O mercado está cada vez mais dinâmico e exige de todos os profissionais constante atualização. Para os que atuam como contadores não é diferente, esses profissionais precisam se adaptar às mudanças que o mundo digital e as inovações estão trazendo. Os desafios da contabilidade precisam ser superados.

Essas transformações trazem um cenário ainda mais positivo para os profissionais, que veem no uso das tecnologias a fórmula ideal para automatizar as rotinas burocráticas e maçantes e se dedicarem a atividades mais estratégicas.  Neste post apresentaremos alguns desafios da contabilidade que as ferramentas tecnológicas ajudam a superar e a trazer as contabilidades para uma atuação com foco em consultoria e estratégias, gerando ainda mais resultado.

Listamos alguns aspectos que podem ser aperfeiçoados com a tecnologia, mas vale ressaltar que existem muitos outros. E os profissionais de contabilidade podem passar a atuar de forma mais efetiva, estratégica e especializada com o apoio das ferramentas tecnológicas. Isso porque passam a automatizar diversas demandas, aumentar a produtividade, reduzir os riscos com a idoneidade e segurança das informações, bem como diminuir os riscos de erros (comuns na gestão em papel).  

Desafios da contabilidade e automatização

Como usar a tecnologia para superar os desafios da contabilidade?

1) Gestão contábil

Ao aderir às ferramentas que simplificam os processos e otimizam o tempo, a gestão contábil ganha tempo e, consequentemente, reduz custos com a operação. Por meio de softwares especializados é possível automatizar diversas atividades do dia a dia.

Portanto, os profissionais e escritórios que conseguirem aliar tecnologia e gestão terão um diferencial. Isso porque a tecnologia aumenta a precisão das informações e proporciona uma atuação mais estratégica e consultiva, agregando mais valor aos serviços prestados.

2) Sistemas em nuvem

Quem trabalha no segmento contábil sempre conviveu com muitos documentos em papel, como notas fiscais, balanços e balancetes. O armazenamento e a segurança de tudo isso sempre foi um dos desafios da contabilidade. Os sistemas em nuvem são uma alternativa eficaz para a geração, autenticação e cumprimento das obrigações fiscais.

Além disso, os softwares em nuvem permitem o acesso às informações de qualquer dispositivo e lugar, basta ter acesso à internet. Também vale dizer que este tipo de solução tem um custo acessível, não requer investimento em infraestrutura (servidores), e ainda integra-se a outros sistemas de gestão.  

3) Integração de sistemas

A extração de dados e o acompanhamento das informações fiscais é mais um dos desafios da contabilidade. Por meio de uma API ou Web Service, um sistema de ponto, por exemplo, pode ser integrado ao de folha de pagamento, o que encurta significativamente o processo glocal para o fechamento de folha e poupa significativamente o tempo do RH.

O fato de a maioria dos antigos sistemas ERP não permitirem integração dificultava um pouco o trabalho. O profissional contábil precisava recorrer a muitos sistemas para reunir todos os dados que precisava. Com a integração entre os sistemas tudo fica mais fácil.

O software utilizado para o registro de ponto pode ser integrado ao da folha de pagamento, por exemplo. Isso fica ainda mais fácil e ágil quando se trata de um sistema em nuvem que receba e possibilite o acesso às informações em tempo real.

4) Desafios da contabilidade: atendimento personalizado

Durante muito tempo o atendimento dos escritórios de contabilidade e profissionais da área foi passivo. Talvez por conta das diversas atividades operacionais, as quais demandam muito tempo e atenção, os profissionais acabavam mantendo um certo distanciamento dos clientes. Mas, com a tecnologia, isso pode ser facilmente superado.

Afinal, existem diversas ferramentas que auxiliam nos processos contábeis, emitindo alertas e notificando sobre prazos para o envio de documentos, pagamentos de impostos e taxas, entre outras funções. Com isso, o contador pode prestar um atendimento mais personalizado, considerando características específicas de cada segmento e atuando de forma mais estratégica.

5) Mudanças na precificação

Como estamos falando de desafios da contabilidade, não podemos deixar a precificação de lado. O formato de cobrança mais comum é um valor fixo para prestar o atendimento mensal ou por um período determinado. Porém, a tendência é a contabilidade do futuro se tornar mais estratégica, por conta da automatização de diversas atividades. Com isso, a precificação também tende a mudar e os profissionais devem efetuar a cobrança por serviços prestados. A tecnologia mais uma vez se torna determinante para que o contador ocupe uma função mais analítica e estratégica, auxiliando os clientes na tomada de decisões. E essa atividade de “consultor contábil” também passará a fazer parte da precificação.   

A contabilidade certamente tem vários outros desafios, pois o segmento ainda se adapta à transformação digital. Outros desafios, como o eSocial, também são superados mais facilmente com as tecnologias corretas.

Enfim, a contribuição que a tecnologia pode trazer para a superação dos desafios diários é gigantesca para o setor contábil. Se você tem alguma dúvida, comente no espaço abaixo.