Segurança jurídica, informações em tempo real e menos processos burocráticos são alguns dos benefícios do Pontoweb. Em suma, ele é um sistema de ponto transparente que resolve um dos principais problemas que as empresas possuem: o controle e a gestão de ponto. Contudo, o software entrega muito mais do que isso, fazendo com que a gestão passe a ser mais ágil e estratégica. Acompanhe este conteúdo também em áudio, clique no player a seguir!

Mas de que forma o sistema funciona? O fato é que controlar o ponto manualmente é um processo suscetível a erros, fraudes e perdas. Podendo gerar, com isso, transtornos para o setor de Recursos Humanos, especialmente junto à Justiça do Trabalho. Aliás, a questão fica ainda mais delicada quando se tratam de grandes empresas.

Com o Pontoweb, os registros de presença dos colaboradores são feitos por meio de diferentes Registradores Eletrônicos de Ponto (REPs), sendo eles os relógios tradicionais, navegador do computador ou aplicativo no smartphone do trabalhador. Dessa forma, o acesso pode ser feito em tempo real e com toda a segurança, permitindo que a empresa se mantenha conforme a lei.

Conheça os benefícios do Pontoweb!

O que é Pontoweb?

O Pontoweb é um software de controle de ponto eletrônico para gestão da jornada de trabalho e produtividade em tempo real. É um sistema que conta com tecnologia IoT e armazenamento em nuvem, permitindo uma gestão integrada. Desse modo, entrega tudo o que é necessário para tornar a rotina do RH menos burocrática e mais assertiva.

Usando-se de ferramentas de segurança, como leitor biométrico 3D antifraude, ponto digital geolocalizado e cartão Mifare, a empresa passa a ter acesso a informações mais fiéis à realidade. Assim, é possível verificar se o colaborador realmente estava trabalhando quando fez a sua marcação de ponto.

Devido à facilidade de uso, o software de gestão da jornada de trabalho é indicado para o RH de empresas de qualquer porte. Aliás, a legislação trabalhista determina que negócios com mais de 20 colaboradores precisam, obrigatoriamente, registrar a jornada. Com o Pontoweb, isso passa a ser feito de maneira digital e com agilidade.

Esse é um sistema completo, que recebe registros de ponto, faz o armazenamento das informações e transforma os dados coletados em insights estratégicos para a tomada de decisões, um verdadeiro people analytics. Isso é excelente para a área de Recursos Humanos e para a empresa como um todo.

Encantado com o Pontoweb? Então fale com nosso time e contrate!

Quais são os benefícios do Pontoweb?

Com um sistema de controle de ponto, os processos internos do RH passam a ser otimizados e as atividades operacionais automatizadas. Dessa forma, o setor adota uma postura mais estratégica, visando promover melhorias em todo o negócio. 

O Pontoweb entrega benefícios para empresas dos mais variados segmentos e tamanhos. No caso das redes de supermercado, por exemplo, que contam com unidades em diferentes cidades, as anotações no livro ponto são impensáveis. Com o nosso sistema, os dados registrados em uma cidade podem ser conferidos no mesmo instante pela central.

O software segue todas as recomendações da legislação trabalhista, inclusive as mais atuais, como a Portaria 671/2021. Desse modo, garante credibilidade para as marcações que são feitas, proporcionando uma relação mais saudável entre colaboradores e empresas. Enfim, o Pontoweb carrega o que de mais moderno existe em tecnologia para RH. Confira agora os seus benefícios:

1. Permite focar nas pessoas

Quando o RH deixa de se preocupar com trabalhos manuais e burocráticos, passa a ter mais tempo para focar nos colaboradores. Portanto, a área se torna mais acessível para os demais profissionais, que podem procurá-la para conversar sobre assuntos que envolvem sua atividade.

Assim, o RH consegue se concentrar mais na capacitação e no desenvolvimento de pessoas. O que inclui orientar líderes e gestores quanto ao trato com suas equipes e buscar treinamentos que possam melhorar o desempenho dos colaboradores em geral.

Por falar em lideranças, com o Leader é possível tornar ainda mais veloz a tomada de decisões: com ele, os líderes dos setores podem acompanhar  a gestão de presença dos colaboradores em tempo real. Isso desobstrui o RH e descentraliza as atividades do setor, já que os colaboradores passam a ter um contato direto com coordenadores de suas áreas.

Todas essas ações são parte do chamado RH estratégico, em que a gestão de pessoas é feita visando aprimorar os resultados do negócio. Aliás, uma das funções da área de Recursos Humanos é fazer a ponte entre empresas e colaboradores, fazendo com que essa relação seja cada vez mais transparente. Com o sistema integrado, isso é mais fácil!

2. Menos processos burocráticos

O Pontoweb pode ser integrado com diversos sistemas – desde softwares de folha de pagamento até ERP de gestão. Isso agiliza e simplifica o fechamento de folha. Afinal, calcular de maneira manual os valores de horas-extras e faltas é algo lento e com risco de erros.

Desta forma, o RH passa a se empenhar menos com processos burocráticos, tendo em vista que eles são realizados de forma automatizada. Ou seja, a digitação de folha-ponto e o retrabalho com ponto eletrônico se tornam coisa do passado. Isso sem mencionar o benefício que está no item 5, envolvendo atestados e declarações geralmente processados de forma manual.

Somente essa funcionalidade é capaz de reduzir em até 60% o tempo que o RH gasta com tratativas de ponto dos colaboradores e outras atividades relacionadas. Com mais tempo livre, os gestores conseguem pensar de maneira estratégica, contribuindo para o avanço do negócio.

3. Transformação digital do RH

A transformação digital é um processo realizado para aumentar a eficácia de um negócio, sendo este um objetivo que deve ser buscado pelos gestores. O RH é apenas um dos componentes dessa transformação, que precisa automatizar a sua rotina, a fim de obter melhores resultados. 

Seguindo a mesma linha do benefício acima, o Pontoweb surge como alternativa para digitalizar os processos do RH. No caso, as informações passam a ser integradas de forma automática e acessadas em tempo real. Isso é ótimo para evitar, por exemplo, horas-extras indevidas.

Falando sobre transformação digital, quando uma empresa não consegue se adaptar às novidades do mercado, perde competitividade e tende a ser superada pela concorrência. No caso do registro de ponto, serve para identificar profissionais faltosos e custos invisíveis.

4. Cálculos automatizados e sem erros

Um dos benefícios do Pontoweb é o fato de realizar cálculos automáticos. Diferente do que acontece com as informações que são tratadas de forma manual, sendo muitas vezes imprecisas, o que pode deteriorar a relação com os colaboradores, as chances de erro no software são praticamente nulas. Afinal, quando os pagamentos são feitos de maneira errada, ninguém fica satisfeito.

No momento em que as informações são integradas, é possível acessar a quantidade certa de horas-extras que devem ser pagas a cada colaborador. Assim como é possível verificar quanto deve ser descontado devido a faltas não justificadas, por exemplo. Tudo isso na palma da mão e em poucos cliques!

Junto a isso, o Pontoweb possibilita gerenciar escalas e folgas, de forma a não ultrapassar os limites do banco de horas e garantir o descanso semanal remunerado (DSR) que cada profissional tem por direito.

Calculadora de hora extra: conheça esse e outros benefícios do Pontoweb

5. Facilidade no acesso às informações de colaboradores

Os gestores podem conferir as informações que desejam na mesma hora em que os eventos ocorrem. Se um profissional está de férias e registra o seu ponto, por exemplo, o software permite que seja enviada uma notificação ao gestor em tempo real. Assim, ele pode buscar entender o que está ocorrendo e tomar as medidas cabíveis rapidamente, o que gera maior segurança jurídica para a empresa.

Entre os benefícios do Pontoweb, a gestão de equipes é algo que merece destaque. Dessa forma, é possível fazer o gerenciamento adequado, prever gastos e, ainda, realizar orientações individualizadas.

Ainda em relação a esse benefício, é importante reiterar a questão da transparência. Além dos gestores, é possível incentivar os profissionais a acessarem esse ambiente online e visualizarem as suas próprias informações profissionais. Então, com o My Ahgora os colaboradores podem conferir:

  • Recibo online de marcação de ponto;
  • Saldo de horas;
  • Demonstrativos de pagamentos;
  • Fazer justificativas ou solicitar ajustes;
  • Enviar atestados e declarações de comparecimento;
  • Solicitar abonos.

Desta forma, a relação entre empresa e colaborador se torna ainda mais transparente e a gestão da presença para a ser compartilhada. Tendo em vista que as informações estão organizadas para que sejam facilmente acompanhadas, o colaborador passa a ter a certeza de que está recebendo tudo aquilo a que tem direito.

6. Controle sobre assiduidade, presenças e folgas

Com a otimização da rotina do RH é possível fazer uma gestão avançada da assiduidade dos colaboradores. Ou seja, conferir se os profissionais estão cumprindo a jornada de trabalho estabelecida, chegando e saindo no horário. Afinal, quem não cumpre o período combinado gera prejuízos ao negócio.

No caso das presenças, por exemplo, um colaborador que falta sem justificativa perde direito ao descanso semanal remunerado. Ele pode tirar um dia de folga, mas não terá direito a receber por isso. O diálogo deve ser usado para entender a situação, mas dependendo do caso o desconto deve ser aplicado.

7. Segurança jurídica: um dos principais benefícios do Pontoweb

O Pontoweb é um sistema de registro eletrônico de ponto (SREP) que está integralmente de acordo com a legislação trabalhista brasileira e à Portaria 671. Além disso, também segue o que foi estabelecido em diversos acordos sindicais, bem como pela CLT, e funciona de acordo com a nova categoria de REP que a 671 traz, o REP-P, Registro Eletrônico de Ponto por Programa.

Logo, o software oferece toda a segurança jurídica necessária para que não haja contratempo com processos trabalhistas. Ou seja, as empresas que utilizam o sistema têm a garantia de estarem seguindo à risca o que a lei determina. Portanto, utilizar o Pontoweb de forma adequada reduz em muito os riscos de multas e outros tipos de punições.

Esse é um dos benefícios do Pontoweb porque os dados ficam armazenados em nuvem e não podem ser alterados. Então, servem como provas.  No caso de algum processo trabalhista, a empresa pode mostrar se o colaborador realmente cumpriu ou não a sua jornada.

Aproveite para se aprofundar mais neste assunto e inscreva-se em nosso curso online e gratuito sobre a Portaria 671. Clique no banner abaixo e bons estudos!

beneficios do pontoweb banner curso 671

8. Descentralização das informações

A plataforma conta com uma série de mecanismos que visam descentralizar a gestão de pessoas, ou seja, compartilhar atividades e procedimentos que agilizam a rotina. Com isso, podemos dizer que o sistema empodera as lideranças a assumirem essa gestão e amplia a transparência entre todos os envolvidos. E isso é excelente para o RH.

Enquanto os profissionais de Recursos Humanos têm uma visão global do negócio, o gestor visualiza todos os dados relativos à sua equipe. Já o colaborador consegue acessar as informações que dizem respeito ao seu trabalho, até para que tenha controle sobre a sua jornada.

Tudo isso contribui para que os resultados obtidos pela empresa melhorem. Quando cada profissional sabe que os seus direitos estão sendo respeitados, passam a render mais. O negócio evolui como um todo e novas possibilidades são apresentadas, reduzindo os custos e aumentando a efetividade e a eficiência operacional.

Preencha o formulário a seguir e converse com nossos consultores para contratar o Pontoweb!

Aproveite os benefícios do Pontoweb em seu negócio!

A Ahgora desenvolve ferramentas para facilitar a gestão de ponto e você pode aproveitar toda essa tecnologia em seu negócio. Nossos aplicativos, com armazenamento de dados em nuvem e tecnologia IoT, carregam o que há de mais moderno no mercado. Assim, entregando dados em tempo real na palma da mão.

Os benefícios do Pontoweb são capazes de otimizar o tempo do RH e facilitar a  gestão de pessoas, que pode se tornar mais dinâmica e ágil. Sabemos que você, profissional de RH ou DP, tem uma rotina corrida, cheia de responsabilidades. Mas, com a tecnologia ao seu lado, os processos se tornam menos burocráticos e mais assertivos.

Dados para tomada de decisões, redução de gastos e mais tempo para focar no capital humano são alguns dos benefícios  do Pontoweb. Que tal analisar dados em tempo real e evitar custos invisíveis? Fale com a Ahgora e saiba mais!

Clique no botão ao lado e fale com nossos consultores!