A sua empresa já adotou os novos formatos de desenvolvimento de liderança e sucessão? O RH já trabalha com contextos como carreira em Y ou carreira em W? Quais as possibilidades em termos de gestão de carreira e vida profissional?

Esses termos ainda são novos para muita gente, mas é importante conhecê-los. São cada vez mais comuns como caminhos para crescer e se desenvolver nas organizações.

O plano de carreira tradicional já não atende as demandas do mercado de trabalho, e a constante necessidade de inovação significa que, para ocupar um cargo de gestão, o especialista (e o RH) deve fazer escolhas importantes ao longo do caminho,

Durante muito tempo, o desenvolvimento de carreira se deu de forma linear. Quando um profissional se destacando em suas funções a tendência era receber promoções e assumir novos cargos.

No entanto, o maior vendedor da sua empresa pode não ter aptidão alguma para a gestão. Então, para não comprometer os resultados da corporação, deve-se identificar outras formas de reconhecimento. É aí que entra a carreira em Y ou em W.

Afinal, o que é gestão de carreira em Y ou em W?

A proposta dos novos formatos de escalada profissional é valorizar as aptidões e interesses de cada profissional.

Quando o colaborador tem a possibilidade de escolher a forma como deseja se desenvolver, tende a ficar mais motivado e engajado. Quer entender melhor os diferenciais das carreiras em Y e W? Confira nas descrições abaixo:

Carreira em Y

Neste formato de carreira o profissional pode escolher entre:

  • Assumir funções gerenciais;
  • Se especializar em determinada área de atuação.

Quem opta por um caminho mais técnico geralmente acaba assumindo o compromisso de promover a inovação. Assim, a organização pode reter talentos que não têm interesse ou aptidão para funções gerenciais.

Vale ressaltar que a analogia com a letra Y se dá pela bifurcação. Ela representa o momento em que o profissional deve optar por qual carreira seguir.

Carreira em W

Ao contrário da carreira em Y, no formato W os profissionais se especializam em diversas áreas. Geralmente são pessoas que possuem conhecimento técnico E habilidades gerenciais. São profissionais que podem tranquilamente executar as duas funções.

Portanto, se optar pela carreira em W, o colaborador poderá mesclar suas atividades. Colocando a mão na massa, ao mesmo tempo em que lidera outras pessoas.

Neste caso, a similaridade com a letra W se dá justamente pelo fato de o profissional ter três alternativas. Pode ser um especialista, se tornar um líder e fazer a gestão de projetos. Unindo as duas ou três funções.

cta topo Plano de recrutamento e selecao

Como funciona na prática a carreira em Y e em W?

Os novos modelos de carreira estão ganhando mais visibilidade agora. Contudo, eles já estão no mercado de trabalho há bastante tempo.

A Embraco é um exemplo. A empresa utiliza a carreira em Y há praticamente três décadas. Recentemente, implantaram também a carreira em W.

Em reportagem à Exame, a então diretora de RH Daniele Krassuski Fonseca, compartilhou um pouco sobre o processo de implantação. Daniele afirma que levou um ano para que o novo modelo – com possibilidade em Y e W – estivesse efetivamente em vigor.

Agora, os primeiros passos na empresa são comuns para todos: especialistas e analistas. O desempenho e a evolução (respeitando as competências e habilidades de cada um) serve como referência em processos de recrutamento interno. Todos têm a possibilidade de experimentar outras funções.  

Essa oportunidade de experimentar possibilita aos profissionais identificar aptidão e interesse. Podem se desenvolver de acordo com a função que lhes parecer mais relevante.

Quando atinge um determinado nível de especialização no segmento de atuação, chega o momento de aplicar efetivamente a carreira W.

É quando o colaborador escolhe uma das direções:

  • especialista;
  • gestor;
  • gestor de projetos.

Conheça as vantagens dos novos formatos de gestão de carreira

A retenção de talentos é sempre um desafio das empresas. Mas, as novas opções para o desenvolvimento de carreira são uma boa alternativa. Os novos formatos em Y e W valorizam o perfil de cada profissional. Algumas das vantagens desse modelo são:

  • Profissionais altamente qualificados;
  • Equipes com foco em resultados;
  • Liberdade para a construção da carreira;
  • Reconhecimento profissional independente do cargo;
  • Autonomia para o desenvolvimento de projetos.

A sua empresa já implantou novos formatos para a construção de carreira? Se você já trabalha em Y ou W, compartilhe conosco a sua experiência.