Sempre que há greves, alagamentos ou acidentes, trabalhadores têm dificuldades para se deslocar. O home office é uma excelente opção para as empresas que precisam manter a operação, sem prejuízo. Além disso, trabalhar em casa ajuda a garantir a satisfação dos colaboradores.

Porque utilizar o home office

Além da necessidade que surge diante da greve dos caminhoneiros, o modelo de trabalho remoto é uma tendência de mercado que acompanha o perfil da geração Y e Z. A modalidade de home office tem uma grande vantagem segundo na nova legislação trabalhista, ela não é irretratável.

Isso significa que o empregado pode atuar nesta modalidade de trabalho conforme a necessidade de ambos, desde que haja consentimento mútuo entre as partes.

Como fazer a gestão de presença no home office

Antes de acordar o home office com seus colaboradores, é importante ter certeza que possuem a infraestrutura necessária para executar as atividades em ambiente remoto. Mais do que isso, é preciso acordar os horários de trabalho e definir uma forma de gerir a jornada de modo que a produtividade não seja afetada.

Ferramentas de gestão de ponto e presença manuais, ou softwares instalados em equipamentos locais não permitem que este tipo de gestão seja feita de forma eficiente e segura. Isso porque estas modalidades oferecem riscos de perdas de dados.  

Por outro lado, o uso de plataformas em nuvem, como o Ahgora PontoWEB, permitem que o acesso ao sistema seja realizado em qualquer lugar, sem a necessidade de o colaborador comparecer à empresa. Ou seja, o seu funcionário pode registrar o ponto de casa e o gestor ou RH recebe as informações sobre a jornada de trabalho em tempo real. Assim, evita-se o assédio e tem-se a certeza de que o mesmo está em atividade.

O sistema em nuvem da Ahgora também é multiplataforma, facilitando assim a batida de ponto que pode ser realizada por meio de aplicativos para computador, smartphones e tablets, como é o caso do Ahgora Multi.

Como gerenciar as atividades do colaboradores

Trabalhar em home office exige bastante organização do colaborador para que o ambiente não o distraía e atrase as suas atividades. Gerir colaboradores que não estão próximos aos gestores e ao RH pode ser complicado e cabe à empresa e aos líderes das equipes desenvolverem formas de gerenciar as atividades.

Uma ferramenta que pode apoiar essa gestão é o Timesheet. A partir da ferramenta é possível definir uma série de atividades a serem executadas durante o período e o colaborador sinaliza as horas trabalhadas em cada uma das atividades. Essa ferramenta permite ter uma gestão eficiente sobre as horas de trabalho dos colaboradores que estiverem atuando remotamente ou que estejam na empresa.

Conclusão

Para conseguir superar ambientes de crise, ou greve causados pela inconsistência do nosso cenário político atual, os empresários devem contar com a tecnologia para driblar as dificuldades através de uma gestão inteligente e ágil. A inovação vem para facilitar o dia a dia e apoiar a tomada de decisão, mas é preciso saber utilizá-las de forma eficiente e segura, para que as operações não sejam prejudicadas.

Você consegue aplicar a modalidade de trabalho remoto na sua empresa? Conta pra gente quais as suas dificuldades e como você faz para gerenciar a sua equipe. Caso queira saber mais sobre as formas de registro de jornada dessas modalidades, ficaremos felizes em ajudar.

Compartilhe