Sua loja tem experiência em como fazer escalas de trabalho? Quando feitas de forma manual, se tornam um desafio. Por outro lado, quando gestores e RH investem em tecnologia, passam a contar com softwares capazes de automatizar a gestão. E é sobre isso que falaremos ao longo deste artigo.

Você vai perceber que é possível garantir a excelência do atendimento sem aumentar os custos com a folha de pagamento. Esse é o desejo de quase todas as empresas e pode ser atingido com investimentos em tecnologia. Assim, erros são evitados e as escalas podem ser gerenciadas com mais agilidade.

É importante respeitar a legislação trabalhista, garantindo que todos os profissionais tenham períodos adequados de descanso. Quando as escalas de trabalho são bem planejadas, todos os envolvidos saem ganhando, desde os colaboradores e empresa até os clientes. Por isso, confira a seguir a melhor forma de planejá-las!

O que são escalas de trabalho?

Embora as escalas de trabalho façam parte da rotina dos profissionais de RH e dos setores administrativo e financeiro, o assunto pode ser novidade para quem está começando agora no varejo. Então, para ficar todo mundo na mesma página, vamos explicar brevemente o que são as escalas de trabalho.

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) determina que a jornada de trabalho deve ser de até oito horas diárias e 44 horas semanais. No entanto, a empresa pode optar por criar turnos para o revezamento dos colaboradores. Com isso, é possível cumprir o horário de atendimento seguindo a legislação, sem infringir os direitos dos profissionais.

O horário de funcionamento de um comércio de rua é diferente do horário de shoppings, por exemplo. Cada loja tem suas particularidades, mas todas compartilham de objetivos comuns: atender bem o cliente e obter maior produtividade de seus colaboradores.

As escalas de trabalho em lojas são uma alternativa para atender ao propósito da empresa e, ao mesmo tempo, garantir os períodos de descanso semanal dos profissionais. Por isso, é importante entender como fazer escalas de trabalho, respeitando a lei e garantindo um bom desempenho de todos.

Como fazer escalas de trabalho para lojas?

O objetivo das escalas de trabalho no comércio é criar turnos, considerando o horário de funcionamento da loja e os colaboradores contratados. Lembrando que a escala deve cumprir tudo o que determina a legislação. Portanto, é imprescindível respeitar os intervalos intrajornada e interjornadas.

Criar escalas não tem segredo, mas requer muita atenção. Confira a seguir alguns passos básicos sobre como  fazer escalas de trabalho na sua loja:

  • Liste as necessidades da operação;
  • Identifique períodos de sazonalidade (como datas comemorativas);
  • Conheça a legislação trabalhista;
  • Consulte a existência de convenções ou acordos coletivos com sindicatos;
  • Relacione os colaboradores por carga horária (4 horas, 6 horas ou 8 horas de trabalho, etc.) e setor de atuação;
  • Identifique as necessidades da empresa (horários e dias mais movimentados);
  • Conheça as necessidades dos colaboradores (transporte utilizado, se estudam, têm filhos, etc.);
  • Crie escalas de trabalho a partir das informações levantadas;
  • Faça a distribuição por cargos e setores;
  • Defina horário de chegada, saída e períodos para os intervalos;
  • Revise a escala de trabalho da loja para garantir que os turnos contemplem toda a operação e horário de atendimento.

Nos últimos anos o governo modernizou as fiscalizações e agora os dados precisam ser entregues de forma automatizada. Então, por meio do eSocial, é preciso registrar tudo corretamente no evento S-1050.

cta topo eSocial para Empresas

Principais escalas de trabalho para lojas

Embora a jornada mais comum seja de oito horas de trabalho por dia, as leis trabalhistas permite que sejam escolhidas outras opções. Então, escolha a que se encaixa melhor com as necessidades do seu negócio. Confira abaixo as formas mais comuns de como fazer escalas de trabalho no varejo:

Escala de 5×1: o colaborador trabalha cinco dias e folga um. Para cumprir a jornada de 44 horas semanais será necessário trabalhar 7 horas e 20 minutos diários. Lembrando que é obrigatório fazer um intervalo de, no mínimo, 1 hora e no máximo 2 horas, diariamente.

Escala de 5×2: neste formato o colaborador trabalha cinco dias e folga dois dias. O mais comum é que a folga seja nos fins de semana, mas pode ser alterada de acordo com a necessidade da empresa. Para cumprir a jornada semanal o trabalho diário deverá ser de 8 horas e 48 minutos. O intervalo é o mesmo da escala 5×1.

Escala de 6×1: o colaborador trabalha seis dias e folga um. A única ressalva aqui é que a folga semanal seja no domingo ao menos a cada duas semanas.

Escala de 18×36: este é um formato pouco comum no varejo, mas pode ser usado em comércios que atendem 24 horas. Nesta escala o colaborador trabalha 18 horas e folga 36 horas (ou seja, um dia e meio).

Também existem as escalas de trabalho 12x36 e 24x48, que são mais utilizadas nos segmentos de saúde, vigilância, polícia e cobradores de pedágio.

Como cumprir a escala de trabalho em lojas?

Depois de montada a escala de trabalho da loja, o desafio é garantir o cumprimento dos turnos e, consequentemente, o funcionamento da operação comercial. Aliás, geralmente o gerente da loja e o RH são responsáveis por monitorar o registro da jornada de trabalho dos colaboradores.

No entanto, quando o apontamento é feito manualmente ou em planilhas se torna inviável fazer um acompanhamento eficiente e ágil. Assim, a tecnologia se torna essencial para simplificar a gestão de escalas de trabalho em lojas. Além de acompanhar o registro de ponto em tempo real, o sistema também descomplica o acompanhamento de intervalos intra e interjornadas.

Resumindo, com um sistema especializado em gestão de ponto, como o Pontoweb, gerenciar escalas de trabalho sem dor de cabeça. Inclusive, em períodos de alta demanda, como fim de ano e Dia das Mães, por exemplo, é possível ter controle sobre a jornada dos colaboradores.

cta meio Gestao eficiente de pessoas 1 1

O Escalasweb é capaz de ajudar na gestão da sua loja

O Escalasweb é um sistema da Ahgora ideal para a montar escalas de trabalho em lojas. Ele possui armazenamento de dados em nuvem, fazendo com que as informações possam ser acessadas de qualquer lugar. Então, basta ter as credenciais para conferir os detalhes.

Além de facilitar a gestão das escalas, a ferramenta também aumenta a segurança jurídica e fiscal das empresas. Uma vez que os dados são acessíveis em tempo real, os riscos são menores em relação a descumprir a legislação trabalhista. Além disso, os colaboradores são avisados assim que alocados em alguma escala.

Preparar turnos é mais fácil quando se combina tecnologia e prática. Que tal descomplicar a forma como fazer escalas de trabalho na sua loja? Com o Escalasweb os profissionais são alocados conforme as necessidades da empresa, com o software informando as melhores opções e impedindo excesso de trabalho. Fale com a Ahgora e saiba mais!