Traçar um plano de retomada é o primeiro passo para as empresas que desejam retomar suas atividades presenciais. É necessário pensar em todos os detalhes para reduzir o máximo possível a chance de contaminação entre colegas de trabalho.

O setor de Recursos Humanos tem papel decisivo nesse desafio. Como são o elo entre os colaboradores e os empreendedores, devem pensar em medidas capazes de garantir a segurança e a saúde de todos. Existem algumas medidas muito eficazes que podem ser adotadas.

A conscientização e a higienização devem ser promovidas pelas empresas. Esse é o passo mínimo para aquelas que pretendem dar um tempo no home office e retornar para as atividades em suas sedes. Mas, existem muitas outras coisas que podem ser feitas.

A tecnologia tem papel fundamental neste momento, permitindo que os colaboradores batam o ponto sem tocar em equipamentos compartilhados. O RH pode auxiliar na volta ao trabalho, desde que sejam avaliadas todas as questões  em busca das  melhores soluções.

A sua empresa está preparada para o plano de retomada?

Qual é a situação da sua empresa? Os colaboradores precisam ir até o escritório para trabalhar? Muitos gestores adotaram o home office nos primeiros meses de 2020 e mantiveram a jornada desse modo.

Muitos perceberam que era arriscado continuar da mesma maneira e por isso buscaram novas opções. Contudo, o contato humano é importante para os negócios e agora que já sabemos como o vírus age, é possível pensar em mais possibilidades.

Pessoas do grupo de risco podem continuar atuando de maneira remota, pelo menos até receberem a vacina. Esse é o melhor posicionamento que o negócio pode tomar, mostrando a preocupação com o bem-estar dos colaboradores.

Os gestores devem avaliar internamente se a empresa está preparada para o plano de retomada. Embora algumas ações sejam necessárias e capazes de mudar a realidade, essa análise prévia é essencial.

Provavelmente mudanças serão fundamentais para garantir mais tranquilidade aos colaboradores no retorno. Por mais que a empresa tenha que fazer investimentos, isso vai garantir menos tensão na volta ao trabalho.

Plano de retomada: 13 dicas para garantir o retorno seguro ao trabalho

O que o RH deve fazer durante o plano de retomada?

O setor de Recursos Humanos deve manter um bom contato com os colaboradores para que estes entendam quais são as regras da empresa. E no caso de uma crise sanitária como essa causada pela COVID-19, também é uma responsabilidade. Ou seja, a política de prevenção deve ser informada a todos.

O ideal é que os colaboradores saibam o que pode e o que não pode ser feito. Por mais que a mídia fale bastante sobre o assunto, também é essencial que os colaboradores sejam orientados pela empresa. Essa é ainda uma maneira de mostrar como existe preocupação com a saúde de cada um.

Existem diversas ações que o RH pode desenvolver durante o plano de retomada, mas algumas são mais importantes. Confira agora cinco aspectos que devem ser avaliados e orientados pelos profissionais da área:

1. Estabeleça regras para evitar o contágio

Em primeiro lugar, o plano de retomada precisa contar com regras específicas, que devem ser desenvolvidas para evitar o contágio. Se a sua empresa ainda não voltou com as atividades para a sede, ou está atuando de maneira híbrida, é importante pensar nisso.

Vale destacar que os colaboradores precisam evitar o compartilhamento de itens pessoais, como por exemplo: canetas e máscaras. É essencial que todos os profissionais sejam informados sobre o que não devem fazer no ambiente. Sim, o mundo enfrenta uma nova realidade e adaptação é importante.

Por mais que a população esteja vacinada, a doença não vai desaparecer. Os pesquisadores ainda não sabem qual é a durabilidade da vacina no corpo. Então, mesmo que os colaboradores já tenham recebido a dose, o cuidado deverá continuar, pelo menos por mais algum tempo.

2. Comunique sobre a o plano de retomada sem causar pânico

O RH deve ter empatia ao comunicar os trabalhadores sobre o plano de retomada. Certamente alguns deles receberão essa informação com alegria e alívio, enquanto outros podem ficar receosos com o que virá pela frente. Então, é importante lidar com as duas questões de uma maneira estratégica.

É importante que a mensagem seja escrita de uma maneira clara, para não deixar nenhuma dúvida. Assim, devem informar qual é o motivo de voltar com as atividades para a sede da empresa. Mas, também é importante que o RH esteja disposto a conversar e ouvir a posição dos funcionários.

A empresa deve demonstrar que possui preocupação com os colaboradores, pensando na saúde e na segurança de cada um. Então, o retorno é algo que deve ser feito de maneira segura e organizada, respeitando todos os protocolos de limpeza e higienização.

3. Promova campanhas de higienização e conscientização

Por mais que a mídia reforce a importância de combatermos a COVID-19, o setor de Recursos Humanos também precisa tomar os devidos cuidados. O ideal é que os gestores adicionem cartazes no ambiente de trabalho, orientando sobre o uso de máscaras e higienização das mãos. Afinal, existe o modo correto de limpá-las.

Distribuir máscaras de maneira gratuita também é uma estratégia interessante para que os trabalhadores não tenham desculpas em não usar. Assim como a empresa deve fixar pontos com álcool em gel, para que os funcionários possam fazer a higiene das mãos quando acharem necessário.

Dar bons exemplos também é importante, então o RH precisa fazer a sua parte, não apenas orientando, como também praticando a higienização. Desse modo, certamente os riscos de contágio serão menores.

4. Estimule o uso de máscaras

O uso de máscaras virou praticamente uma obrigação desde que a pandemia começou. Acontece que nos ambientes empresariais é comum que as pessoas não tenham esse cuidado e deixem de lado o acessório. Então, cabe ao RH estimular o uso de máscaras para garantir a prevenção.

O ideal é que todos os colaboradores, dos escritórios e das fábricas, usem máscaras. Por exemplo, se um deles estiver usando e outro não, a pessoa sem o adereço tem muito mais chances de transmitir e de ser contaminada pelo vírus. Logo, colocando em risco sua saúde e também a dos colegas que estão se protegendo.

Um estudo divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão dos Estados Unidos, mostrou que o uso simultâneo de duas máscaras reduz em 95% a chance de transmissão do coronavírus. Assim, é essencial que as pessoas usem uma máscara cirúrgica e uma máscara de pano por cima.

5. Invista em tecnologia

A tecnologia é uma aliada do plano de retomada. Existem alguns sistemas que podem ser adotados na empresa, para permitir que a volta ao trabalho aconteça de uma maneira segura para todos. Por exemplo, existem equipamentos que liberam álcool em gel sem que a pessoa precise tocar na máquina.

O RH também precisa pensar em alternativas para as batidas de ponto. Porque os tradicionais relógios físicos devem ser evitados, já que cada colaborador precisa colocar a sua digital para fazer o registro. E isso pode ser um potencial meio de transmissão da COVID-19.

Existem alternativas interessantes, que permitem colocar em ação o plano de retomada das atividades. Como as batidas por biometria facial, onde o colaborador não precisa encostar no equipamento, ou mesmo os registros via celular. Investir em tecnologia é essencial para garantir a segurança de todos.

A Portaria 671 permite o uso de sistemas alternativos de ponto (REP-A) e de registro de ponto por programa (REP-P). Ela foi publicada em 2021 para atender às necessidades das novas formas de trabalho, garantindo batidas precisas. Desse modo, as empresas podem adotar softwares de ponto, seguindo as regras da legislação.

Batida de ponto por celular

O Pontoweb é um sistema completo, que permite batidas de ponto por celular. Cabe a empresa fazer a contratação do sistema, para que todos os colaboradores possam realizar as marcações dessa forma. É um sistema que conta com tecnologia IoT e armazenamento em nuvem.

Basta que todos os profissionais sejam orientados em relação ao uso desse sistema. Então, cada um deles deve fazer o download do aplicativo em seu smartphone e inserir as credenciais para ter acesso a ferramenta.

Como cada profissional faz a sua batida, não existe o contato com um equipamento da empresa. Isso é excelente para evitar o contágio. Aliás, é fundamental orientar que cada um faça a marcação em seu próprio smartphone e não no do colega. Prevenção nunca é demais.

Biometria facial para marcações de ponto

Uma das maneiras mais modernas de fazer registros de ponto é por meio da biometria facial. Com o Pontoweb isso é possível, nossa ferramenta é capaz de identificar os traços únicos da face de cada pessoa. Assim, evita-se fraudes com batidas e marcações inadequadas.

Basta que o profissional registrado no sistema fique em frente a uma câmera, para que o seu rosto seja escaneado. O reconhecimento facial funciona por meio dos pontos nodais, que tornam esse sistema quase infalível. Então, uma imagem é armazenada em nuvem, junto com o dia e horário do registro.

Essa é uma plataforma leve, com usabilidade facilitada e um ótimo custo-benefício para as empresas. O sistema é inteligente e desenvolvido para não tomar muito tempo dos colaboradores. Por isso, se você está desenvolvendo o plano de retomada, pense no assunto.

Desenvolva um bom plano de retomada para garantir a saúde de todos

De fato, muitos empreendedores perceberam que é benéfico manter suas equipes trabalhando de maneira remota. Assim, mesmo com os avanços nas vacinações, decidiram manter as atividades em home office. Aliás, esse é o futuro do trabalho, algo que ganhou força em 2020.

Por outro lado, diversas empresas decidiram que devem voltar para os escritórios. Acontece que nem todos estão confortáveis com essa decisão, e precisam ser orientados. Os colaboradores precisam entender que estão seguros, porque se eles tiverem receios, não vão render o que podem.

Coloque em prática as nossas dicas, faça um bom planejamento prévio, comunique de maneira assertiva e certamente todos os profissionais vão entender. Além disso, aproveite os benefícios da tecnologia, proteja os colaboradores e ainda torne a gestão do seu RH mais eficiente.