Nos últimos anos surgiram várias tecnologias para facilitar a gestão das empresas. Além disso, a lei trabalhista ficou mais flexível e se adaptou à nova realidade. Agora já é possível fazer o registro de ponto eletrônico no celular, em alguns cliques.

Pode ainda gerar insegurança para quem não conhece os métodos que são aplicados, mas é algo que respeita a legislação. Existem mais de 234 milhões de celulares inteligentes no Brasil, os smartphones, mais do que um por pessoa. Então, muito provavelmente os membros da sua equipe possuem aparelhos deste tipo.

Existem diversos benefícios de adotar essa tecnologia em sua empresa, escolhemos 5 deles para falar aqui. O melhor de tudo é que esse tipo de aplicação pode ser inserida em praticamente qualquer negócio. De fato, todos os envolvidos em uma empresa saem ganhando com o uso de ponto eletrônico, veja o porquê.

O que é ponto eletrônico no celular?

Graças ao desenvolvimento da tecnologia, agora é possível fazer marcações de ponto de diferentes maneiras. Uma delas é usar o ponto eletrônico no celular, para que os colaboradores possam registrar o começo e o fim da jornada de trabalho. Essa ferramenta é oferecida pelo Pontoweb e pode trazer uma série de benefícios para a empresa que adotar.

O modo de funcionamento é bastante simples, basta que os gestores ou líderes de equipe informem aos colaboradores qual é o método de uso. Basicamente, basta que façam o download do aplicativo e realizem o seu cadastro. Em seguida, cada um deles receberá um login e poderá entrar quando for necessário.

É essencial que o ponto eletrônico no celular siga as recomendações da Portaria 373. Assim, não permitindo a configuração de batidas automáticas ou agendamentos. Aliás, também é possível fazer batidas por navegador, respeitando as mesmas regras.

Vantagens de usar o ponto eletrônico no celular

O ponto eletrônico no celular apresenta diversas vantagens para as empresas, já que é um sistema moderno e capaz de entregar agilidade. Ele é ótimo para os colaboradores externos, aqueles que passam o dia fora da sede e assim conseguem fazer as marcações de ponto. Mas, também pode ser usado pelos profissionais comuns.

A Ahgora Sistemas possui um aplicativo para celulares, conectado ao Pontoweb e que entrega resultados excelentes, o App Ahgora Multi. De fato, isso acontece porque carrega tecnologia IoT e armazenamento em nuvem. Desse modo, faz com que as informações possam ser acessadas de qualquer lugar do mundo.

Conheça agora 5 vantagens de apostar nesse sistema de ponto em seu negócio:

1.     Segurança

A segurança proporcionada pelos registros de ponto em smartphones é garantida! A aplicação desenvolvida pela Ahgora possui todos os protocolos de segurança, permitindo que seja acessada apenas por pessoas com o login. Assim, o colaborador não precisa ter medo do vazamento de informações.

Falando agora em relação a segurança jurídica, o aplicativo segue todas as recomendações da Secretaria do Trabalho. Dessa forma, os registros são válidos para mostrar que o colaborador realmente esteve presente na empresa em determinado dia. Assim como ajuda para avaliar as horas extras realizadas.

Os trabalhadores percebem que as informações estão sendo registradas de maneira correta. Então, ficam mais tranquilos e confiam na empresa, o que é excelente para garantir um bom desempenho destes profissionais. Acaba com a insegurança, eles mesmos podem conferir os dados de suas jornadas.

2.     Agilidade nas batidas

Quando uma empresa possui muitos colaboradores e apenas um relógio para fazer as marcações de ponto, podem ser formadas filas. Afinal, um colaborador precisa esperar pelo outro, para que faça o seu registro. E essa é uma condição que acontece pelo menos duas vezes ao dia, nos começos e fins da jornada.

Contudo, ao adotar o ponto eletrônico no celular a empresa acaba com esse problema. Basta que cada um dos colaboradores possua o sistema em seu smartphone e já poderá fazer as marcações. Portanto, o desperdício de tempo é reduzido e a empresa ganha com isso.

O Ahgora Multi foi desenvolvido para que os usuários não tenham dificuldades em encontrar as informações, ele é bastante intuitivo. Entrega um alerta para batidas ímpares, atrasos e faltas, com um dashboard interativo e em tempo real. Enfim, é uma aplicação pensada para os colaboradores.

3.     Identificação biométrica

O Ahgora Multi é um equipamento capaz de atualizar a folha ponto em tempo real. Além disso, ele possui tecnologia para fazer o reconhecimento da biometria facial. Então, isso é algo que garante segurança para a empresa, já que ficará bem mais difícil para  fraudar o ponto.

Funciona da seguinte maneira: quando a ferramenta passa a ser usada pela empresa, são feitas algumas fotografias de cada um dos colaboradores. Em seguida, as imagens são registradas no equipamento, para que ele possa fazer o reconhecimento.

Então, quando o profissional for realizar as suas marcações de ponto, deverá posicionar o rosto nos pontos indicados. Assim, o aplicativo consegue fazer a leitura e avaliar realmente se é a logada que está aparecendo na câmera.

4.     Geolocalização

Essa é uma das vantagens mais interessantes, e que permite aos colaboradores fazer as marcações de ponto quando estão fora da empresa. Por exemplo, o colaborador trabalha em uma empresa de São Paulo e saiu para fazer uma entrega em Barueri. Por meio da geolocalização será possível identificar onde está o profissional.

O Ahgora Multi, que permite batidas de ponto eletrônico por celular, carrega configurações de GPS e do GLONASS, um sistema russo para geolocalização. Ou seja, conta com duas tecnologias diferentes, aplicadas com o objetivo de deixar a ferramenta ainda mais eficaz.

Nos últimos anos nos acostumamos com a presença da geolocalização em nossas vidas. Desse modo, conseguimos encontrar um endereço que não conhecíamos, assim como é possível ir por caminhos novos, que podem ser mais curtos. Essa tecnologia também está presente nos dispositivos de registro de ponto, aproveite!

5.     Economia para o negócio

Quando uma empresa adota um sistema de ponto digital para o registro eletrônico, pode economizar com isso. Em suma, não haverá mais algo conhecido como retrabalho, onde os profissionais do setor de Recursos Humanos precisam avaliar os dados registrados. Porque com o aplicativo tudo é entregue condensado.

Esse tempo gasto com a avaliação dos dados laborais pode ser usado de diversas maneiras, fazendo com que os profissionais atuem de forma estratégica. Aliás, quem costuma ler o Blog da Ahgora sabe que costumamos bater nesta tecla. Afinal, as empresas precisam de gente pensando no futuro, em soluções para os problemas de maneira técnica.

Outra coisa interessante é em relação às horas extras realizadas por este colaborador. Todas elas ficam registradas automaticamente, no momento em que fazem as marcações de ponto, o que garante a tranquilidade para todos. E quando estão sendo feitas horas indevidas, os gestores conseguem perceber e devem avisar o profissional, evitando o gasto desnecessário.

Ponto eletrônico no celular: garanta aqui o melhor sistema do mercado!

O que você achou dos 5 benefícios oferecidos pelo uso de celulares para as batidas de ponto? São interessantes para o seu negócio? E se eu disser que existem ainda mais vantagens em adotar essa aplicação? Confira mais algumas:

  •     O aplicativo é conectado com a folha de pagamentos. O RH não vai se preocupar com erros e fraudes nos registros de ponto;
  •     Essa é uma alternativa econômica, que pode ser adquirida com um baixo investimento, mas com grandes recompensas;
  •     Torna as jornadas mais flexíveis e configuráveis, ajustadas por meio do aplicativo;
  •     Entrega espelho de ponto e holerite online, facilitando o trabalho do setor de Recursos Humanos;
  •     É facilmente acessado por wifi, rede 3G e 4G de telefonia móvel;
  •     Possui servidores potentes, fazendo com que esteja disponível 24 horas.

O que você ainda está esperando? Aproveite o que existe de melhor em tecnologia para os registros de ponto. Entre em contato agora mesmo e melhore a produtividade do seu negócio, já que a automatização é a melhor ideia tratando deste assunto!

Conheça a Ahgora e evolua a gestão de pessoas na sua empresa!