Experiência do colaborador, ou employee experience, é o conjunto de percepções de cada funcionário em relação à empresa na qual trabalha, com base em todas as interações que possui com a mesma. Ou seja, é um reflexo direto das ações da empresa e os impactos que isso gera em cada pessoa.

A experiência do colaborador tem sido vista cada vez mais como uma tendência de investimento por parte das organizações. Segundo pesquisa do Gartner publicada em 2022, 47% dos líderes de RH entender a experiência como prioridade.

Isso acontece porque ela é uma prioridade cada vez maior também para os candidatos e colaboradores já contratados. As pessoas valorizam mais bons momentos, ambientes saudáveis, trocas ricas e uma série de outros fatores na hora de escolher aceitar ou ficar em um emprego.

O RH é a área responsável por cultivar e direcionar a cultura organizacional, perpetuar os valores da empresa no time, e orientar as lideranças para tornar essa experiência o melhor possível. Existem inúmeras formas de pensar a experiência de cada colaborador, e é isso que você vai conhecer melhor neste artigo.

Continue a leitura deste artigo e aprenda mais sobre a importância de investir em uma boa experiência do colaborador desde já.

Experiência do colaborador

O que é experiência do colaborador

Pense em você. Sem medo de errar, é possível afirmar que você hoje é o resultado de suas experiências e do acúmulo de suas memórias. Sejam elas boas ou ruins. Esta bagagem interfere diretamente na forma com que se relaciona com todas as coisas. Impacta em todas as tomadas de decisão. 

Os departamentos de Marketing, Atendimento e Vendas sabem disso. Por isso se dedicam ao que chamamos de experiência do cliente, ou customer experience. Uma metodologia comprovadamente eficiente na relação com os consumidores.

Pois algo muito parecido acontece como uma evolução da cultural organizacional. É a experiência do colaborador, ou employee experience (EX). É o estudo e ação conscientemente de acordo com o conjunto das experiências de um colaborador em relação à empresa. 

Ou seja: considera todas as interações com o colaborador. Do primeiro contato como um potencial candidato até o momento do seu desligamento da organização.

Além disso, segundo um artigo da Forbes escrito por Denise Lee Yohn, 2018 foi o ano da experiência do colaborador. No texto, a especialista em brand leadership elenca alguns preceitos interessantes para a aplicação do employee experience:

  • O conceito vai muito além dos processos de RH. Envolve outros serviços, como comunicação corporativa e tecnologia;
  • Não se trata de como a reputação da empresa é no mercado… trata do cuidar das experiências diárias que são promovidas aos colaboradores;
  • Não basta oferecer apenas um ambiente animado e outros benefícios. É necessário desenhar e entregar experiências para os colaboradores que estão alinhados à cultura organizacional;
  • Tratar os colaboradores como clientes, mas de forma mais completa e caracterizada por um vínculo. 
Experiência do colaborador

Qual a importância da experiência do colaborador

A realização de ações internas por parte do RH, em parceria eventual com o time de Marketing, é indispensável para empresas que desejam investir na experiência do colaborador. Afinal, ouvir as pessoas, entender suas dores e necessidades, aplicar melhorias e divulgar os resultados é fundamental quando se fala em motivação, satisfação e engajamento.

Existem 4 fatores principais que possuem maior impacto nas pessoas e que devem ser construídos em conjunto, que são a identidade de comunicação, o senso de pertencimento, a transparência, e a sensibilidade e inclusão. Todo profissional de RH, especialmente aqueles que atuam mais no departamento de DHO ou com gestão de pessoas, precisa ter domínio desses conceitos.

Lina Cerveira, especialista em RH e coordenadora do Employee Experience Labs, da Arco | Hub de Inovação, destaca outros quatro pontos fundamentais em uma cultura de experiência do colaborador:

  • Estabelecer a experiência das pessoas como prioridade;
  • Ter clareza estratégica e promover o envolvimento genuíno da liderança;
  • Ouvir as pessoas, ter empatia e promover consciência;
  • Criar ambientes favoráveis à inovação e promover culturas mais coerentes.

Como melhorar a experiência do colaborador

Empresas que investem na experiência do colaborador, estão dedicando esforços também para a sua marca empregadora. Afinal, uma ponta impacta diretamente a outra. Quando os colaboradores de uma organização se sentem acolhidos, bem tratados e satisfeitos no dia a dia, eles se tornam promotores da marca e divulgam essa percepção para fora da empresa.

Alguns caminhos pelos quais o RH pode ir para investir em melhorar a experiência do colaborador de forma contínua são:

  • Ouvir e entender o colaborador;
  • Promover um bom ambiente de trabalho, agradável e saudável;
  • Investir em uma comunicação transparente;
  • Valorizar o colaborador de diferentes formas;
  • Oferecer benefícios, capacitações e oportunidades;
  • Proporcionar flexibilidade;
  • Utilizar tecnologia na gestão de pessoas.
ebook gerente de RH eficaz

Como metrificar o employee experience

A melhor forma de metrificar a experiência do colaborador dentro de uma organização é por meio das pesquisas internas de satisfação, como o eNPS, ou então de clima organizacional. Existem diferentes metodologias já consolidadas que podem ajudar o seu RH a interpretar os resultados das ações realizadas, e você pode utilizar aquela ou aquelas que fizerem mais sentido para o seu cenário.

Uma das alternativas é avaliar indicadores de desempenho, outra é verificar indicadores de produtividade, e temos ainda a opção de seguir o Índice de Experiência do Colaborador que elenca os seguintes pontos para serem avaliados:

  • sensação de pertencimento ao time;
  • entendimento do propósito do trabalho;
  • sentimento de realização profissional;
  • nível de satisfação e felicidade geral;
  • disposição e energia para encarar desafios.

Novamente, vale reforçar que a forma de avaliação pode se tornar subjetiva, considerando que estamos falando de pessoas. Portanto, conte com uma equipe especializada, ou profissionais já adaptados a este formato de trabalho, para extrair os melhores insights a partir das perguntas aplicadas e respostas obtidas junto aos times.

A experiência do colaborador e o futuro do trabalho

Pare para pensar nas tendências que formam o RH do futuro. Viu como é fácil perceber que a experiência do colaborador está em sintonia com o conceito?

A partir do momento em que os membros da equipe são tratados como clientes, têm sua experiência melhorada. Temos como resultado: 

  • Mais transparência nas relações de trabalho;
  • Maior atração e retenção de talentos;
  • Mais colaboradores dispostos a vestir a camiseta!
Tudo sobre ações de RH e endomarketing

6 benefícios da experiência do colaborador

A experiência do colaborador pode, na prática, trazer uma série de melhorias à rotina das empresas como um todo. E, sobretudo, ao RH. Confira algumas das principais vantagens de investir:

1. Desenvolve melhor o customer experience

O público interno precisa ser o primeiro a perceber os valores da marca. É fundamental ajustar as estratégias. Assim os colaboradores também têm experiências únicas e relevantes no ambiente corporativo. 

Somente com uma experiência conectada ao propósito e valores da organização ele será capaz de proporcionar um bom “customer experience”.

O melhor exemplo desse espírito talvez seja o Airbnb. A empresa não possui RH – mas, sim, uma área de employee experience. Toda a proposta de valor da marca passa por uma cultura focada nos colaboradores.

2. Atrai e retém talentos

Todo o processo da experiência do colaborador é focada na criação de contextos para o desenvolvimento de talentos, pensando em atrair e reter. Com isso, é natural que a empresa passe a ter um employer branding mais forte. E, uma vez contratados, os colaboradores sintam-se mais motivados a continuar em seu quadro.

Estes pontos foram fundamentais para a Zurich Seguros investir na área. Segundo a  Andrea Santos, Head de Employee Experience, a cultura ajuda a aumentar o engajamento de novos colaboradores e diminuir a rotatividade. “Além de melhorar a experiência”, afirma.

3. Auxilia no processo de onboarding

“Pense em uma criança na sua gestação e em quando ela nasce, toda a estrutura e rede de apoio que é criada em torno dela. Deveríamos ter o mesmo cuidado e zelo por um candidato e/ou novo colaborador. Veja que não falei só de estrutura, a rede é super importante e faz toda a diferença!”, conta Matheus Cury, Employee Jouney & Experience da Natura. 

Com um processo de onboarding mais ajustado e humanizado se obtém alto e precoce senso de pertencimento.

4. Aprimora o clima organizacional

Fortalece a cultura organizacional e a identificação com o negócio. 

A Starbucks entende que deve proporcionar experiências para que seus colaboradores se comportem como donos do negócio. Assim, a empresa não precisa gastar dinheiro com publicidade. Afinal, seus colaboradores se tornam parceiros e são a melhor publicidade que a empresa poderia ter

5. Aumenta o engajamento e a produtividade dos colaboradores

A especialista Lina Cerveira crê que o investimento na cultura organizacional impacta diretamente no engajamento. Por consequência, aumenta a competitividade. 

“Onde há pessoas trabalhando, interagindo, pensando e sentindo existe experiência. Consideramos uma experiência valiosa quando impacta o bem-estar e produtividade dos indivíduos. E também na rentabilidade e competitividade dos negócios”. Dessa forma, sua empresa pode ser composta por muitos worklovers ao invés de workaholics!

6. Reduz o absenteísmo

Quando se tem funcionários engajados e o clima organizacional é bem desenvolvido, os índices de absenteísmo diminuem consideravelmente. Entre as organizações que investem nesse sentido está o Santander. O banco desenvolveu a Academia Santander para a capacitação e desenvolvimento do time. 

Mauricio Toledo, superintendente de RH no Brasil, é preciso estar preparado para a transformação digital: “É preciso escutar o colaborador para inovar.”Viu? É por essas e outras iniciativas que podemos confirmar que a qualidade de vida no trabalho é essencial para um time de colaboradores eficaz e motivado!

Quer saber como a tecnologia pode ajudar na experiência do colaborador?