A gestão de ponto é um desafio para a sua empresa? Saiba que você não está sozinho. Diversos profissionais de RH e empresários enfrentam muitos dilemas relacionados ao controle de ponto. A boa notícia é que existem formas eficientes de otimizar a gestão de pessoas. Neste post vamos apresentar as principais vantagens de investir no ponto eletrônico da Ahgora e esclarecer como a tecnologia pode ajudar você a superar os desafios do dia a dia. Confira também em áudio, se preferir!

Antes de tudo, é importante descrever o processo da gestão de ponto e sua evolução. Durante muito tempo o registro da jornada de trabalho foi feito de forma manual, em livro ponto. Depois vieram os relógios cartográficos, o ponto eletrônico e, por fim, as aplicações para computador e smartphone. A função de todos os métodos é a mesma: coletar dados sobre a jornada de trabalho, a fim de identificar o montante de horas trabalhadas e sua especificação (normais ou extras).

O grande diferencial trazido pela tecnologia foi a automatização dos processos. Com o software de gestão de ponto eletrônico da Ahgora, por exemplo, é possível registrar e processar as informações sem a necessidade de um intermediário. O sistema armazena os dados de forma segura e os mantém atualizados em tempo real. Isso promove a modernização da gestão de RH, dá mais dinamismo aos negócios e mantém o foco em resultados efetivos.

Ponto eletrônico da Ahgora: Pontoweb

Quais são seus desafios na gestão de ponto?  

Você já deve ter percebido que a gestão de ponto envolve toda a empresa, porém, certos aspectos são mais relevantes para algumas áreas ou profissionais específicos. Enquanto o RH busca a otimização dos processos e a redução de atividades operacionais, os diretores ou proprietários da empresa estão em busca de uma relação mais transparente com seus colaboradores.

Assim, juntamente com o financeiro, precisam de previsibilidade e redução de custos com horas extras. Já a preocupação dos profissionais de TI é com a segurança das informações, o seu armazenamento e qualidade dos softwares de ponto eletrônico da Ahgora.

No fim das contas, os exemplos que citamos acima também são de interesse das lideranças, que alocam as horas em tarefas; dos empregados, que precisam acompanhar suas horas trabalhadas; do jurídico, que precisa garantir que não hajam passivos trabalhistas, e por aí vai.

Preencha o formulário abaixo e fale com nossos consultores para garantir a segurança jurídica da sua empresa!

Portanto, o controle da jornada de trabalho envolve toda a empresa e tem um grande impacto sobre as finanças da organização. Você já pensou em fazer uma gestão de horas orientada à redução de custos? Ter mais controle sobre horas trabalhadas, banco de horas, horas extras, faltas, atrasos, intervalos e justificativas possibilita a redução de custos, principalmente quando feito de forma automatizada.

Talvez o seu principal desafio não seja nenhum dos aspectos já citados. Quem sabe você busca meios de gerir funcionários externos ou unidades afastadas sem ter que se deslocar; ou sua perspectiva é conceder mais autonomia gerencial e comparar a produtividade entre equipes. Independente de qual for a sua necessidade, o controle de ponto eletrônico é a solução para simplificar os processos e tornar a gestão do RH mais eficiente.  

Ponto eletrônico da Ahgora: porque escolher

Como escolher o software de ponto eletrônico

Listamos alguns tópicos que você deve considerar na hora de escolher um sistema de ponto eletrônico. Vale ressaltar que a Ahgora atende a todos os requisitos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e seu software está em constante aprimoramento.  

  • Defina os requisitos funcionais: cálculos automáticos, relatórios gerenciais, navegação intuitiva, etc.
  • Defina os requisitos técnicos: biometria antifraude, arquivos fiscais, integrações, informações em tempo real, etc.
  • Busque um sistema que tenha integração com soluções de ERP, folha de pagamento, etc.
  • Questione sobre suporte e manutenção do sistema. O ideal é que ambos sejam remotos e não interrompam o uso.
  • Verifique se a ferramenta escolhida gera relatórios de produtividade.  

6 vantagens de usar o ponto eletrônico da Ahgora

A Ahgora possui mais de uma solução de ponto eletrônico, para atender diferentes necessidades. O Ahgora Mobile é um aplicativo para a batida de ponto online, ou seja, pode ser usado em qualquer lugar. Outra alternativa é o Ahgora Batida Online, que faz o controle de jornada via browser ou extensão, mesmo quando não há acesso à internet.  

Clique ao lado e solicite um contato dos nossos consultores!

1. Informações atualizadas em tempo real

Com os dados atualizados em tempo real é possível eliminar eventuais problemas em serviços externos, como ausência de profissionais, que pode acarretar em multa contratual. Além disso, você também tem a gestão de custos com horas extras desde o primeiro dia do mês, acabando com os custos não previstos.  

2. Integração de dados

Com o software de gestão de ponto eletrônico da Ahgora você terá um único fornecedor de hardware e software, com atendimento e serviço remoto para ambos. Portanto, os dados estarão todos no mesmo local e você não precisará usar pendrive ou qualquer outro meio para integrar as informações que necessita. A integração pode ser feita com mais de 50 sistemas de folha de pagamento, por exemplo. Isso significa que em apenas dois cliques você consegue acessar e visualizar os dados que desejar. Resumindo, você tem todos esses benefícios sem precisar fazer a gestão de um servidor interno.

3. Redução de custos e riscos trabalhistas

A solução fornecida pela Ahgora é 100% legal, pois é adequada à Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que regulamenta os Sistemas de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) convencionais, por sistemas alternativos de ponto eletrônico e por sistemas de ponto por programa.

4. Garantia de segurança das informações

A segurança é determinante na contratação de uma solução de ponto eletrônico e a Ahgora garante proteção das informações armazenando-as em servidores que estão em conformidade com a ISO 20075. O sistema também oferece mensageria, emissão de relatórios automatizados e visualização de dados em mapas.

5. Aumento de produtividade

Com a gestão de ponto eletrônico da Ahgora é mais fácil quantificar as horas trabalhadas e acompanhar a produtividade da sua equipe. O sistema de registro de ponto também pode ser integrado a uma ferramenta de timesheet, usada para registrar o tempo dedicado em determinada atividade. Essa integração elimina a conferência manual entre horas trabalhadas e horas conciliadas e impede registros com inconsistências.

6. Transparência nas relações de trabalho com o ponto eletrônico da Ahgora

O software de gestão de ponto da Ahgora flexibiliza a sua gestão e amplia a transparência nas relações de trabalho. Afinal, todos podem acompanhar os fluxos da empresa de maneira ágil e móvel. Tanto o RH, quanto os gestores da área e colaboradores têm as informações na palma da mão.

Quer conhecer mais vantagens de usar o ponto eletrônico da Ahgora? Conheça o case da Emecinco, que conseguiu otimizar a gestão de pessoas, aumentar a segurança jurídica e reduzir os custos.