Você ainda não sabe como garantir toda a segurança necessária para a sua confraternização 2020

Uma das maiores tradições do período de fim de ano é reunir os amigos, a família ou os colegas de trabalho em eventos de encerramento e celebração. Especialmente nas empresas, esse é um momento muito importante para promover a integração entre as pessoas e valorizar todo o esforço investido ao longo do ciclo que está se encerrando.

Porém, com a pandemia da COVID-19, os contatos sociais foram limitados e qualquer tipo de aglomeração proibida, a fim de garantir o isolamento social.

De fato, o distanciamento é fundamental para evitar o contágio da doença e garantir a segurança de todos. Porém, algumas flexibilizações já foram promovidas e certas adaptações podem garantir que a confraternização 2020 seja feita com segurança — mesmo que em modelos diferentes.

Quer descobrir como o RH pode reinventar o seu encerramento e garantir o momento de integração que os seus colaboradores tanto valorizam? Confira a seguir!

Confira os melhores meios para realizar a sua confraternização 2020 em segurança

Como mencionamos anteriormente, adaptar alguns modelos de eventos para garantir a confraternização 2020 na sua empresa é de suma importância para integrar, descontrair, valorizar e engajar os colaboradores.

Por meio deste tipo de ação, você pode premiar mais um ano de esforços e assegurar uma visão mais otimista a respeito do novo período que começará em 2021. Inclusive, ao adaptar suas celebrações, os negócios ainda fazem sua parte para contribuir com a recuperação do cenário econômico. Isso porque mantém a procura por empresas de eventos, de bufês, entretenimento, entre outras diretamente afetadas pela pandemia.

Mas, evidentemente, para que a confraternização 2020 possa ocorrer sem problemas, as regras de distanciamento social e os cuidados sanitários devem ser prioritárias. A partir dessa necessidade, alguns modelos de eventos surgiram passaram a ganhar espaço neste fim de ano. 

Confira alguns deles e inspire-se para o seu evento:

Eventos drive-in

A primeira opção para a confraternização 2020 é voltada para empresas com até 40 colaboradores. Pois, demanda mais espaço e maiores esforços organizacionais para sua realização.

Com eventos drive-in, como o próprio nome indica, sua empresa pode reunir os profissionais sem que as pessoas precisem sair dos seus carros. Assim, garantem que o isolamento social seja garantido.

A solução pode ser utilizada de maneira mais simples, por meio de uma parada especial na empresa para que os profissionais retirem lembranças de final de ano. Ou, ainda, de maneira mais complexa, em eventos maiores com os carros estacionados.

Nesses encontros mais amplos, você pode organizar um estacionamento de frente para um palco com shows, servir pratos especiais para as pessoas que estão dentro dos veículos, promover “buzinaços”, e assim por diante.

Confraternizações reduzidas

Ainda para as empresas com menos colaboradores, uma boa solução é realizar eventos reduzidos. Eles são feitos com poucas pessoas e organizados para que todos fiquem posicionados em uma distância segura durante a confraternização.

De acordo com as atuais regras de distanciamento, alguns bares e restaurantes podem funcionar com metade da capacidade de lotação. Contudo, devem adotar diversas medidas sanitárias para evitar o contágio da COVID-19.

Você pode utilizar a estrutura já preparada destes estabelecimentos para reunir os seus colaboradores e promover sua confraternização 2020 — sem comprometer as normas de segurança.

No caso das organizações maiores, que têm muitos profissionais, uma boa alternativa é segmentar esse tipo de evento por setores ou departamentos. Dessa forma, é realizada a integração em grupos reduzidos e com menor propensão de contágio.

Troca de presentes à distância

Se você descarta a possibilidade de encontros presenciais, a confraternização 2020 ainda pode ser mantida, mas com ações realizadas à distância!

Uma boa alternativa é a troca de presentes, que podem ser encaminhados diretamente para as casas dos colaboradores.

Isso pode ser feito a partir de lembranças fornecidas pela própria empresa ou ainda no tradicional modelo de “amigo secreto”, em que o sorteio é feito através de aplicativo e os presentes encaminhados via entregas ou até correio.

Ceia de Natal online

Também no modelo de encontros à distância, você pode recorrer às videochamadas para que todos se encontrem e confraternizem online.

Para que o evento flua bem e todos se sintam integrados no mesmo ambiente de descontração, nossa dica é a criação de um bufê personalizado. Assim, os pratos podem ser encomendados e entregues via delivery na casa dos funcionários, para serem desfrutados no momento da reunião online.

O ideal é que esse tipo de confraternização 2020 tenha um tema ligado ao fim de ano, como em uma “ceia de Natal online”, por exemplo.  

Dessa maneira, muito além da satisfação gerada pelo evento, ainda transmitirá a sensação de que as tradições anuais estão sendo mantidas. Dessa forma, aumentará o otimismo dos profissionais para a superação dos desafios relacionados à pandemia.  

Tenha atenção aos cuidados básicos de segurança na confraternização 2020

Depois de abordar os principais modelos para você adaptar a sua confraternização 2020, é importante destacar que os cuidados básicos contra a COVID-19 seguem indispensáveis, mesmo com todas as precauções já adotadas nos eventos.

Isso significa que, caso você tenha optado por um encontro presencial, o uso contínuo de máscaras, álcool em gel e o distanciamento mínimo de 1,5m devem continuar obrigatórios. Isso vale mesmo em ambientes bem controlados e com capacidade reduzida.

Além disso, se você realizar uma troca de presentes à distância, por exemplo, certifique-se de orientar os colaboradores para que higienizem os pacotes com álcool em gel assim que recebê-los em suas casas. 

No mesmo sentido, se você contratar um bufê e uma empresa para entregar os pratos nas casas dos colaboradores, priorize aquelas que prezam pelo rigor nas normas de segurança e higienização.  

Lembre-se de que o RH do futuro é aquele que valoriza o bem-estar, a satisfação e o pertencimento dos profissionais que fazem parte da organização. Mas tudo isso sem esquecer o foco em sua segurança e saúde!

Assim, o período de fim de ano normalmente exige dedicação extra dos profissionais que atuam na área, uma vez que, há ainda a necessidade de:

Se você e sua empresa se preocupam com cuidados relacionados à confraternização 2020, certamente também valorizam uma boa gestão de férias para os colaboradores! 

Quer aprimorar o seu gerenciamento com a solução que é referência nessa área? Acesse o link e conheça agora as possibilidades do Ahgora Férias!

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *