Ter um Departamento de Recursos Humanos mais ágil, com tempo para cuidar dos seus colaboradores, é o sonho de toda empresa. Principalmente aquelas que conseguem além de ter apenas um RH, utilizar o conceito de Desenvolvimento Humano e Organizacional, o DHO. Aliás, este era um dos objetivos do Grupo Ideal.

Empresas que utilizam este conceito entendem que os colaboradores devem ser desenvolvidos além das questões profissionais. Assim, pensam e criam projetos para aprimorar e cuidar de aspectos sociais, emocionais e racionais. É um trabalho de valorização com objetivos como aumento da produtividade dos profissionais e maior rentabilidade para as empresas.

O Grupo Ideal Trends é composto por 25 empresas ligadas à indústria, gestão de negócios, saúde e bem-estar e tecnologias online. Possui 450 colaboradores geridos por uma equipe de 5 pessoas que formam o DHO. 

Conforme Taynara Brito, analista de RH do grupo, a implantação da Ahgora na empresa foi uma virada de chave. Aliás, não apenas para o setor, mas para a empresa por completo.

Quando buscamos entender que nosso trabalho poderia ser mais ágil, vimos que poderíamos automatizar. E quando a gente visualizou todos os benefícios, observamos que mudou muito a questão do ponto, como também a relação do líder direto com o colaborador”, explica a analista.

Descentralização de ações gerou ganho de tempo no Grupo Ideal

Até junho de 2020, a Ideal Trend utilizava um outro tipo de batida de ponto, o que gerava muita demanda dos colaboradores para o RH sobre informações como banco de horas, por exemplo

Taynara brito

“Não possuíamos a gestão em tempo real, então tínhamos dificuldade da pessoa registrar o ponto. Precisávamos ficar enviando para o RH, fazíamos o trabalho manual por termos uma batida pelo relógio. Então, o que fizemos foi buscar algo que nos ajudasse a automatizar o processo”, destaca Taynara.

Para ela, uma das grandes vantagens da chegada da Ahgora na Ideal Trends foi a descentralização de informações. “Sem falar que o colaborador registra a batida de ponto e já sabe em tempo real tudo o que está acontecendo com o ponto dele, foi muito bom”

Autonomia e melhor relação entre colaborador e gestor

“A Ahgora nos deu autonomia, principalmente ao colaborador, porque todo mundo quer saber sobre o seu ponto e ter o próprio controle”. A frase da analista do Ideal Trends confirma que ter a própria gestão, acesso direto ao ponto e ao espelho de ponto é muito importante para fomentar uma relação segura e transparente.

O Pontoweb, utilizado pela empresa, possibilita que os colaboradores tenham esta visão em tempo real, sem precisar demandar as informações para o RH. Assim, o Grupo Ideal conseguiu descentralizar as atividades do RH.

“Antes de usarmos o Pontoweb, a gente demorava em torno de uma semana para dar respostas sobre estas informações para eles. Agora a pessoa tem uma visão geral”, explica Taynara.

Os benefícios da Ahgora para o Ideal Trends

“Na nossa visão os maiores benefícios são a gestão rápida, a automatização de processo e a oportunidade do colaborador ter acesso ao seu ponto. A descentralização da informação foi muito importante para nós, por tirar do RH essa responsabilidade. Porque agora eles ficam de olho no tempo deles e até mesmo para liderança, foi uma virada de chave”, lembra a analista do grupo. 

Antes, o grupo estava voltado ao RH tradicional. O passo a passo burocrático, que impossibilitava a analista a ter mais tempo para uma visão estratégica, pensar em projetos, em pessoas, estar voltada às atividades reais de um DHO.

“Inclusive, hoje sabemos que temos mais segurança jurídica e sabemos que estamos fazendo tudo dentro do que a lei prevê.”

Taynara Brito, analista de RH do grupo

A Ahgora nos trouxe economia de tempo muito grande para todos os setores, incluindo os colaboradores, gestão e batida de ponto, espelho de ponto. Escolhemos a Ahgora porque era o que vimos de mais completo, e vocês possuem outros apps que queremos implantar. Com certeza posso afirmar que essa virada de chave foi nosso maior resultado”, finaliza a analista do Grupo Ideal.

Faça como o Grupo Ideal e invista em tecnologia para o RH!

Até hoje muitas empresas não sabem o que precisam fazer para ter um RH ágil. Mas, livrar-se das anotações em papel e contratar sistemas que permitam uma gestão digital são coisas que ajudam bastante a melhorar essa condição. E a Ahgora pode ajudar o seu negócio neste sentido.

O Pontoweb, por exemplo, é uma ferramenta capaz de auxiliar na tomada de decisões assertivas. Por meio dele é possível avaliar resultados em tempo real, em apenas alguns cliques. Isso acontece devido ao armazenamento em nuvem, que facilita o acesso aos dados.

O Grupo Ideal percebeu isso e apostou em tecnologia de ponta para tornar as atividades da área de Recursos Humanos mais ágeis. Nossos aplicativos são desenvolvidos para atender todas as necessidades do seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo e confira outros detalhes!