As empresas são feitas de pessoas. E são elas que direcionam o negócio para o sucesso. Por isso, promover ações de reconhecimento para colaboradores é uma iniciativa capaz de manter o seu time motivado, engajado e em sintonia com os objetivos da organização.

Porém, empreender ou administrar um negócio não é tarefa fácil. Conquistar os clientes, vender, controlar estoque, negociar com fornecedores, gerir o financeiro… São muitos os aspectos que precisam ser acompanhados para o alcance de bons resultados. Tudo isso é feito por pessoas. E é por isso que a gestão de pessoas é um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre a importância dessas iniciativas e vamos listar 8 exemplos de ações de reconhecimento para que você implemente desde já. Confira!

Planilha - Ações de RH e endomarketing

Por que apostar em ações de reconhecimento para colaboradores?

Uma política de reconhecimento pode ser o grande diferencial de qualquer empresa. Abaixo, listamos os principais benefícios que essa prática pode trazer.

Aumento da produtividade

Pesquisas indicam que a produtividade do colaborador brasileiro é baixa, se comparada a outros países. Aqui, leva-se cerca de uma hora para produzir o que um norte-americano faz em 15 minutos – e que um alemão ou coreano faz em 20 minutos.

Isso não quer dizer que o brasileiro seja pior do que os outros. Essa realidade é resultado de diversos fatores estruturais. Investir em ferramentas e em conhecimento é essencial. Além disso, algumas iniciativas estão ao alcance das empresas e podem ajudá-las a melhorar a taxa de produtividade das equipes.

Entre as muitas alternativas, as ações de reconhecimento para colaboradores estão na lista  daquelas com maior poder de impacto. Ambiente de trabalho positivo, cultura organizacional bem arquitetada, boa remuneração e plano de carreira são fundamentais. Mas, também é essencial mostrar aos profissionais que a empresa os valoriza, precisa de seus talentos e aposta em suas habilidades para conquistar o sucesso.

Retenção de talentos e diminuição do turnover

Além de produzirem mais, os bons profissionais tendem a ficar mais tempo em empresas que praticam a humanização no trabalho e os façam se sentir reconhecidos. Isso acontece por motivos óbvios: quando o colaborador está satisfeito, é valorizado e se sente parte do todo. Assim, a tendência é que trabalhe com mais motivação, sem qualquer necessidade de procurar outra oportunidade no mercado.

Redução de despesas

Não é segredo que um menor turnover tende a trazer benefícios aos negócios. Além de manter a taxa de produtividade estável, também diminui os gastos com recrutamento, seleção e treinamento de novos colaboradores.

Todo desligamento traz consigo alguns custos – e eles não se referem apenas às verbas rescisórias, horas e férias a pagar. Cada novo colaborador precisa se desenvolver e, assim, necessita de um tempo de adaptação para alcançar o seu máximo potencial.

8 ações que podem ser aplicadas em empresas

Agora que já falamos sobre a importância de ações de reconhecimento profissional para o ambiente de trabalho, vamos às dicas!

1. Reconhecimento diário

Embora seja a ação mais simples, é também uma das mais difíceis de colocar em prática. Mas, traz consigo um grande potencial transformador. Todos os dias são chances para motivar e engajar os colaboradores.

Ações pontuais, como eleger o funcionário do mês ou presentear colaboradores pelo tempo de empresa e desempenho são ideias importantes. Fora isso, há atividades rotineiras que podem ser igualmente eficazes, como agradecimentos e pequenas confraternizações após metas batidas. São muitas as formas de demonstrar diariamente o apreço pelos integrantes da equipe.

2. Elogios sobre o desempenho

Esse tópico faz parte do assunto anterior, mas merece um destaque especial. Pequenos elogios também podem fazer parte das ações de reconhecimento para colaboradores por terem um grande impacto na sensação de pertencimento da equipe.

Reconhecer o esforço dos integrantes do time em todos os momentos, mesmo quando as metas estão bem longe de serem alcançadas, pode ajudar – e muito – na busca de um bom desempenho no próximo ciclo.

3.  Cultura de feedback

Outro aspecto importante é a cultura de feedbacks. Afinal, nem só de elogios é feita a comunicação organizacional. Mas acredite: incluir feedbacks na rotina da empresa, sejam positivos ou negativos, faz com que os colaboradores se sintam ainda mais seguros para continuar exercendo as suas funções.

4. Tratamento diferenciado

Uma política de ações de reconhecimento para colaboradores passa pela valorização daqueles que se destacam em suas funções.

As pequenas ações de incentivo diárias devem ser feitas de forma equilibrada, mas os reconhecimentos diferenciados que demonstram o grande esforço e a dedicação individual dos profissionais merecem ser premiados de alguma forma.

Uma opção é utilizar a gamificação nas metas e rankings para fazer esse reconhecimento.

5. Dias de folga

Reconhecer os colaboradores oferecendo um dia de descanso pode ser bastante produtivo. Algumas empresas dão uma folga mensal para o funcionário de maior destaque.

Outras dão esse benefício para quem teve alto desempenho em alguma atividade, ou se destacou em algum projeto. O fato é que colaboradores que têm essa vantagem são mais produtivos a longo prazo.

6. Acesso às lideranças

Organizar reuniões entre os profissionais de destaque e a diretoria é uma excelente forma de mostrar o reconhecimento diante do esforço do time e a dedicação da empresa no futuro das pessoas.

7. Bonificação financeira

Criar uma política de bonificação financeira como reconhecimento para os colaboradores da equipe é uma ação a ser realizada com carinho. Seja por meio de bônus, participação nos lucros ou até aumento salarial, a remuneração continua sendo uma das melhores formas de conceder benefícios.

8. Plano de carreira

Motivação e engajamento dependem de diversos fatores. Ter o conhecimento do caminho a ser trilhado na organização é um deles. Com um plano de carreira transparente, o colaborador sabe qual é o futuro planejado para ele e tende a manter um alto nível de dedicação até chegar lá. 

Bom, aqui estão 8  ações de reconhecimento para colaboradores. Coloque-as em prática no seu negócio e mensure os resultados tanto no clima organizacional, quanto no desempenho da sua equipe.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos exclusivos sobre a gestão de pessoas? Aprenda 5 estratégias de endomarketing para engajar o seu time!

Compartilhe