Quanto tempo você passa conectado à internet por dia? Um estudo do Comitê Gestor da Internet no Brasil revelou que estamos entre os países que passam mais tempo conectado à internet: são nove horas e 14 minutos por dia.

Toda essa conectividade traz alguns benefícios, como o uso de aplicativos e softwares que simplificam o dia a dia. E, essas facilidades não se resumem à vida pessoal. Um exemplo são as ferramentas online para o RH.

A tecnologia tem conquistado cada vez mais espaço no ambiente corporativo. O principal motivo é o fato de simplificar a rotina, aumentar a produtividade e gerar economia para organizações. Um exemplo disso são as próprias ferramentas online para o RH, que contribuem para o setor se torne mais estratégico e efetivo em suas ações.

Se você ainda tem dúvidas quanto à eficácia e importância das ferramentas online para o RH, este post será muito útil. Vamos apresentar os principais motivos e vantagens de usar softwares que auxiliam nas atividades do dia a dia.

O que impede o uso em ferramentas online na sua empresa?

A transformação digital e o futuro do trabalho são assuntos que estão constantemente em pauta das organizações. Afinal de contas, a tecnologia tem modificado o comportamento das pessoas e até mesmo a forma como se relacionam. Mesmo assim, ainda existem algumas inseguranças em relação ao uso da tecnologia.

No caso das ferramentas online para o RH, alguns gestores ainda têm receio quanto a execução das rotinas em situações em  que não há internet disponível, por exemplo. Mas, por outro lado, sem o auxílio da tecnologia se torna cada vez mais difícil realizar algumas demandas como:

  •  Registro da jornada de trabalho;
  •  Gestão de ponto;
  •  Controle de horas extras;
  •  Fechamento da folha de pagamento;
  •  Apontamento e gestão de atividades.

Se a sua empresa ainda enfrenta dificuldade para realizar atividades simples como essas que citamos acima, você precisa aderir às ferramentas online para o RH. Com uma aplicação especializada as falhas no lançamento manual de ponto serão automaticamente eliminadas e será mais fácil fechar a folha de pagamento e tudo mais que envolve a gestão de colaboradores.

Super planilha de indicadores de RH

3 motivos para usar ferramentas online para o RH

1. Automatizar o registro da jornada de trabalho

O propósito das ferramentas online para o RH e demais setores da empresa é tornar a gestão mais ágil e eficiente. O primeiro passo para isso é automatizar o registro da jornada de trabalho. Afinal de contas, o controle de ponto manual já está ultrapassado, não é seguro e demanda muito tempo do RH. Isso sem falar em rasuras, erros de digitação e outros aspectos que tornam a gestão em papel ineficaz.

Para a maioria da empresas o principal motivo para automatizar o registro da jornada de trabalho é a redução do esforço operacional. Com a implantação de ferramentas online para o RH os registros são automaticamente registrados. Os dados podem ser exportados ou compartilhados via integração com outros sistemas, como o de folha de pagamento.

2. Fazer a gestão de ponto em tempo real

Quanto maior a empresa, mais difícil é fazer a gestão do ponto. Seja pela quantidade de colaboradores, pelo volume de filiais ou mesmo pelas características do serviço prestado – como trabalho externo. As ferramentas online para o RH resolvem esse contratempo. Um exemplo são as aplicações fornecidas pela Ahgora para gestão do ponto tempo real.

Com o sistema Ahgora o registro da jornada de trabalho é feito e processado em tempo real. Isso permite ao RH, gestores, líderes e até ao próprio colaborador visualizar o espelho de ponto, com todas as informações sobre a escala ou jornada de trabalho, as batidas e o saldo de horas por período. Vale ressaltar que o sistema oferece total mobilidade aos usuários. Ou seja, o colaborador pode bater o ponto de onde estiver, via wi-fi ou 3G.

3. Simplificar a conferência entre horas apontadas e trabalhadas

Todas as empresas querem reduzir custos e a sua não deve ser diferente. Você sabia que existem ferramentas online para o RH que simplificam a conferência entre o apontamento de horas e o registro da jornada de trabalho? Com isso é possível ter mais clareza sobre a produtividade dos colaboradores e direcionar melhor as demandas. A análise dos dados dá mais clareza sobre o real custo das atividades executadas no dia a dia e se elas realmente dão lucro ou se geram prejuízo.

4. [Bônus] Vantagens do SaaS

Optando por uma software como serviço (SaaS) você tem mais um motivo para utilizar ferramentas online para o RH. A contratação traz algumas vantagens, como a atualização automática. Isso significa que a cada mudança na legislação não haverá custo algum para manter o sistema atualizado, pois isso é feito automaticamente pelo fornecedor. Já os sistemas que dependem de instação não oferecem essa facilidade, além disso exigem a aquisição de novas versões, onerando as finanças da organização.

Como você percebeu, neste artigo listamos somente três motivos para usar ferramentas online para o RH. Porém, existem vários outros, como ter mais controle sobre as horas extras – o que também promove a redução de custos. O próprio tempo destinado ao fechamento da folha de pagamento (com o sistema online bastam dois cliques para exportar os dados).

Portanto, se você já está convencido de que as ferramentas online são realmente úteis e indispensáveis para o RH, é hora de conhecer o Ahgora Pontoweb. Com essa aplicação é possível gerenciar a jornada de trabalho dos colaboradores e visualizar todas as informações de forma intuitiva e simples. O sistema torna a gestão de intra e interjornadas mais eficiente e segura, além de gerar economia para as organizações.

Solicite uma demonstração do Ahgora Pontoweb e entenda na prática como a sua empresa pode usufruir de todos os benefícios que citamos. Se você gostou deste post, sugerimos também a leitura dos artigos abaixo:

Ferramentas de Gestão de Pessoas: o que as empresas perdem por não investir em tecnologia

Controle de ponto externo: 7 vantagens de usar a tecnologia

Softwares para contabilidade: stack de ferramentas do contador estrategista