como engajar os colaboradores a partir da cultura da empresa

Agora que você já sabe o que realmente importa para as novas gerações é hora de descentralizar a gestão e aprimorar a comunicação interna. Inicialmente pode parecer um grande desafio, mas a gestão descentralizada envolve vários atores.

Isso tira a responsabilidade do RH e aproxima os líderes de seus liderados. Essa medida simples também estimula que cada colaborador comunique de forma objetiva e clara suas necessidades e interesses.

Se você ainda tem dúvidas sobre como implantar a descentralização, confira abaixo algumas das principais características deste modelo de gestão:

  • Promover a aproximação entre gestores de suas equipes;
  • Incluir os colaboradores na tomada de decisão;
  • Criar ações estratégicas com foco na satisfação e produtividade;
  • Tornar a organização mais transparente.

Vale ressaltar que a comunicação é um fator chave quando o assunto é como engajar os colaboradores. Um exemplo disso vem das startups de sucesso, que praticam a política de portas abertas, com o propósito de ouvir e valorizar a opinião de seus trabalhadores. Quanto mais aberto e honesto for o diálogo entre empresa e colaborador, maior tende a ser o engajamento.

SAIBA AINDA: Gamificação no RH: desenvolva e engaje os colaboradores de forma divertida

5 ferramentas para estimular o engajamento

Listamos algumas ferramentas que podem contribuir para promover a cocriação da visão horizontal de gestão. Esses recursos também lhe ajudarão a reunir subsídios para tornar sua empresa num lugar onde as pessoas desejam trabalhar.

Reflektive

É uma ferramenta para avaliar o envolvimento dos colaboradores, analisar informações sobre eles e a partir disso traçar ações para impulsionar o desempenho e engajá-los. Alguns dos recursos são feedback, gerenciamentos de metas e avaliação de desempenho.

Timesheet Ahgora

Seu propósito é gerenciar as atividades dos times com foco no aumento da produtividade. O apontamento de hora permite uma gestão mais eficaz do tempo, por meio da análise das informações registradas pelos colaboradores.

Feedz

É uma plataforma online com diversas funcionalidades para cuidar do clima, engajamento e desenvolvimento de equipes. Disponibiliza várias ferramentas num só lugar, como feedback contínuo, gestão de objetivos (OKRs), avaliação de desempenho, pesquisas internas e gamificação.

Robbyson

Essa é uma plataforma de people management que utiliza ciência de dados, machine learning e gamificação para engajar, reconhecer e desafiar colaboradores em suas atividades.

Agora que você já sabe como engajar seus colaboradores é hora de descentralizar a gestão, aperfeiçoar os processos de gestão e aprimorar a comunicação. Você vai perceber que essas ações vão aumentar o engajamento e a felicidade dos colaboradores, que são o principal ativo da sua empresa.

E-book Turnover com dicas para motivar os colaboradores