Ferramentas de RH são capazes de tornar a gestão de pessoas mais eficaz, ágil e veloz. Com o desenvolvimento da tecnologia, muitos sistemas digitais foram lançados, causando uma verdadeira revolução na área de Recursos Humanos. Elas ajudam a dinamizar a gestão, trazendo mais confiabilidade e menos erros.

Profissionais de RH não podem mais apenas realizar tarefas burocráticas, como o fechamento da folha de pagamento. Eles precisam ir além, contribuindo com o crescimento da empresa. Mas, para isso precisam de mais tempo e agilidade em suas tarefas, o que é possível por meio da tecnologia.

Sabemos do seu desafio de ter uma equipe cada vez mais produtiva, com profissionais flexíveis e resilientes, e que se adaptem às melhores e mais inovadoras ferramentas. Pois bem, queremos te ajudar nessa transformação! Por isso, preparamos esse texto com ferramentas de RH que podem lhe ajudar. Confira!

5 ferramentas de RH para facilitar a gestão

Empresas que investem em sistemas automatizados fazem com que os profissionais de Recursos Humanos tenham mais tempo em suas tarefas. Além disso, é uma forma de aumentar a confiança entre colaboradores e gestores. Os erros são minimizados e todos os envolvidos saem ganhando.

Nos últimos anos, sistemas de armazenamento em nuvem, tecnologia que é usada nos e-mails, por exemplo, ganharam espaço. Todos os sistemas de que falaremos aqui contam com essa característica, permitindo acesso de qualquer lugar, basta ter internet. Confira agora 5 ótimas ferramentas de RH:

1.     Pontoweb

Já ouviu falar no Pontoweb? Por meio desse software é possível automatizar a gestão de ponto eletrônico dos funcionários, fazer o controle das jornadas, organizar as horas trabalhadas e extras, e muitas outras funcionalidades.

Desenvolvido pela Ahgora, esse sistema conta com Machine Learning, uma tecnologia que consiste no aprendizado de máquinas. Desse modo, a cada nova utilização, o sistema passa a apresentar resultados melhores. Então, quanto mais é usado, mais contribui com as atividades do RH.

O Pontoweb agrega vários módulos e aplicativos desenvolvidos pela Ahgora, todos projetados para facilitar o seu trabalho. Com ele, o fechamento da folha de pagamento pode ser feito até 60% mais rápido. Além disso, ajuda a economizar até 30% com gastos em horas extras.

2. SocialBase

Com o encontro de gerações, como fazer com que todos entendam e se comuniquem eficientemente dentro da empresa? A chave é a linguagem! Criar iniciativas e promover ações de endomarketing, por exemplo, podem ajudar a fidelizar os colaboradores como clientes internos.

Aliás, a comunicação interna da empresa pode estar dispersa em ferramentas que não são atrativas e não cumprem seu papel de levar as informações importantes. Isso vale tanto para os líderes quanto para os demais profissionais.

Você já ouviu falar da SocialBase? Essa é uma plataforma de comunicação instantânea, que oferece um chat corporativo rápido e seguro. Além disso, através dela, é possível fazer a gestão do conhecimento da sua empresa, reunindo todas as informações em um único lugar com acesso rápido e fácil.

Por fim, é possível fazer o alinhamento cultural e estratégico da empresa, prestar suporte às ações do RH de comunicação interna e fomentar ações de endomarketing. Tudo isso com segurança e confiabilidade nas informações. Então, isso mostra como as ferramentas de RH são muito importantes.

3. Timesheet

Esse produto da Ahgora serve para realizar a gestão de tarefas, sendo um sistema pensado para entregar análises precisas relacionadas ao custo de cada projeto ou cliente para a empresa. Por meio dele é possível avaliar os valores por atividades, projetos e equipes.

O Timesheet permite que os gestores e líderes consigam identificar os resultados do negócio. Todos os dados podem ser acessados na palma da mão, classificando as horas entre despesas, investimentos e custos, conforme a produtividade dos colaboradores.

É o primeiro gerenciador de tarefas integrado ao registro de ponto do mercado. Assim, possibilita a alocação eficiente do tempo, permitindo que o desempenho dos profissionais seja potencializado. Por fim, a ferramenta centraliza informações de times, sendo eficaz também para a gestão de externos ou remotos.

4. WebTraining

A WebTraining é um sistema de gerenciamento de aprendizagem, que pode ser usado tanto de maneira presencial quanto online. A plataforma conta com uma série de cursos disponíveis, capazes de contribuir com o desenvolvimento técnico dos profissionais. A ferramenta pode ser utilizada para a realização de cursos obrigatórios, exigidos em determinadas funções, por exemplo.

Esse sistema ajuda a aumentar a participação dos colaboradores, encaminhando e-mails automáticos aos usuários em relação ao término de cada atividade. Para o RH, isso é excelente, já que facilita o gerenciamento de pessoas. Afinal, entrega relatórios de frequência, desempenho e interação nos cursos.

O WebTraining conta ainda com um algoritmo que recomenda conteúdos com base no histórico do acesso de cada usuário. Ou seja, é mais uma vantagem na qualificação profissional e uma ferramenta que facilita a rotina do RH e dos profissionais.

cta meio Eficiencia operacional no RH

5. Leader

O Leader é um sistema da Ahgora, voltado para as lideranças dos negócios. Esse aplicativo possui armazenamento de dados em nuvem e tecnologia IoT, permitindo que as informações sejam acessadas em tempo real pelos gestores. Aliás, seu objetivo é facilitar a conexão deles com os colaboradores.

Ele entrega mais autonomia para os times, seguindo as recomendações da legislação trabalhista. Isso porque os gestores credenciados visualizam o espelho de ponto e podem aprovar solicitações de qualquer lugar. Por exemplo, quando um colaborador deseja tirar férias, o pedido aparece por meio desse sistema.

É um aplicativo que ajuda a estimular a formação de novas lideranças, pessoas capazes de contribuir para o crescimento da empresa. Além disso, o RH ganha mais tempo, já que algumas questões passam a ser resolvidas diretamente entre colaboradores e líderes de áreas.

Otimize a gestão de pessoas com ferramentas de RH

As ferramentas de RH existem para facilitar a rotina dos profissionais da área. Com o passar dos anos, surgem novos sistemas, que a cada versão entregam ainda mais benefícios para os gestores. Entretanto, os colaboradores também são contemplados, já que passam a confiar mais nas empresas.

Existem no mercado diversos softwares que realizam cálculos automáticos, facilitando a gestão de ponto e de pessoas. Além disso, os sistemas podem ser integrados com a folha de pagamento, facilitando a dinâmica dentro do RH. O controle de horas extras é uma atividade possível de ser feita de forma digital.

A tecnologia de cloud computing, por exemplo, permite que todos os dados e documentos do sistema fiquem armazenados de forma segura. Por fim, o acesso aos dados pode ser feito pelos mais variados dispositivos, como tablets e smartphones, de qualquer lugar com acesso à internet, facilitando assim a gestão à distância.

A Ahgora investe constantemente no desenvolvimento de sistemas inovadores para a gestão de pessoas. Se você quer conhecer um pouco mais sobre nossas ferramentas, entre em contato, fale com a Ahgora e aproveite!