O ambiente de trabalho é peça importantíssima para o sucesso de uma empresa. Para que ele seja positivo, é necessário que a política da organização e o relacionamento entre gestores e colaboradores sejam saudáveis, dentre outros aspectos.

O investimento nessa área traz retorno para o negócio, pois, quando satisfeitos, os profissionais ficam mais motivados e engajados, aumentando a produtividade. Portanto, é importante conhecer quais são as falhas nessa área e o que deve ser feito para corrigir esses pontos.

Neste artigo, vamos entender o que é clima organizacional e qual a sua relevância para a empresa. Além disso, traremos 6 dicas para melhorar o ambiente de trabalho. Confira!

Entenda o que é clima organizacional e a sua relevância

Clima organizacional é a percepção coletiva que os colaboradores têm de uma empresa. Ele reflete como as pessoas interagem umas com as outras, com os clientes e com os fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação com o contexto que as cerca.

Ele é percebido por meio da conduta interna, pelos valores que a organização passa para colaboradores e clientes, pelas condições de trabalho, dentre outros elementos. Se o meio é colaborativo, receptivo e agradável, o clima será bom. Entretanto, quando ele é tóxico e improdutivo, o ambiente será ruim.

É interessante observarmos que o clima impacta diretamente a produtividade da empresa. Quando ele é ruim, contribui para diminuir a taxa de retenção e aumentar o absenteísmo, prejudicando o relacionamento entre os profissionais da equipe e a gestão.

Desse modo, a empresa deve elaborar estratégias eficientes para melhorar a atmosfera empresarial sempre que possível. Mesmo que a percepção dos gestores e da equipe de Recursos Humanos seja positiva, a concepção dos colaboradores pode não ser igual, ou seja, algum aspecto precisa ser trabalhado.

O gestor e o setor de RH são essenciais para a manutenção do bom convívio corporativo, pois a autoridade de fazer mudanças está com eles. Por isso, é fundamental manter a atenção e detectar os pontos que podem ser melhorados, tanto no trato individual quanto em assuntos coletivos.

Conheça 6 dicas para melhorar o ambiente de trabalho

Algumas atitudes da empresa contribuem para que o ambiente de trabalho seja mais saudável e produtivo. Confira nossas dicas!

1. Criar um time para gestão de conflitos

Saber como gerenciar as pessoas é crucial para que a empresa construa um bom clima organizacional em suas dependências. O direcionamento das práticas de trabalho deve considerar o perfil de cada profissional, as habilidades e as dificuldades para a execução de cada atividade.Quando esse processo não é bem conduzido, os desentendimentos costumam aparecer. Criar um time para gestão de conflitos é uma maneira de resolvê-los e não deixar que eles ganhem repercussão. Desse modo, as diferenças são discutidas e uma solução para cada impasse é encontrada.

2. Coletar continuamente o feedback dos colaboradores

Coletar dados para entender como os colaboradores enxergam o ambiente de trabalho é essencial para detectar o que precisa ser melhorado. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, entrevistas e outros métodos. O objetivo é conhecer as características do clima organizacional e definir aspectos que podem ser trabalhados pelo RH.

Além disso, é possível utilizar reuniões, caixas de sugestão, entrevistas e outras ferramentas de feedback para entender os desejos dos profissionais. Desse modo, torna-se mais fácil identificar os aspectos em que há maior insatisfação e receber opiniões sobre o que pode ser melhorado.

3. Investir em plano de carreira

Investir em plano de carreira também é uma estratégia interessante. Do ponto de vista individual, proporciona segurança e estabilidade para o profissional, que enxerga futuro e crescimento na mesma empresa. Pelo lado da organização, garante a continuidade e o engajamento de bons profissionais.

Portanto, invista na elaboração do plano de carreira para os colaboradores da sua empresa. Ele ajuda a trilhar o caminho potencial do profissional, visando ao desenvolvimento dele e ao crescimento na carreira. Essa é uma atitude muito valorizada e que contribui para aumentar a satisfação no ambiente de trabalho.

4. Utilizar o endomarketing

O endomarketing é uma técnica que demonstra a importância de criar um marketing com foco nos colaboradores. As áreas de comunicação e de RH podem criar maneiras de estimular a participação deles nos assuntos da empresa, além de eventos que tenham por objetivo motivar e melhorar o clima organizacional.

O interessante dessa estratégia é que ela não requer grandes investimentos, basta criatividade e comprometimento dos envolvidos para que as iniciativas funcionem e melhorem o ambiente.

5. Proporcionar capacitação profissional

A capacitação individual do colaborador é outro ponto relevante. A organização pode oferecer plataformas de cursos e formações que contribuam para o desenvolvimento da carreira e promover recompensas para aqueles que procuram se aperfeiçoar continuamente. Essa é uma forma de demonstrar que valoriza o profissional, o que contribui para motivá-lo.

Também é possível investir em parcerias com instituições de graduação e pós-graduação com descontos, condições especiais de negociação ou bolsas de estudo oferecidas pela organização. Desse modo, ela mostrará que reconhece e aprecia quem busca desenvolvimento profissional, incentivando os profissionais a buscarem mais conhecimento em suas áreas de atuação.

6. Elaborar programas de reconhecimento

Todos os profissionais gostam de ter seus esforços reconhecidos. Portanto, uma boa maneira de melhorar o ambiente de trabalho é elaborar programas de reconhecimento para os colaboradores. Ofereça prêmios e incentivos para aqueles que conseguirem alcançar determinados objetivos, sejam eles individuais ou coletivos.

Busque objetivos que desafiem os profissionais e os incentive a trabalhar mais motivados. Lembre-se de que eles devem ser realistas e alcançáveis, caso contrário, desestimularão os colaboradores.

Neste artigo, vimos algumas dicas de como melhorar o ambiente de trabalho e fortalecer o relacionamento da empresa com os colaboradores. O clima organizacional é um aspecto que não pode ser ignorado pelos gestores, pois impacta diretamente os resultados. Portanto, não hesite em investir nessas estratégias e contribua para aumentar a motivação e o engajamento dos profissionais da sua companhia.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para deixar um comentário em nosso artigo contando como esse processo é feito na sua empresa ou tirando alguma dúvida sobre o assunto!

*Este artigo foi criado por Ivan de Souza, responsável pelo Blog de Agências da Rock Content, para uso exclusivo do blog Ahgora.

Compartilhe