Em um cenário onde a velocidade é uma das bases o sucesso das empresas, o setor de recursos humanos precisa desempenhar novos papéis. É fundamental que a atuação do RH seja mais ampla do que apenas recrutar profissionais e fazer desligamentos. Para isso, é preciso entender o que é maturidade digital e transformação digital.

Em primeiro lugar, a transformação digital consiste em mudanças na cultura organizacional, inserindo novas ferramentas e mudando a forma de conduzir processos. Enquanto isso, a maturidade digital é conquistada aos poucos, conforme os processos digitais vão sendo inseridos em uma empresa.

É algo que pode englobar todos os setores, adicionando máquinas e softwares capazes de tornar a produção mais veloz, como é o caso do uso de ponto eletrônico. Pensando exclusivamente no setor de RH, são dois conceitos que ajudam a melhorar o controle das atividades e evitar gastos excessivos. Mas, quais as diferenças entre os dois conceitos? É isso que você confere a partir de agora!

Se preferir, você também pode ouvir o post. É só clicar no player.

O setor de RH precisa ser estratégico

O RH estratégico serve para criar uma conexão verdadeira entre pessoas e a forma de atuação da empresa. Desse modo, é desenvolvida uma relação que alinha o planejamento do RH com os objetivos da empresa. O modelo de atuação só será benéfico para o negócio se os setores estiverem em sintonia.

O RH é capaz de agilizar contratações, otimizar recursos, identificar gargalos e reter talentos na empresa, desde que exista tecnologia para isso. Quanto mais madura digitalmente for uma empresa, mais decisões assertivas o RH será capaz de tomar, o que é ótimo pensando na sustentabilidade econômica do negócio.

O setor de recursos humanos precisa ir além de suas atividades convencionais, mas isso é possível apenas com o desenvolvimento da maturidade digital e da transformação digital. Pode levar algum tempo para que os profissionais se adaptem à nova realidade, mas quando isso acontece a empresa ganha de diferentes maneiras.

A tecnologia está mudando o mundo e sua empresa não pode ficar para trás

Não é de hoje que empresas dos mais variados setores vêm buscando novas tecnologias para seus negócios. Desde a Revolução Industrial, de uma década para outra há um salto enorme nas tecnologias existentes. E elas continuam até hoje mudando a realidade de organizações.

Conforme um levantamento da consultoria IDC, 62,8% das empresas brasileiras estão desenvolvendo um modelo de trabalho dinâmico e reconfigurável devido a pandemia de Covid-19. Isso quer dizer que a crise sanitária provocada pelo coronavírus exigiu que as empresas buscassem novas ferramentas digitais para atuarem.

O que é maturidade digital?

A maturidade digital pode ser analisada com base na adaptação e uso das novas tecnologias para a geração de valores. Em relação ao setor de RH, consiste na aplicação de uma cultura digital. Portanto, não basta apenas o uso de softwares modernos, é necessário que os envolvidos saibam usar da melhor maneira.

Existem alguns aspectos que precisam ser considerados ao falar sobre a maturidade digital em uma empresa, dessa forma, é preciso classificar o setor por meio de um grau. O modelo mais comum é o International Data Corporation (IDC), que vai de 1 a 5. Você descobre como isso funciona no nosso artigo sobre a maturidade digital e a aplicação de tecnologia ao RH.

Quando existe maturidade digital no setor de RH a relação entre colaboradores e lideranças ganha força. A partir disso, são usados softwares que garantem benefícios para os dois lados, trazendo mais segurança para a jornada de trabalho. Por exemplo, existem ferramentas com armazenamento em nuvem, que podem ser acessadas de qualquer local com internet.

Enfim, para atingir a maturidade digital é importante que o setor de RH emerja em tecnologia de ponta. Neste caso, as anotações em papel praticamente não existem e todos os registros podem ser feitos em poucos cliques. Empresas que atingem o nível 5 percebem os benefícios a cada mês que passa.

O que é transformação digital?

A tendência é que uma empresa incapaz de se adaptar ao novo cenário competitivo apresentado pela tecnologia seja superada pela concorrência. Principalmente quando isso quer dizer ao uso de ferramentas digitais capazes de aumentar a produção. Mesmo assim, é algo que também deve ser aplicado no setor de recursos humanos.

A transformação digital é um processo que busca aumentar a eficácia de um negócio, é algo irreversível e que deve ser buscado pelos gestores. Para isso, podem ser adicionadas diferentes tecnologias nos mais variados setores de uma empresa. O RH é apenas um deles, que pode melhorar o seu desempenho por meio desta transformação.

A transformação digital no RH pode inserir em uma empresa maneiras automatizadas de lidar com questões como:

  •       Faltas;
  •       Contratações;
  •       Aposentadorias;
  •       Férias;
  •       Batidas de ponto.

Com a aplicação de novas tecnologias para o setor de gestão de pessoas é possível oferecer mais flexibilidade aos colaboradores. Por fim, mais do que uma transformação digital, é preciso buscar uma forma de transformar a cultura de um negócio.

cta2

Quais as diferenças entre maturidade digital e transformação digital no RH?

Não é de hoje que a tecnologia faz parte da rotina de empresas dos mais variados setores. Ela é vista como uma forma de melhorar a produtividade de um negócio, aplicando sistemas informatizados. Desse modo, é possível aumentar o volume de produtividade e reduzir os custos.

Existe um longo caminho que deve ser percorrido durante a transformação digital. Em suma, quanto mais à frente a empresa estiver neste processo, mais madura digitalmente será. Desse modo, podemos dizer que é preciso de uma transformação digital para chegar na maturidade digital.

Maturidade digital e transformação digital são dois conceitos que andam de mãos dadas. Uma empresa pode ter passado por uma transformação digital, mas se não atingir a maturidade, com a organização funcionando em conjunto, vai adiantar pouca coisa. Por exemplo, é preciso explicar aos colaboradores a forma correta de usar as novas tecnologias.

Maturidade digital e transformação digital: os benefícios para o RH

O setor de RH é um dos mais beneficiados com o uso de novas tecnologias. Para isso, é importante que além dos gestores, os profissionais passem por uma capacitação. Por exemplo, existem softwares como o Pontoweb, que garantem mais segurança para as batidas. Mas, é preciso que todos saibam usar o sistema.

Maturidade digital e transformação digital são questões profundas. Pode demorar algum tempo para mudar a cultura da empresa, para chegar a este patamar. Desse modo, é fundamental que sejam encontrados os meios perfeitos para chegar lá.

Em uma empresa digitalmente madura, o RH passa a ter um papel estratégico. O setor de recursos humanos deixa de lidar somente com contratações e dispensas, passando a ter uma visão ampla sobre todas as atividades da empresa. Com isso, os gestores conseguem contribuir para o desempenho da empresa de diferentes maneiras.

Enfim, maturidade digital e transformação digital são conceitos que talvez ainda não façam parte da sua empresa. Por isso, é importante trabalhar nesta adaptação, com o objetivo de agilizar as atividades do departamento pessoal. Com o uso de softwares modernos é possível conquistar esse posto. Fale com a Ahgora e comece agora mesmo!