Algumas pessoas ainda têm a visão dos profissionais de contabilidade sentados numa sala cheia de papéis, procurando arquivos em grandes armários e buscando conhecimento em livros intermináveis. Confira neste artigo quais serão as novidades para a contabilidade em 2020.

Você, que já está por dentro do assunto, sabe que a transformação digital revolucionou o setor nos últimos anos. E em 2020, não seria diferente! A contabilidade promete uma série de novidades para este ano.

Contabilidade 4.0 e as novidades do setor

Apesar de todos os avanços no setor, você já ouviu o termo Contabilidade 4.0? Seja qual for a resposta, é sempre importante refletir sobre o futuro da área.

A contabilidade 4.0 é uma resposta à Quarta Revolução Industrial, onda de transformação movida digitalmente que ganha força em quase todos os mercados da economia.

Esse conceito é marcado, sobretudo, pela automação via Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e Machine Learning. Dessa forma, os processos manuais, dependentes de esforços humanos e burocráticos, passam a ser otimizados ou recriados.

De maneira resumida, é o modo como a contabilidade utiliza estrategicamente as novas tecnologias para mudar a sua proposta de valor.

Na prática, é a mudança de visão e postura do profissional da área. O mercado demanda abordagens muito mais consultivas e proativas, com foco em tomadas de decisão baseadas em dados e na gestão tática.

Novidades para a contabilidade em 2020: principais pontos de atenção

Antes de citar as tendências para contabilidade no próximo ano, é preciso falar sobre os desafios criados pela Contabilidade 4.0.

A tecnologia otimizou os processos e ofereceu aos contadores a produtividade que necessitavam. Mas, ao mesmo tempo, mudou algumas regras do jogo e exigiu mudanças de planejamento.

Assim, chamamos a atenção sobre algumas habilidades que devem ser trabalhadas:

Concorrência da contabilidade online

Alguns jovens profissionais com sede de inovação e apoio de investidores anjos mudaram o cenário da contabilidade. Com as suas startups, passaram a oferecer auxílio nas questões burocráticas por menos de 10% do ticket médio de muitos escritórios físicos.

Necessidade de atualização

O novo cenário exige dos profissionais constantes atualizações. O estreitamento da relação com a tecnologia exige acompanhar de perto as alterações de dinâmicas e metodologias mais efetivas para o desempenho dos cargos.

Conhecer sobre Marketing Digital

No novo contexto, o Marketing se mostra ainda mais relevante para que a atuação contábil seja sustentável. Mas os meios de efetividade nessas ações também sofreram mudanças.

Assim, mesmo que um escritório tenha profissionais de Marketing trabalhando lado a lado, é imprescindível que os contadores tenham noções básicas do funcionamento desses novos formatos de divulgação e aquisição de clientes.

Tendências do mercado contábil em 2020

No próximo ano, a principal tendência é de acirramento e aceleração das previsões. Dessa forma, separamos algumas tecnologias que terão o seu uso ampliado – e que todo contador deve estar atento. Confira a seguir:

Automação e Inteligência Artificial

Cada dia mais, as empresas criam métodos para eliminar a necessidade de abastecimento manual de dados.

Em constante desenvolvimento, a Inteligência Artificial (IA) é utilizada em diversas frentes. Desde a automação total de tarefas básicas até o apoio em atividades dos colaboradores para otimizar a produção.

Tarefas como auditoria, extração de informações de contratos e monitoramento de estoque já aplicam recursos como machine learning. Nele, os algoritmos amplificam a capacidade de aprender sozinhos e melhorar processos automaticamente.

Big Data e Analytics

Adiante falaremos sobre a principal tendência para 2020, o atendimento consultivo. Mas como atender com valor, decisões assertivas e capacidade de predição? A resposta está no processamento e análise dos dados disponíveis.

Big Data é como os cientistas denominaram a crescente escalada de geração de dados. Em meio a tantas informações há verdadeiros tesouros que podem oferecer atendimento altamente diferenciado aos seus clientes.

A capacidade de empregar tecnologias para analisar e organizar dados para embasar a tomada de decisões importantes será cada vez mais determinante.

Contabilidade em nuvem

O investimento em cloud computing consegue aumentar a escala de escritórios contábeis de menor porte por conta da redução de custos. Segundo um estudo da AccountancyAge, até 2020, 78% das pequenas empresas operarão totalmente através da nuvem.

Redes sociais

As redes sociais são uma das pontas mais importantes quando se trata desse tema e, além disso, podem ser a conexão ideal entre clientes, empresas e talentos. Nesse próximo ano, é esperado que esse meio de comunicação continue em alta.

Embora para o mercado contábil as mídias talvez não sejam um palco de negociações, o impulsionamento de publicidade pode ser decisivo para a atração de pessoas.

Atendimento consultivo

A entrada de novos players dedicados à contabilidade on-line por um ticket médio baixo – menos de R$ 100 -, fez com que muitos escritórios tivessem que se reinventar.

Nesse cenário, há vários caminhos a seguir. Mas o atendimento diferenciado e voltado para a gestão parece ser o mais adequado para quem pretende manter a relevância.

Os clientes que buscam escritórios “tradicionais” de contabilidade em meio à indústria 4.0 entendem o serviço como estratégico para o seu modelo de negócios. Assim, quem vê o contexto dos seus clientes para atender de forma personalizada e oferecer um alto valor agregado estará em sintonia com o que o mercado busca.

Nem é preciso dizer que o ticket médio, nesses casos, também será muito mais atrativo.

Compartilhe