O Leader é um aplicativo que faz parte do sistema Pontoweb. Por meio dele, as lideranças de setores conseguem tomar decisões sem que precisem depender do RH. Isso é algo excelente, já que serve para desburocratizar a gestão de pessoas e tornar os procedimentos mais ágeis. Confira este conteúdo também em áudio clicando no player abaixo!

Foi desenvolvido especialmente para descentralizar a atuação do RH, gerando mais autonomia para os líderes na gestão estratégica de pessoas. Sabemos que os profissionais de Recursos Humanos possuem uma rotina corrida, lidando com variados temas relacionados aos colaboradores. Então, quando possuem este auxílio, tudo começa a fluir mais rápido.

Quem atua na área de Recursos Humanos passa a contar com a chamada gestão compartilhada, promovendo lideranças e fazendo com que elas passem a ter um papel de destaque em relação à tomada de decisões. Entenda a seguir todos os detalhes sobre esse sistema e suas vantagens.

Como ser um gerente de RH eficaz com o Leader

O que é Leader?

O Leader é um aplicativo desenvolvido pela Ahgora, que possui armazenamento de dados em nuvem e tecnologia IoT. Desse modo, assim que um colaborador faz o registro de ponto, por exemplo, a informação sobre a jornada de trabalho já pode ser conferida em tempo real pelo líder. Tudo isso na palma da mão, diretamente no celular.

Integrado ao Pontoweb, é um app que entrega mais autonomia para os times e gerentes, sem descuidar da legislação trabalhista. Ele apresenta detalhes que facilitam o acesso dos gestores a informações de jornada dos colaboradores. Confira algumas características:

  • Dashboard interativo em tempo real;
  • Configuração de escalas e jornadas flexíveis;
  • Integração com sistema de folha de pagamento;
  • Maior assertividade no tratamento de ponto;
  • Lembretes para tratar pendências no ponto dos colaboradores;
  • Gestão de horas extras;
  • Aprovação de solicitações de abono do colaborador.

Essa plataforma  permite a gestão assim que os dados são registrados. Com ela,  os líderes credenciados visualizam o espelho de ponto e aprovam a solicitação, de qualquer lugar, desde que tenham conexão com a internet. Além disso, possui integração com outros produtos da Ahgora, como Multi e Timesheet, além é claro do Pontoweb.

Por meio dele é possível identificar quantos colaboradores estão presentes na empresa e quais estão trabalhando no local.

Descentralize a gestão de pessoas com o app Leader

Quais são os benefícios do Leader?

Essa é uma ferramenta vantajosa, que contribui muito com a gestão de pessoas. Serve para desobstruir as atividades do RH e ainda para dar mais autonomia aos líderes. Afinal, são eles quem estão em contato direto com os colaboradores, no dia a dia, e sabem melhor do que ninguém o que pode e o que não pode ser feito.

O aplicativo pode trazer benefícios diferentes, que variam de acordo com a empresa que o utiliza. No caso daquelas que possuem unidades em várias cidades, por exemplo, ajuda a tornar a tomada de decisões algo mais assertivo e veloz.

Reunimos os principais benefícios desse app, que é capaz de facilitar a gestão da jornada de colaboradores, tornando algo mais estratégico  e humanizado. Veja quais são.

Conheça o app Leader da Ahgora e transforme a sua gestão de pessoas!

1.     Mais atenção aos colaboradores

Com o Leader, é possível aproximar gestores de seus times, fazendo com que o rendimento de cada profissional passe a ser melhor. Além disso, é possível fazer um acompanhamento efetivo da jornada de trabalho. Isso serve para melhorar a relação que os trabalhadores possuem com a empresa.

Sendo assim, é uma maneira de aprovar horas e abonos com mais tranquilidade, sem que esse tipo de atividade passe a ser uma responsabilidade do RH. Quando cada líder de setor começa a ter uma relação mais próxima com os colaboradores, estes se sentem acolhidos. E isso dá mais velocidade nas resoluções de pedidos e processos.

Por outro lado, quando necessitam de atendimentos do RH, nem sempre é algo que acontece rapidamente. Afinal, os profissionais de Recursos Humanos possuem uma rotina movimentada e por mais que sirvam de conexão entre empresas e trabalhadores, nem sempre conseguem atender rapidamente.

2.     Autonomia e liderança

Gestores de RH devem promover a formação de lideranças, algo que é benéfico para o negócio como um todo. Assim, por meio do aplicativo, os líderes possuem acesso facilitado ao banco de horas, então podem aprovar a realização de horas extras e ainda são capazes de fazer o acompanhamento ao vivo.

Esse sistema é excelente para fazer a gestão de ponto e presença, entregando os dados de uma maneira fácil de entender. Entre suas características, destacam-se:

  • Aprovação de horas extras;
  • Liberação de colaboradores para férias;
  • Gestão de escalas de trabalho;
  • Identificação de batidas ímpares;
  • Avaliação das justificativas que estão em aberto;
  • Informações em tempo real.

Por meio desse app é possível estimular a formação de lideranças ativas, que são figuras que possuem uma relação sólida com os membros da equipe. Esses profissionais contribuem para o desenvolvimento de um bom clima organizacional, que serve para a tomada de decisões e cria vantagens competitivas para a empresa.

O ideal é que os líderes possuam um bom poder de diálogo e conheçam suas equipes a fundo. Então, podem contribuir com a transparência na relação entre empresas e colaboradores, encorajando a participação dos profissionais e fazendo com que estes deem ideias e sugestões capazes de melhorar a produtividade.

3.     Mais tempo para o RH

As atividades do RH vão além apenas do recrutamento e desligamento dos profissionais que fazem parte do quadro da empresa. A desobstrução é possível por meio do investimento em um sistema de ponto eletrônico, capaz de trazer dados precisos. Ou seja, é necessário ter a tecnologia ao seu lado.

Com mais tempo disponível, já que os líderes passam a ter acesso aos dados de jornada dos colaboradores, os profissionais de Recursos Humanos passam a atuar de outra maneira. Então, conseguem avaliar todo o cenário do negócio, permitindo que entendam o mercado e sugiram alterações, visando melhores resultados.

Com a gestão compartilhada, existe o fim da digitação e do retrabalho. Isso traz algumas vantagens claras para os negócios, como:

  • Tomada de decisão com base em dados;
  • Redução de custos com horas indevidas;
  • Aproximação entre gestores e RH;
  • Atuação do RH como área estratégica.

Enfim, o Leader foi desenvolvido justamente com esse objetivo: desobstruir o RH, fazendo com que decisões menos complexas possam ser tomadas por quem está todos os dias ao lado dos colaboradores. Ou seja, fazendo com que as lideranças passem a ampliar seu papel no negócio.

4.     Informações na palma da mão

Sabe aquela correria que acontece no fim do mês, quando chega o momento de fazer o fechamento da folha ponto? Esqueça isso! Com esse app é possível fazer a tratativa de ponto ao longo dos dias, permitindo uma gestão de horas perfeita e sem estresse.

Com informações na palma da mão, é possível que os líderes consigam monitorar a situação de cada colaborador que faz parte do seu time. Veja o que podem conferir em tempo real:

  • Pontualidade e assiduidade;
  • Batidas ímpares e demais ocorrências;
  • Status de justificativas do período;
  • Horas positivas e negativas por pessoa.

Por meio desse monitoramento, colaboradores que estão faltando demais ou chegando atrasados podem ser conduzidos ao RH. Ou mesmo os líderes podem tomar providências. Em primeiro lugar, o ideal é conversar e tentar entender a situação de cada um deles, antes de tomar outras providências.

Esses benefícios do Leader fazem sentido para o seu RH? Então preencha o formulário abaixo e fale com nossos consultores Ahgora!

Como funciona o aplicativo da Ahgora?

Para ter acesso a todos os benefícios do Leader, é necessário que a sua empresa tenha um plano contratado. Então, será possível automatizar a gestão e tornar os procedimentos menos burocráticos. A gestão será beneficiada como um todo, permitindo que os colaboradores sejam atendidos mais rapidamente.

O aplicativo está disponível para smartphones Android e iOS. Basta fazer o download na sua loja e realizar o login, por meio do código de sua empresa. Esse código deve ser verificado junto ao RH. Por fim, basta adicionar o seu e-mail e senha, para ter as credenciais liberadas.

O funcionamento é intuitivo e as informações podem ser encontradas com clareza, para que você não perca tempo em busca de algum detalhe que envolva a jornada de trabalho de determinado colaborador. Cabe ao RH identificar os líderes dos times, para que estes possam participar da gestão compartilhada.

Avance na maturidade digital com o Leader

Existem diversas medidas que precisam ser tomadas para atingir a maturidade digital. Consiste em transformar processos manuais em digitais, mudando a cultura corporativa, com o objetivo de melhorar os resultados do negócio. Com o Leader é possível avançar neste aspecto.

Cada vez mais a rotina das pessoas é corrida, assim como nas empresas, onde muitas vezes os profissionais executam mais de uma atividade ao mesmo tempo. Somente assim conseguem dar conta de suas rotinas e colocar todas as demandas em ordem. No caso da área de Recursos Humanos, sabemos que não é diferente.

Com o Leader, desenvolvido especialmente para o compartilhamento da gestão, as lideranças passam a ter um papel essencial no desempenho dos negócios. Enquanto aqueles que atuam no RH continuam sendo personagens importantes na tomada de decisões, mas com menos processos burocráticos à sua volta.

Esse aplicativo é perfeito para gestores e RH muito ocupados e com uma agenda bem apertada para tratar o ponto das equipes. Quer saber outros detalhes sobre o seu funcionamento? Entre em contato e fale com a Ahgora!