O ponto por navegador é uma possibilidade de registrar a jornada de trabalho dos colaboradores. É algo previsto por lei, garantindo a segurança jurídica para as empresas que adotam esse estilo de marcações. Além disso, traz mais agilidade para o setor de Recursos Humanos.

Ao longo dos anos, desde a invenção do ponto eletrônico na década de 1980, surgiram diversas novas ferramentas para fazer a gestão da jornada de trabalho. Então, usar o celular ou o computador é algo que vem se tornando cada vez mais comum, trazendo uma série de benefícios para os envolvidos.

Esse tipo de batida é uma das mais seguras que existem, porque os dados ficam armazenados em nuvem e podem ser acessados apenas por pessoas habilitadas.  Empresas de todos os tamanhos podem adotar este conceito, entenda agora como funciona e como usar em seu negócio!

O que é ponto por navegador?

A batida de ponto por navegador é algo realizado geralmente por meio de um computador, embora também possa ser feita por celular ou tablet. Ela traz a vantagem de não exigir o download de algum aplicativo. Afinal, toda a questão é resolvida por meio de um site.

Essa possibilidade torna a gestão de ponto mais fácil. Muitas vezes formam-se filas nos relógios físicos de ponto, onde um colaborador precisa aguardar o seu colega fazer a marcação, para que seja a sua vez. Contudo, ao adotar a tecnologia a empresa permite que cada trabalhador faça a batida de ponto digital.

Com o Pontoweb, por exemplo, os trabalhadores possuem acesso a um portal destinado às marcações de ponto. Não é necessário de nenhum outro equipamento para aproveitar o sistema de ponto. Basta acessar a página de registros de ponto eletrônico, algo que deve ser orientado pelos gestores.

E-book Tecnologia na Gestão de Ponto para ponto por navegador

O que diz a lei sobre ponto por navegador?

A Portaria 1.510, conhecida como Lei do Ponto Eletrônico, foi publicada em 2009 pelo antigo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), atual Secretaria do Trabalho. Ela modernizou a Lei 7.855, de 1989, que permitiu o uso de ponto eletrônico nas empresas.

Em 2011 a Portaria 373 do MTE permitiu o uso de sistemas alternativos para o registro de ponto. Então, é aqui que se encaixa o uso de navegadores para as marcações de chegadas e saídas dos colaboradores. Entretanto, é necessário que o sistema seja aprovado em um Acordo Coletivo de Trabalho.

A legislação  determina todas as regras para o uso de aplicativos que permitam as marcações da jornada. Por exemplo, não são permitidas alterações nos dados registrados ou agendamentos de batidas. Além disso, a Portaria 373 explica como devem ser os sistemas alternativos, capazes de garantir a segurança para colaboradores e gestores.

Como funciona o ponto por navegador?

O ponto por navegador é uma modalidade onde os colaboradores podem marcar seus horários de chegada e saída das empresas. Além disso, é uma possibilidade viável para aqueles que trabalham em home office. Em suma, o RH precisa orientar os colaboradores sobre a adoção desse estilo de registro.

É necessário também que sejam realizados os cadastros corretamente, para garantir o uso perfeito da ferramenta digital. A Ahgora, por exemplo, é referência em relação a ponto eletrônico. Investimos em tecnologia IoT, armazenamento em nuvem e machine learning para entregar o melhor produto aos nossos clientes.

O Batida Online permite o registro de ponto por meio de browsers ou aplicativo para Windows. Existe ainda um plugin do Google Chrome que permite trabalhar de maneira integrada com esse navegador. Desse modo, os colaboradores podem fazer registros de entradas e saídas, direto do seu computador.

Além disso, os usuários também têm acesso ao My Ahgora, que é o Portal do Colaborador. Neste local é possível verificar todas as informações referentes ao espelho de ponto, banco de horas, holerite e também fazer as justificativas de faltas e atrasos, por exemplo. Essa é uma ferramenta exclusiva da Ahgora que vem inclusa na contratação do registro por navegador.

Cada trabalhador remoto possui um IP registrado, do qual poderá fazer suas batidas. Desse modo, a empresa consegue identificar que o profissional realmente está cumprindo sua jornada. O mesmo vale para os trabalhadores alocados, que necessitam de batidas fora da sede da empresa.

E-book Gestão a Distância para ponto por navegador

Vantagens desse tipo de registro

Existem diversas vantagens que podem ser percebidas ao adotar o ponto por navegador. Esse é um sistema que vem sendo cada vez mais adotado em empresas de diferentes segmentos. Isso porque faz com que a atuação do RH seja mais precisa e gere dados acessíveis na palma da mão. Confira algumas vantagens:

  1. Agilidade: é muito mais rápido fazer a marcação pelo navegador do que usando o relógio ponto. Em grandes empresas podem ser formadas filas e isso prejudica o desempenho das atividades. Além disso, esse tipo de batida de ponto é perfeito para equipes em home office, que podem fazer suas marcações de início e final de jornada de onde estão. 
  2. Confiabilidade: as informações registradas em um software são mais confiáveis do que anotadas na mão, evitando qualquer tipo de erro. Além disso, é uma maneira de evitar o retrabalho, que pode decorrer de falhas humanas na marcação.
  3. Segurança: todas as informações ficam armazenadas em nuvem, um conceito que vem ganhando cada vez mais adeptos. Assim, a empresa não precisa se preocupar com servidores para registrar os dados.
  4. Dados em tempo real: os gestores e profissionais de RH conseguem avaliar os dados assim que eles são registrados por navegador. Aliás, é algo que acontece graças ao armazenamento em nuvem, permitindo acesso de qualquer lugar. 

Estas são apenas algumas das vantagens de usar este tipo de sistema em seu negócio. Em suma, não é apenas o RH que sai ganhando, como todos os membros da empresa, que passam a ter acesso a informações mais seguras e precisas.

Garanta tecnologia no seu negócio com batidas digitais!

Existem múltiplas formas de registro de ponto, a sua empresa não pode depender apenas do tradicional relógio ou mesmo do livro de ponto! Os negócios que apostam no uso da tecnologia tendem a crescer sob diferentes aspectos. Não apenas o setor de RH se torna mais estratégico, como também outras áreas da organização.

No caso das batidas de ponto por navegador, por exemplo, todas as informações ficam registradas em nuvem. Isso é excelente para garantir mais credibilidade na relação entre colaboradores  e empregadores. Afinal, as marcações não podem ser editadas, então os horários da jornada de trabalho são registrados de forma totalmente segura e confiável. 

Com as batidas digitais o RH consegue avaliar em tempo real a assiduidade dos colaboradores. É possível identificar quais fizeram horas extras e devem receber a mais no fim do mês, bem como aqueles que faltaram demais e podem sofrer descontos. Tudo isso é possível por meio do Pontoweb. Para conhecer nossos planos, acesse o site.

Kit Gestão Home-Office: como fazer a gestão de ponto por navegador