Em 2020, com a instauração da pandemia de Covid-19 e a implementação de medidas de distanciamento social para evitar a proliferação da doença, muitas empresas precisaram migrar para o trabalho remoto. Então, gerir uma equipe de vendas a distância passou a ser um desafio.

A volta completa ao trabalho presencial parece ser algo que ainda vai levar um tempo para acontecer. Na verdade, algumas empresas estudam a possibilidade de migrar para o formato remoto de maneira permanente.

Isso porque o trabalho no formato anywhere office, ou seja, o trabalho de qualquer lugar, pode representar uma significativa redução de custos operacionais e ainda melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Isso envolve também o trabalho em casa, amplamente divulgado como home office durante a pandemia.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com 7 dicas valiosas de como gerenciar uma equipe de vendas a distância:

  1. Crie um plano de trabalho a distância;
  2. Faça a documentação de todos os procedimentos;
  3. Ajude os vendedores na definição de uma rotina de trabalho;
  4. Utilize indicadores para monitorar o desempenho da equipe;
  5. Realize reuniões para dar feedbacks periodicamente;
  6. Promova uma comunicação eficiente entre os colaboradores;
  7. Confie e dê autonomia para os seus vendedores.

Convidamos você a prosseguir com a leitura até o final para descobrir quais boas práticas pode adotar para melhorar a produtividade do seu time mesmo a distância.

7 dicas de como gerir uma equipe de vendas a distância

Uma equipe comercial pode sim obter bons resultados mesmo trabalhando remotamente..

Confira abaixo como gerir uma equipe de vendas a distância a partir de 7 dicas.

1.     Crie um plano de trabalho a distância

O plano de trabalho remoto deve estabelecer as responsabilidades de cada colaborador e as metas que precisam ser alcançadas. Assim, sempre considerando o fato de que todas as tarefas precisam ser realizadas à distância.

Além disso, fica definido neste planejamento os prazos, as novas prioridades e a rotina geral da equipe de vendas.

2.     Faça a documentação de todos os procedimentos

Esta segunda dica de como gerir uma equipe de vendas a distância tem muita relação com o que falamos anteriormente.

É de extrema importância que, além de fazer o plano de vendas, você documente todos os procedimentos, responsabilidades, andamento dos projetos e metas do time.

Dessa forma, todos os colaboradores poderão acessar esse documento independente de onde estiverem trabalhando e esclarecer qualquer dúvida que surgir futuramente. 

3.     Ajude os vendedores na definição de uma rotina de trabalho

Profissionais que estão acostumados a trabalhar presencialmente podem apresentar dificuldades para se adaptar ao trabalho remoto.

Visto isso, uma boa forma de como gerenciar uma equipe de vendas fora do escritório é estabelecer uma rotina com horários e tarefas bem definidos.

Além disso, procure oferecer aos vendedores os recursos necessários para o desempenho de suas funções independente de onde estejam trabalhando, como cadeiras de escritório, notebooks, etc.

Um app no celular pode ajudar muito os vendedores a manterem uma rotina de trabalho sem falhas no follow-up, além de agilizar o trabalho e trazer mais produtividade para a equipe comercial.

Veja como funciona esse tipo de aplicativo de vendas no smartphone:

App de vendas - Conheça o aplicativo Agendor para Android e iOS

4.     Utilize indicadores para monitorar o desempenho da equipe de vendas

Não abra mão do uso de indicadores de desempenho. Especialmente no trabalho a distância, essas ferramentas vão te ajudar a ter maior controle sobre a performance dos vendedores e sobre as estratégias de vendas implementadas.

5.     Realize reuniões para dar feedbacks periodicamente

Não há como gerir uma equipe de vendas a distância se você não se reunir periodicamente para fornecer feedback.

Essas reuniões remotas podem ser feitas por videochamada uma vez por semana, de modo que não importa onde os colaboradores estejam, eles conseguem participar. Então, reserve esse momento para repassar o resultado dos indicadores, reconhecer esforços, alinhar expectativas e sugerir o que pode ser feito para melhorar o desempenho individual e coletivo.

6.     Promova uma comunicação eficiente entre os colaboradores

No trabalho a distância, é de extrema importância se atentar à qualidade e eficácia da comunicação entre os membros da equipe de vendas.

Quando os colaboradores não se comunicam de maneira eficiente, acaba-se dando margem para erros que podem comprometer o desempenho de todo o time.

Mais à frente vamos mostrar algumas ferramentas que podem te ajudar nesse sentido.

7.     Confie e dê autonomia para a sua equipe de vendas

Encerrando nossas dicas de como gerir uma equipe de vendas em anywhere office, procure confiar em seus colaboradores. Assim, dê autonomia para que eles possam realizar suas tarefas e tomar determinadas decisões no dia a dia sem precisar consultar o gestor comercial a todo momento.

Ou seja, você deve evitar o microgerenciamento ao máximo. Afinal, essa é uma prática contraproducente e que pode prejudicar os resultados da equipe.

equipe de vendas em Home Office

Ferramentas para gestão de equipes a distância

O que você achou das dicas de como gerir uma equipe de vendas a distância?

Para te ajudar a colocá-las em prática, separamos aqui uma lista de ferramentas que podem ser grandes aliadas do seu time:

Saiba mais sobre o sistema de CRM Agendor assistindo a este vídeo e confira como ele pode ajudar a alavancar as vendas do seu negócio:

Agendor - Plataforma de CRM e gestão comercial

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.