Fériasweb é um módulo do Pontoweb ideal para otimizar o seu tempo e garantir a gestão online do período de descanso previsto em lei aos colaboradores. Com ele é possível deixar a relação mais transparente, permitindo que todos os trabalhadores tenham autonomia para solicitar suas férias, enquanto gestores e RH têm a gestão deste período facilitada com o apoio da tecnologia. 

A lei trabalhista determina que todos os profissionais que possuem carteira assinada possuem direito a férias, após um ano de serviço. Desse modo, é importante que os gestores estejam atentos, evitando o pagamento de valores maiores. Afinal, quando vencem duas férias, o colaborador tem direito a ganhar o dobro.

Com o Fériasweb, ficou no passado monitorar o período de descanso dos colaboradores de forma manual. Mais do que isso, ele permite agendamentos, para que os colaboradores possam desfrutar do período que possuem direito com ainda mais tranquilidade. Entenda a seguir como esse módulo do Pontoweb funciona e como aproveitar e, se preferir, confira este conteúdo em áudio. Basta clicar no player abaixo.

Conheça o Fériasweb

O Fériasweb é um produto da Ahgora, desenvolvido para facilitar a vida de colaboradores, gestores e RH. Por meio dele é possível fazer um controle eficaz dos períodos de descanso que os colaboradores possuem direito após determinado tempo de trabalho.

Esse produto permite que o trabalhador tenha total liberdade e autonomia para fazer suas solicitações de férias. Bem como as lideranças podem fazer a avaliação e determinar se é possível conceder ou não o descanso solicitado. Em seguida, o RH valida essa programação.

É importante dizer que todo esse procedimento funciona de acordo com a legislação trabalhista, por meio de um módulo específico do Pontoweb. Ou seja, as empresas que adotam esse sistema respeitam o que diz a lei e ainda agilizam a gestão.

Gestão de Férias: 10 itens que o Fériasweb ajuda o RH a não esquecer

5 benefícios do Fériasweb

A gestão de pessoas não pode mais depender apenas de anotações manuais. A área de Recursos Humanos vem passando por diversas transformações nos últimos anos, onde os profissionais passaram a ter acesso a uma série de ferramentas. Uma delas é o Fériasweb, ideal para ajudar profissionais de RH, como você.

Funcionando de maneira totalmente digital, esse módulo do Pontoweb é benéfico para trabalhadores e RH. Em suma, ele torna mais ágil o processo de solicitação de férias, garantindo que os profissionais possam aproveitar com tranquilidade os períodos de descanso garantidos por lei.

Programação de férias, transparência e cálculos automatizados são alguns dos benefícios dessa tecnologia. Confira a seguir um pouco mais sobre cada um deles:

1.     Programação de férias

Por meio desse módulo é possível programar o período de férias dos colaboradores, impedindo que os times fiquem desfalcados. Então, dependendo da situação, não será necessário contratar um profissional temporário. Além disso, a programação permite que decisões sejam tomadas com antecedência.

Colaboradores que ficam mais de dois anos sem tirar férias devem receber dobrado. Por meio dessa possibilidade, é possível evitar que isso venha a acontecer. Com a programação, as equipes não ficam desfalcadas e é possível determinar o período de ausência do colaborador, conforme for seu direito.

2.     Transparência na comunicação

Com um sistema destinado a gestão de férias, a relação entre colaboradores e RH é fortalecida. Afinal, a transparência é uma das principais características, permitindo que os colaboradores possam conferir os dias que possuem direito a férias e o andamento de suas solicitações.

Com mais transparência na relação, os colaboradores passam a trabalhar melhor. De fato, quando os profissionais ficam “desconfiados” de alguma coisa, a produtividade pode ser reduzida. Mas, quando sabem que seus direitos estão sendo respeitados, rendem ao máximo.

3.     Liberdade para agendamento de férias

Por meio desse módulo, os colaboradores podem fazer uma série de solicitações. Dessa maneira, não é necessário que tenham que se dirigir ao RH para realizarem os procedimentos. A partir disso, podem fazer pedidos como:

  • Férias;
  • Abono pecuniário;
  • Adiantamento de 13º salário.

Mais do que isso, permite o acompanhamento das solicitações e ainda entrega notificações sobre os pedidos realizados. Esse é um benefício destinado aos colaboradores, mas que é percebido ao fim do mês, no caixa da empresa.

Colaboradores concentrados no trabalho, que sabem usar o sistema online, evitam o desperdício de tempo durante suas atividades. Quando possuem liberdade para fazer agendamentos, podem se programar com antecipação, para curtirem ainda mais os dias que possuem direito.

4.     Gestão online

O módulo Fériasweb foi desenvolvido com o objetivo de facilitar o gerenciamento de equipes pelos gestores. Dessa forma, podem conferir as solicitações que foram realizadas e planejar a força de trabalho. Em suma, tudo funciona de maneira online, embora os colaboradores possam ser procurados para conversas pessoais.

Os pedidos podem ser aprovados ou rejeitados em apenas alguns cliques. Os líderes de setores podem ser os responsáveis por esse procedimento, que dependendo da sua empresa, pode nem mesmo passar pelo RH. Então, todos saem ganhando com os benefícios da ferramenta virtual.

5.     Cálculos automatizados

Calcular férias não é um procedimento tão simples, seja do ponto de vista dos valores que devem ser pagos aos colaboradores ou aos dias que eles possuem direito. Por exemplo, o período de 30 dias longe do trabalho é concedido somente aos profissionais que atuaram por 12 meses em um negócio.

Colaboradores que trabalharam por um ano, passam pelo chamado período aquisitivo. Acontece que, se tiverem faltado mais de cinco mais, e não possuírem justificativas aceitáveis, perdem o direito ao mês cheio de descanso. Quanto mais faltas, mais dias perdidos.

Para os gestores, é complicado fazer toda essa gestão de maneira manual. Ainda mais no caso de grandes empresas, com centenas ou até milhares de colaboradores. As faltas podem gerar prejuízos, ainda mais quando são repetitivas e podem gerar descontos no período de férias.

Conheça o Fériasweb!

Como funciona o Fériasweb?

Em primeiro lugar, o ideal é que os gestores expliquem aos colaboradores como o Fériasweb deve ser usado. O sistema da Ahgora possui tecnologia IoT e armazenamento em nuvem, duas tecnologias que tornam o seu uso mais dinâmico. Isso garante conexão com os relógios de ponto físicos e que os dados sejam acessados de qualquer lugar.

Cada colaborador possui o seu login e senha, para que possa fazer suas solicitações e conferir os dias que possui direito ao abono. Basta que tenham o MyAhgora instalado em seus celulares, para que possam ter acesso ao módulo.

Essa aplicação é fácil de usar, intuitiva e rápida. Não é preciso investir muito tempo para realizar atividades desejadas e como dissemos antes, não é necessário que o RH faça todas as aprovações dos pedidos. Porque os líderes são capazes de garantir as aprovações.

A gestão de férias deixa de ser uma tarefa delicada e passa a ser resolvida com agilidade e rapidez. Esse módulo foi projetado para entregar aquilo que os gestores necessitam em suas rotinas. Enfim, é mais liberdade e menos burocracia neste momento!

O Fériasweb é ideal para você! Clique ao lado e fale com nosso time!

O Fériasweb pode fazer a diferença no seu negócio!

Você ainda depende de anotações de ponto em folhas de papel? Isso torna a gestão de pessoas um processo muito mais lento, praticamente impedindo que os gestores possam atuar de maneira estratégica. Aqui na Ahgora desenvolvemos tecnologias capazes de revolucionar o seu RH.

Com o Fériasweb, por exemplo, a relação entre gestores e colaboradores é fortalecida. Os profissionais passam a ter acesso na palma da mão a uma ferramenta completa, reduzindo a dependência que possuem em relação à área de Recursos Humanos.

Ele permite que o seu negócio não sofra com ausências de colaboradores durante o descanso deles, já que possibilita uma programação antecipada. É mais uma ferramenta para facilitar a gestão de pessoas. Preencha o formulário a seguir, fale com a Ahgora e saiba como automatizar a gestão de férias dos colaboradores sem planilhas e com a ajuda da tecnologia!