Capital humano é o conjunto de capacidades, habilidades, conhecimentos e atributos de personalidade dos colaboradores que geram valor econômico para uma empresa. Em outras palavras, o conceito busca transformar o entendimento das organizações sobre seus os profissionais para atribuir a eles o valor que realmente representam.

Muito se fala nas empresas sobre recursos financeiros, produtos ou serviços que agregam valor, sobre clientes que pagam e, portanto, trazem renda para a empresa. No entanto, para que essa roda se mantenha girando, é fundamental olhar para quem está por trás de tudo: as pessoas.

Vamos pensar na seguinte associação: a empresa como um software — que entrega um resultado específico para o cliente final —, e os colaboradores como os códigos e sistemas operacionais que compõem essa tecnologia. Cada funcionalidade é essencial para a execução perfeita do produto final. 

Da mesma forma acontece nas empresas. Cada colaborador tem um papel exercendo a sua função, e gera um determinado valor para o resultado final do negócio. São as pessoas que constroem as empresas.

Mas e quem são essas pessoas? Quais são as suas necessidades, aspirações e desafios? O RH moderno, especialmente em tempos de pós-pandemia, precisa conseguir responder a essas perguntas e desenvolver ações focadas na valorização dos colaboradores.

Sendo assim, olhar para o conceito de capital humano é pensar nas pessoas como parte primordial dos resultados financeiros da empresa. O cuidado humanizado, buscando mantê-las motivadas, saudáveis e dispostas a darem o seu melhor pelo negócio e entendendo o seu verdadeiro valor.

Existem inúmeros desafios diante da gestão de capital humano, e o RH precisa estar preparado para superá-los. Neste artigo, você vai entender melhor porque o capital humano é considerado como um diferencial competitivo do negócio, e como investir em estratégias para se destacar.

Capital humano

Por que capital humano?

O conceito de capital humano surgiu em 1961, idealizado por Theodore W. Shultz, e foi aprimorado nas décadas seguintes até chegar ao entendimento que se tem hoje. Aliado a isso, foi criado e incorporado também o conceito de Human Capital Management (HCM), ou, Gestão de Capital Humano. Entenda melhor a seguir.

Colaboradores que geram valor para as empresas são profissionais qualificados. Ou seja, que buscaram estudo e formação para exercer suas funções. Além disso, precisam ser pessoas equilibradas, com a saúde física e mental em dia, para que se sintam bem e possam ser produtivas.

E, por isso, é tão importante que as empresas tenham um olhar direcionado para o HCM. É preciso garantir que as pessoas estejam satisfeitas e motivadas a continuar na empresa, valorizando-as conforme for possível em cada momento.

Do ponto de vista do negócio, práticas de gestão de pessoas são fundamentais para trabalhar a retenção de talentos e reduzir o turnover. Colaboradores engajados e valorizados tendem a ficar por mais tempo nas empresas, reduzindo os custos com demissões. 

Além disso, todo novo colaborador que entra precisa ser introduzido nos processos e rotinas do negócio. Isso tem um custo alto para a empresa. Seja por parte do novo integrante do time, que nesse período de onboarding ainda não está executando suas ações; seja por parte dos gestores e demais profissionais que precisam interromper as suas próprias atividades para orientar os novos.

VEJA: Como reduzir custos e ter mais eficiência com o recurso de treinamento de novos colaboradores gravado e disponibilizado de forma digital!

Em suma, pensar em capital humano é olhar para a experiência do colaborador, ao mesmo tempo em que se equilibra isso com os interesses da empresa. É fundamental, neste sentido, ter o entendimento de que todas as pessoas são necessárias ao crescimento da organização, em determinado momento. Por isso, o objetivo é trabalhar para que eles se sintam e sejam reconhecidos também com todo esse valor.

Ações do RH para valorizar o capital humano

Conforme você já deve ter compreendido na leitura até aqui, o RH está diretamente envolvido nas ações das empresas para valorizar o capital humano. Afinal, são esses profissionais que atuam com foco no bem-estar e garantias dos direitos dos colaboradores.

Assim, é fundamental o RH pensar em estratégias que façam as pessoas se sentirem acolhidas, respeitadas e valorizadas. Ou seja, investir em capital humano é, também, incentivar a humanização no trabalho e da gestão como um todo. São exemplos do que pode ser feito neste sentido:

  • Trabalhar constantemente a cultura;
  • Promover boas experiências no ambiente corporativo;
  • Valorizar o corpo trabalhador;
  • Criar um ambiente agradável e amigável;
  • Promover a integração entre as equipes;
  • Ter uma comunicação eficiente com todos os setores;
  • Dar autonomia e promover a descentralização da informação.

Campanhas de marketing voltadas para o público interno, ou seja, estratégias de endomarketing, podem ser utilizadas para divulgar as ações que estão sendo feitas. Todo esforço para propagar o conhecimento dentro da empresa é válido. Além disso, existem outras ações e estratégias que podem ser utilizadas. Confira!

Capital humano e ações de RH

Plano de carreira e bonificação

A definição de um plano de carreira dentro da organização é  fundamental para reter talentos e valorizar o capital humano. Deixar claras as possibilidades de crescimento profissional do colaborador para alinhar expectativas.

Trata-se de estabelecer os caminhos para o desenvolvimento que cada colaborador vai seguir na empresa. Serve de diretriz para que ele possa investir no desenvolvimento pessoal e profissional, mas também não deve ser algo engessado sem possibilidades de transformação.

É importante compreender que existem diferentes caminhos que um colaborador pode desejar seguir, e que isso pode mudar com o tempo. A empresa precisa estar preparada para dialogar e entender junto ao profissional o que é possível atender ou não em cada momento.

A evolução dentro de um plano de cargos deve vir acompanhada da progressão salarial. O reconhecimento financeiro também deve ser priorizado para valorização do capital humano. Afinal, a maior parte das pessoas trabalha porque recebe um salário no fim do mês, e busca crescimento nesse sentido ao longo de sua carreira.

O aumento pode vir conforme a evolução de cargos, mas também podem existir bonificações por atingimento de metas, por exemplo. Essa estratégia ajuda a valorizar quem desempenha bem suas atividades e gera resultados significativos para o time ou para a empresa.

Existem várias formas de bonificar o seu time, e a dica é que você analise o que é possível na sua realidade e pode ser aplicado. Uma alternativa é ceder benefícios, porcentagem sobre o salário anual ou pagamento de bônus no final do ano. Avalie e implemente, você não vai se arrepender!

Liderança que inspira e empodera

É essencial empoderar e dar liberdade para que os colaboradores possam tomar decisões. E este processo não só não é responsabilidade unicamente do RH, como também deve ser compartilhado com as lideranças dentro da empresa. 

Os gestores acompanham o dia a dia dos colaboradores e são responsáveis por apoiar também no desenvolvimento deste capital humano. Existem diferentes dinâmicas que podem ser implementadas nas práticas de gestão de pessoas para estar próximo. Reuniões quinzenais para trazer pautas dos colaboradores e troca de feedbacks constantes são alguns exemplos.

Dessa forma, é possível proporcionar aos colaboradores informações e ferramentas para que eles possam atuar livremente e se sentindo seguros. Claro, desde que alinhado a estratégia e expectativas da empresa. Ao empoderar e dar autonomia para que tomem decisões, a empresa ganha mais agilidade nos processos.

Trazer líderes que inspirem une o time e promove uma maior motivação. Um gestor que faça junto com a equipe e dê o exemplo é inspirador. Os colaboradores precisam perceber que a preocupação com as pessoas é genuína na empresa, e a principal forma de identificarem isso é através das suas lideranças.

Investimento em capacitação

Atingir mais e melhores resultados passa pelo investimento em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Afinal, profissionais capacitados produzem mais e melhor! Além disso, ainda gera impacto na motivação, valorização e satisfação dos colaboradores na empresa.

O investimento em formação gera custos para a empresa. Por isso é tão importante calcular o retorno sobre investimento (ROI) cada vez que uma decisão for tomada. O conhecimento gerado para o colaborador é essencial ao crescimento da empresa? Se a resposta for sim, o RH deve advogar a favor do incentivo (inclusive financeiro) ao estudo. A empresa deve investir em treinamento e cursos para cada ‘recurso humano’ de que ela dispõe. 

Contudo, o RH estratégico de verdade sabe da importância de enxergar além do óbvio. Não esqueça de avaliar junto aos gestores o custo invisível da ausência do colaborador durante a profissionalização. Ela pode sobrecarregar a equipe, por exemplo.

Se parecer complexa a opção de investir no capital humano, saiba que não o é.  Profissionais capacitados e educados:

  • Evitam erros de execução;
  • São mais produtivos;
  • Ficam mais motivados e satisfeitos.

Quer saber em quem ou quando investir para qualificar o seu capital humano? Baixe agora o modelo de avaliação periódica de desempenho do colaborador. A partir destas avaliações, você consegue montar o plano geral de desenvolvimento para a empresa.

Capital humano e desenvolvimento

Tecnologia a favor da gestão de capital humano

Este conjunto de benefícios e ações que o RH pode fazer para valorizar o capital humano dialoga diretamente com a construção de um diferencial competitivo. Afinal, um time que se sente atendido em suas necessidades dentro da empresa, tende a ser muito mais produtivo. Com a geração de melhores resultados, o negócio também ganha destaque.

E, para garantir tudo isso, um dos caminhos que o RH tem adotado é o de se atualizar implementando novas tecnologias e ferramentas para automatizar processos e facilitar o dia a dia da área. E a gestão do capital humano também pode se beneficiar dessa transformação. Desde o uso de inteligência artificial para um processo seletivo, até a redução de erros nos cálculos dos pagamentos.

Com a tecnologia, é possível tomar decisões sobre o seu capital humano de forma mais certeira, com base em dados reais e utilizando as estratégias de People Analytics. Além disso, você consegue também reduzir custos nas mais diversas frentes dentro do RH, e também da empresa como um todo ao otimizar esses processos.

Acesse o site da Ahgora e saiba mais sobre como a tecnologia pode apoiar a sua empresa rumo à revolução da gestão de capital humano! Continue nos acompanhando e não deixe de compartilhar dúvidas e sugestões!