Indicadores de RH são dados capturados no dia a dia das empresas e que auxiliam os gestores na tomada de decisões. Por meio deles é possível pensar em melhorias, desenvolvimento de políticas e evitar erros. Em resumo, esses indicadores auxiliam a área de Recursos Humanos, que passa a ter uma visão mais estratégica.

Monitorar os indicadores de RH é importante porque dá às empresas a chance de agir rapidamente. Uma taxa de rotatividade crescente dos vendedores de um comércio, por exemplo, sugere que as condições de trabalho não são atrativas a ponto de mantê-los interessados no longo prazo. E, muitas vezes, isso pode estar associado a práticas ineficazes de gestão.

O que são indicadores de RH?

Indicadores de RH são também conhecidos como KPIs ou Key Performance Indicators, e tratam-se de valores expressos em forma numérica ou percentual, utilizados para mensurar resultados de ações realizadas.

Por meio deles, o RH tem informações assertivas sobre a operação, capazes de auxiliar em melhorias de processos, na tomada de decisões e no alcance dos objetivos estratégicos da empresa como um todo.
Diante desse cenário, definir os KPIs ideais para o cenário da empresa é essencial para RHs que desejam ser mais estratégicos e atuar de forma ativa na melhoria contínua da operação.

Os indicadores de RH compõem uma ferramenta essencial aos departamentos de gestão de pessoas que têm função estratégica. Conhecidas como RH 4.0, essas equipes têm o objetivo de ajudar as empresas a ganhar eficiência e produtividade, a partir do desenvolvimento das habilidades dos colaboradores.

As tarefas, portanto, são bem menos burocráticas no dia a dia. Atividades manuais, como o fechamento da folha de pagamento, por exemplo, devem ser substituídas por softwares capazes de automatizar os processos. Então, sobra mais tempo para que os profissionais de Recursos Humanos atuem de forma estratégica.

Em suma, os indicadores de RH consistem em métricas que servem para avaliar o desempenho dos profissionais da área durante determinado período de tempo. É importante ter atenção, já que são considerados indicadores de performance somente os usados nas decisões estratégicas do negócio e que ajudam a empresa a atingir metas.

O RH deixou de ter um papel burocrático nas empresas e passou a pensar no futuro dos negócios, buscando soluções para as dificuldades encontradas. Mas, é importante avaliar essas medidas, evitando desperdícios. Desse modo, entra em cena o tema deste artigo, trazendo resultados sobre o que é praticado.

Confira a seguir todos os detalhes deste assunto, e aproveite para baixar um infográfico exclusivo com mais detalhes sobre os 10 principais indicadores de desempenho do RH que você precisa acompanhar.

Indicadores de RH Thumb 1200x628 1

O que é performance de RH

Performance de RH é um processo por meio do qual os profissionais da área conseguem determinar metas saudáveis, de acordo com os objetivos da empresa, e mensurar esse resultado com base em indicadores. Em suma, trata-se de estabelecer metas, criar um plano de ação para alcançá-las e executar essas atividades. Cabe à gestão, também, monitorar a performance do time em prol disso.

Aqui, chegamos a um ponto importante sobre a performance. Você pode achar que é fácil perceber uma tendência como essa a olho nu. Mas a situação fica evidente mais cedo se o gestor de RH colocar as admissões e desligamentos no papel – ou na planilha. Quem se antecipa pode resolver a questão antes que ela se torne um problema.

Outros indicadores ajudam a evitar que as empresas se exponham a riscos trabalhistas. É o caso, por exemplo, de métricas relacionadas à jornada de trabalho. Se o volume de horas extras aumenta repentinamente, aí está um ponto de atenção.

Talvez seja preciso reavaliar a quantidade de colaboradores da empresa, considerando a demanda de atendimento. Enfim, monitorar a gestão de pessoas deve ser uma das tarefas do RH, permitindo identificar todos os possíveis gargalos.

Indicadores de RH

Para que servem os indicadores de RH?

Os indicadores de RH servem para mostrar o que está dando certo e o que pode ser melhorado em uma empresa. Desse modo, gestores e Recursos Humanos possuem dados concretos em mãos, que são essenciais para identificar o que está acontecendo na organização. Assim, é possível justificar investimentos e cortes em determinadas áreas.

Os KPIs não dão respostas prontas. Na verdade, eles existem para dar visibilidade aos fatos e servem de subsídio para as equipes de RH. Aliás, é papel dos gestores estudar cada situação, procurando identificar as causas e propor ações para reforçar boas práticas e superar problemas.

E quais indicadores de RH é preciso acompanhar? O número de métricas existentes é imenso, mas olhar para todos ao mesmo tempo é contraproducente. Para ajudar você nessa tarefa, a Ahgora preparou uma planilha de indicadores de RH essenciais para qualquer departamento de gestão de pessoas, e ela está disponível para download logo aqui abaixo. Não perca!

A planilha inclui dados básicos que você deve preencher. Um exemplo são os gastos com a folha de pagamento, afinal, esses valores variam de um negócio para outro. Com ela, fica fácil perceber quais áreas da empresa consomem mais ou menos com pagamento de salários.

Além disso, a planilha tem uma área para registro do número de contratações e desligamentos. Esse acompanhamento permite identificar a taxa de rotatividade da empresa, por exemplo. Em resumo, o gasto com novos colaboradores é elevado, ainda mais quando eles precisam de treinamento. Você também pode fazer o download clicando no banner logo abaixo!

cta meio Indicadores de RH

Quais são os indicadores de RH

Existem diversos indicadores de RH que devem ser avaliados durante a gestão de pessoas. De forma geral, é preciso entender que as empresas precisam investir em funcionários qualificados, sendo que os treinamentos retornam em lucros para o negócio. Além disso, o bem-estar deles também precisa ser considerado, e esse tipo de avaliação ajuda com isso. Dito isso, os indicadores de RH mais comuns são:

  • Absenteísmo;
  • Avaliação de aprendizagem;
  • Clima organizacional;
  • Custo per capta de benefícios;
  • Custos de rotatividade;
  • Folha de pagamento;
  • Investimento em treinamentos;
  • Produtividade;
  • Tipos de reclamações trabalhistas e número de reclamações trabalhistas;
  • Relação entre horas extras e horas trabalhadas;
  • ROI;
  • Tempo médio na empresa;
  • Turnover.

Quer saber um pouco mais sobre cada um deles e como podem impactar o seu negócio de forma estratégica? Então, continue a leitura e confira quais são os três principais indicadores que você precisa começar a analisar agora mesmo se quiser destacar seu RH na empresa.

Absenteísmo e adicional de assiduidade

Quais são os três principais indicadores de RH a serem observados

Vamos, então, aos três principais indicadores de RH que o seu negócio precisa ter em mente. Lembrando que cada cenário é único, e pode ser que você já aplique algumas dessas análises. Então, lembre-se de consultar nosso infográfico completo para conferir quais são outras métricas essenciais para acompanhar por aí.

1. Absenteísmo

Absenteísmo é um dos indicadores de RH mais comuns e importantes de serem acompanhados. Ele mensura a relação numérica e proporcional entre a quantidade de colaboradores que entram e que saem da sua empresa. Ou seja, é uma forma de acompanhar também o índice de rotatividade. Este KPI é essencial de ser acompanhado na sua empresa, lembrando que você deve definir uma meta a ser mantida e orientar sua análise por ela.

O índice de absenteísmo pode ser usado também como uma forma de identificar pontos de melhoria nos processos de recrutamento e seleção, analisando melhor os perfis de candidatos dentro do prazo total de vagas. Assim, trazendo pessoas mais adequadas ao fit da empresa, você pode também medir o índice de retenção de talentos e verificar se ele apresenta algum aumento.

2. Valor da folha de pagamento

A folha de pagamento é o principal centro de custos dentro do RH, pois é ali que são considerados os valores de admissão, desligamento, promoções, bem como todos os proventos pagos ao colaborador. Esses valores são pagos com base nas horas trabalhadas e, portanto, essas horas precisam ser registradas e calculadas corretamente. Um sistema de ponto eletrônico pode ser um importante aliado do seu RH neste processo, saiba mais!

Indicadores de RH

3. eNPS

Por último entre os principais, destacamos o eNPS como um indicador que você precisa acompanhar. Este é o Empolyee Net Promoter Score, ou seja, um KPI que representa o nível de satisfação dos colaboradores com a empresa enquanto marca empregadora. Faça perguntas objetivas e solicite comentários, ouça os colaboradores e proponha melhorias com base nos feedbacks. Você vai ver o impacto disso no seu dia a dia e no ambiente de trabalho.

Bônus: use os indicadores para calcular o ROI da área

Assim como as áreas de desenvolvimento de produtos ou de vendas, as equipes de RH são cada vez mais cobradas pelo retorno dos investimentos que realizam. Experimente sugerir um novo treinamento aos colaboradores. Certamente uma das perguntas feitas pelo financeiro antes de liberar a verba será “que resultado ele traz?”.

O indicador de RH que responde a essa pergunta é o ROI. Essa taxa representa o percentual de lucro obtido em função de um investimento. Pense no caso do novo treinamento: se ele tem um ROI de 150%, significa que o potencial de ganho para a empresa ao oferecê-lo é de uma vez e meia o seu custo.

A planilha de indicadores de RH ajuda você a calcular o ROI de atividades voltadas à gestão de pessoas. É possível cruzar os números dos investimentos realizados com métricas já contabilizadas na planilha. Com isso, será mais fácil identificar o impacto das ações sobre indicadores como a taxa de rotatividade ou o nível de participação em treinamentos.

E aí, você precisa de mais tempo para lidar com números e auxiliar na gestão do negócio como um todo? Então, investir na automatização é o melhor caminho, e a Ahgora pode ajudar com isso. Nossos sistemas possuem armazenamento de dados em nuvem e informações em tempo real.

Conheça a Ahgora e evolua a gestão de pessoas na sua empresa!