O controle de jornadas de trabalho é uma questão que merece atenção em empresas privadas e também em órgãos públicos. Tanto para gerir de forma eficiente a marcação de horários, quanto para evitar as indesejáveis fraudes no sistema de ponto para servidores públicos.

Embora essas transgressões sejam casos isolados, ainda afligem algumas empresas e instituições. Essa situação é ainda mais delicada na área da Saúde Pública, onde alguns profissionais fazem marcações indevidas e podem não prestar um serviço adequado. 

É um reflexo de metodologias ultrapassadas de marcação de ponto manual, que pode ser superado com a ajuda de novas tecnologias. Existem opções de biometria mais eficazes e seguras, além de sistemas de dupla verificação e geolocalização no controle de acesso. 

Conheça o ponto biométrico para servidores públicos!

Quer saber como agir nesses casos? Continue lendo!

Fraudes no sistema de ponto para servidores públicos ainda acontecem

Mesmo com as tecnologias biométricas, alguns problemas com a marcação acontecem. Em mais de um estado brasileiro, já foram registrados de pedidos de CPIs para investigar o assunto.

Um exemplo bastante surpreendente é a utilização de dedos de silicone com a biometria. A fraude consiste em pessoas que batem ponto para outros colegas de trabalho que não compareceram às atividades.

É necessário destacar que servidores públicos federais, estaduais ou municipais que fraudam o sistema de ponto podem ser indiciados em âmbito civil e administrativo por ato de improbidade administrativa. Inclusive, podem vir a sofrer exoneração de seus cargos.

Na esfera penal, podem responder criminalmente por formação de quadrilha, falsidade ideológica, peculato, dentre outros crimes vinculados ao exercício de funções públicas. Nos quais cabe, inclusive, a prisão provisória ou temporária dos servidores acusados.

Controle de jornada de servidores

As fraudes no registro de ponto compõem apenas um aspecto da necessidade de investimento em controles de jornada mais efetivos. A boa gestão de servidores públicos impacta diretamente na qualidade dos serviços oferecidos à população e na relação de transparência com os servidores públicos.

O controle correto da jornada de trabalho dos servidores públicos pode trazer uma série de benefícios para todos os envolvidos nesta relação:

  • O RH consegue ter uma visão mais clara e previsível da folha de pagamento, pensando no que o servidor está acumulando de horas extras e que precisará ser pago.
  • O gestor passa a ter uma percepção macro das escalas de trabalho da equipe, podendo realocar pessoal quando necessário.
  • E o servidor propriamente dito pode se organizar com o seu banco de horas, acompanhando registro a registro os seus horários para compreender o que ainda precisa fazer no caso de compensação. Pode ainda solicitar abono, subir atestados e incluir justificativas quando precisar de um ajuste no seu ponto.

Tudo isso com o apoio de um sistema com tecnologia segura, simples e inovadora.

Venha conhecer mais sobre o ponto para servidores públicos!

Ponto para servidores públicos e a Lei da Responsabilidade Fiscal

Um ponto de atenção quando falamos de transparência em gastos públicos é a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000). Ela determina quais parâmetros devem ser seguidos, os quais são relativos ao custo de cada ente federativo brasileiro.

Com a intenção de preservar a situação fiscal das administrações públicas, a lei prevê que cada aumento de gasto precisa vir de uma fonte de financiamento determinada.

Segundo o Tesouro Nacional do Ministério da Economia, a norma é inspirada em exemplos similares e bem sucedidos em diversos países, como Estados Unidos e Nova Zelândia. Com ela, estados e municípios devem adequar suas gestões para que a herança deixada às futuras administrações tenha um saldo positivo. 

Dessa forma, uma das diretrizes dos gestores públicos deve ser a diminuição do número de problemas que lesem o serviço público e onerem o caixa. O investimento em tecnologia que acabam com as falhas relacionadas ao sistema de ponto eletrônico deve estar entre as principais metas na gestão pública.

Mas é realmente possível diminuir erros e evitar fraudes no sistema de ponto para servidores públicos? Saiba como a seguir!

ponto para servidores publicos banner

Tecnologia de ponto(a) pode ser a solução

O relógio eletrônico de ponto e a biometria foram grandes avanços no controle de jornada em empresas e órgãos públicos. Porém, é possível ir além ao contar com tecnologias de ponta. Felizmente, elas já estão disponíveis no mercado e prontas para serem colocadas em ação!

Hoje, há relógios eletrônicos com tecnologias antifraude. Além de cumprirem as exigências legais da Portaria 671 e do eSocial, são equipados com diversos mecanismos de segurança. Entre eles, estão:

  • Registros criptografados das marcações de ponto;
  • Marcação geolocalizada via GPS;
  • Leitor biométrico 3D antifraude;
  • Monitoramento remoto do status dos equipamentos. 

Para aumentar a segurança na gestão de servidores públicos, esses equipamentos podem ser associados a outros. E, além disso, voltados ao controle de acesso para que haja dupla verificação de identidade e presença.

Veja como a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) fez isso com seus mais de doze mil servidores públicos!

Veja como a SES otimizou o tempo de fechamento de ponto

Além de catracas e cancelas, a Internet das Coisas (IoT) pode ser de grande auxílio. Isso porque ela proporciona comunicação em tempo real entre registrador de ponto, software de tratamento e gestão de ponto.

Inclusive, há diversos softwares que conciliam a informação dos pontos de atendimento em tempo real. Essa integração torna o processo mais “inteligente”, diminuindo sensivelmente as brechas para possíveis fraudes no sistema de ponto.

O aspecto mais importante para gestores públicos é escolher e implementar soluções eficazes. As quais estejam alinhadas com as necessidades dos órgãos públicos. Conheça a Ahgora e resolva seus problemas!

Transparência e segurança na gestão de servidores públicos.