DP e RH são dois setores semelhantes, que podem fazer parte das empresas. É comum que exista confusão quando os termos são apresentados, porque realmente as atividades executadas são parecidas. Contudo, existem diferenças claras, já que um está ligado à parte burocrática e o outro às relações humanas.

O ideal é que exista uma organização clara, para que nenhuma atividade seja esquecida. DP e RH podem contribuir com o desenvolvimento das empresas, são setores que se complementam, já que ambos lidam com os colaboradores. Então, quando os profissionais sabem que seus direitos estão sendo respeitados e possuem boa relação com o empregador, tendem a ser mais produtivos.

Podemos dizer que os profissionais de Recursos Humanos precisam ser bons de fala, permitindo que possam dialogar com os colaboradores de maneira assertiva. Enquanto isso, o Departamento Pessoal deve estar atento aos números e a tudo o que manda a legislação trabalhista.

Até mesmo os gestores menos experientes podem ter dúvidas quanto a divisão de atividades. Por isso, é importante conhecer quais são as responsabilidades de cada um dos departamentos. A seguir você confere as principais diferenças entre DP e RH.

DP e RH: calendário para 2022

O que é DP?

O Departamento Pessoal (DP) é o responsável por todos os cuidados com a parte burocrática relacionada aos colaboradores. Então, quem trabalha neste setor toma conta das contratações, relações durante o período de vínculo e ainda os desligamentos.

O objetivo é tornar esses processos mais ágeis e eficientes. Quando todas essas questões são registradas e pagas de maneira correta, a empresa segue as regras trabalhistas e evita punições.

Os profissionais que atuam no DP devem ter muita seriedade, já que as decisões precisam ser tomadas com precisão. Além disso, podem avaliar o índice de rotatividade e o desempenho das equipes.

O que é RH?

O setor de Recursos Humanos (RH), é chamado ainda de administração de Recursos Humanos, gestão de pessoas ou gestão de Recursos Humanos. Consiste em técnicas e práticas com o objetivo de administrar o comportamento interno dos funcionários, para potencializar o capital humano.

O objetivo é gerir e oferecer um apoio aos profissionais, para que estes estejam alinhados com os objetivos e metas da empresa. O RH tem ainda o objetivo de avaliar possíveis contratações, qualificar os colaboradores e ainda buscar formas de retê-los na empresa.

Este setor surgiu junto com a primeira revolução industrial, quando as empresas não possuíam um posicionamento estratégico. Naquela época deveriam apenas garantir o cumprimento das decisões tomadas pelos patrões.

Ao longo dos anos o departamento de Recursos Humanos passou por transformações, mudando a sua postura diante das novas relações de trabalho. Então, o RH assumiu uma postura visando garantir as boas relações entre profissionais e empresas.

Em suma, podemos dizer que essa área tem como objetivo ser uma mediadora entre a instituição e os trabalhadores. Assim, uma das ideias é fazer com que todos tenham os seus interesses declarados, construindo uma relação vantajosa.

DP e RH: manual de sobrevivência do DP

Qual é a diferença entre DP e RH?

De fato, em muitas empresas as atividades dos dois setores são integradas, realizadas pelos mesmos profissionais. Contudo, existem algumas diferenças entre eles, que precisam ser destacadas.

Departamento Pessoal: o seu principal objetivo é cuidar de questões burocráticas, que envolvem os colaboradores. Então, estes profissionais realizam trâmites administrativos, desde a contratação até o desligamento de profissionais.

Recursos Humanos: é relacionado com o capital humano, com a missão de motivar, engajar e ainda desenvolver a capacidade produtiva dos contratados. Desse modo, a ideia é fazer com que possam oferecer todo o potencial para a empresa.

Ou seja, podemos dizer que DP e RH não são iguais, o primeiro está mais ligado com a burocracia que envolve um profissional e o segundo com o gerenciamento do capital humano.

Quais processos fazem parte de DP e RH?

DP e RH são dois setores parecidos, já que ambos lidam com pessoas, que neste caso são também funcionários. É muito comum que exista uma confusão envolvendo as responsabilidades de cada um dos departamentos. Afinal, em algumas empresas não existe uma definição clara.

Ainda assim, podemos fazer uma diferenciação nos processos que fazem parte de DP e RH. Conheça agora quais são as responsabilidades de cada um deles:

Departamento Pessoal: é responsável pelo gerenciamento de algumas questões importantes para o funcionamento de uma empresa, ligadas à parte burocrática. Entre essas ações, destaque para controles como:

  1. Administração da folha de pagamento;
  2. Gestão de férias;
  3. Gestão de licenças;
  4. Benefícios trabalhistas;
  5. Atestados;
  6. Marcação de ponto;
  7. Passivos trabalhistas;
  8. Admissão de pessoal;
  9. Demissão de pessoal;
  10. Entrega dos holerites;
  11. Representação junto a órgãos fiscais.

Recursos Humanos: está ligado a questões que envolvem os colaboradores e a empresa, com diferentes objetivos. O principal é fomentar essa relação, tornando o trabalho algo saudável e cada vez mais produtivo. Atua em ações como:

  1. Recrutamento e seleção;
  2. Organização de treinamentos;
  3. Desenvolvimento de planos de carreira e salário;
  4. Retenção de talentos;
  5. Gerenciamento de performance;
  6. Desenvolvimento de novas lideranças;
  7. Monitoramento de métricas;
  8. Administração da política de benefícios;
  9. Desenvolvimento de questões estratégicas.

Estas são as principais atividades que fazem parte de DP e RH. Realmente, quando uma equipe fica responsável por todas essas questões a jornada pode ser sobrecarregada. Mas, com o uso de sistemas digitais é possível superar as adversidades, como é o caso do Pontoweb.

DP e RH: muitas empresas possuem apenas um deles

Quem vê a situação de fora muitas vezes não consegue identificar quais são as diferenças entre DP e RH. Além disso, tem sido cada vez mais comum a terceirização do Departamento Pessoal. Desse modo, questões relacionadas com a carteira de trabalho ficam sob o controle de uma contabilidade.

O DP em empresas menores geralmente é um setor que não possui estrutura organizacional. Assim, a parte burocrática é realizada pelo contador, seja um contratado ou terceirizado. Além disso, existem empresas que não possuem o auxílio de contadores, contando com um único setor que lida com essas questões.

Por outro lado, nas empresas de grande porte é comum perceber uma separação clara entre os dois setores. Assim como é possível perceber com clareza quais são as responsabilidades de cada um deles. Neste caso, o DP segue com a parte burocracia e RH tem um papel estratégico.

Quando uma empresa conta com departamentos bem definidos, a tendência é que as atividades sejam feitas com mais agilidade. Essa é uma questão de estratégia, que precisa ser trabalhada por meio de uma gestão participativa. Dessa forma, vai ser mais fácil atingir metas.

O ideal é que os dois setores “conversem”, para que as ações sejam melhores trabalhadas. Por exemplo, no caso de uma contratação, é o RH quem deve fazer a seleção dos profissionais, mas a admissão fica a cargo do DP.

DP e RH: planejamento 2022

O planejamento é importante para os setores

DP e RH devem possuir um bom planejamento, o que é importante para que todas as obrigações sejam cumpridas. No começo do ano, ou mesmo no fim do ano anterior, um calendário com todas as datas pode ser elaborado. Dessa maneira, nenhum profissional dessas áreas será pego de surpresa.

No caso do Departamento Pessoal, existem alguns tributos que devem ser pagos ou declarados todos os meses. E quando isso não acontece, a empresa pode ser multada, ser impedida de participar de licitações ou mesmo ser processada na Justiça do Trabalho. Por isso, o planejamento ajuda a evitar atrasos.

Além de desenvolver um plano de ações para seguir ao longo do ano, a tecnologia pode ser muito eficaz para DP e RH. A Ahgora fornece sistemas que conectam as batidas de ponto com a folha de pagamento, isso permite que o setor de Recursos Humanos possa atuar de modo estratégico. Bem como facilita a gestão por parte do Departamento Pessoal, que tem em mãos dados precisos.

Percebeu a diferença que existe entre RH e DP? Em algumas empresas são os mesmos profissionais que realizam todas as funções, em outras a divisão não é clara. Portanto, se no seu caso os dois setores estão estabelecidos, mas atuam de modo confuso, uma boa conversa pode resolver. E não se esqueça de seguir o planejamento!