Órgãos públicos podem contar com o Pontoweb, um software desenvolvido pela Ahgora, ideal para fazer marcações de horários dos servidores. Mais do que o controle de ponto, ele entrega uma série de vantagens para as prefeituras e governos que fazem a sua contratação. Seu objetivo é garantir a eficiência operacional na gestão de presenças e jornadas de trabalho.

O Pontoweb, quando utilizado junto ao módulo Escalasweb, é excelente para fazer a gestão de escalas de trabalho. Desse modo, pode ser usado por escolas, na hora de montar a grade com os professores disponíveis. E também em hospitais e postos de saúde, definindo quais profissionais vão atuar em cada horário.

O sistema conta com módulos e aplicativos que podem fazer a diferença no controle de presenças. Os gestores públicos devem ter responsabilidade com os recursos do local que administram e todos os gastos com colaboradores podem ser conferidos por meio do software de ponto. Confira todos os detalhes a seguir:

Desafios dos órgãos públicos na gestão de jornadas

Muita gente não sabe, mas os servidores públicos, sejam eles federais, municipais ou estaduais, também batem ponto. Diferente do que o senso comum pode indicar, essa responsabilidade não está associada apenas ao que diz a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Acontece que as regras variam de acordo com o governo em exercício.

Com o objetivo de reduzir a possibilidade de fraudes e ampliar o controle das horas trabalhadas, em 2020, o Ministério da Economia determinou que os servidores públicos federais deveriam bater ponto. Antes disso, ainda usavam as anotações na velha folha ponto, sistema considerado fácil de burlar. Aliás, existem mais de 600 mil servidores federais no Brasil.

No caso da administração municipal, há profissionais de variadas especialidades e níveis hierárquicos. Registrar os horários deles é essencial, para que todos tenham seus direitos trabalhistas assegurados. E isso precisa ser feito em um sistema fácil de usar, mas que entregue aquilo que é necessário: segurança.

Sem uma gestão adequada, confiando nas marcações manuais, as contas públicas podem ser muito prejudicadas, causando um rombo no orçamento. Por outro lado, ao contar com uma tecnologia precisa, é possível superar todos os desafios relacionados com o controle de jornadas.

O que é Pontoweb?

O Pontoweb é um sistema para a gestão de ponto eletrônico, com funcionalidades que vão desde as marcações nos horários de chegadas e saídas dos profissionais até a entrega de relatórios completos. O software desenvolvido pela Ahgora pode ser usado em empresas públicas e privadas. Ele conta com diferentes ferramentas adicionais, que complementam o seu uso.

Todo o seu uso e desenvolvimento é baseado em três tecnologias: internet das coisas, armazenamento em nuvem e machine learning. A partir disso, o sistema entrega resultados excelentes, permitindo identificar gargalos até mesmo antes de fechar a folha de pagamento, evitando surpresas no final do mês. Com isso, o dinheiro público passa a ser controlado com responsabilidade.

O objetivo do Pontoweb é facilitar a rotina daqueles que fazem a gestão de pessoas. Assim, a ferramenta entrega cálculos automatizados em tempo real, beneficiando órgãos governamentais. Afinal, não é a falta de um dono que pode permitir uma administração feita sem maiores cuidados.

Você precisa ter ao seu lado uma ferramenta de primeira, que entregue dados precisos, sem falhas. A produtividade, por exemplo, também pode e deve ser medida, por meio do Timesheet. Enfim, são várias funções, que podem ser contratadas de acordo com as necessidades do ambiente onde o software será usado.

Como funciona o Pontoweb?

O Pontoweb tem um funcionamento intuitivo, para que os usuários tenham fácil acesso e boa usabilidade do sistema. Conta com um design acessível, que privilegia as informações essenciais para a boa gestão. Além disso, cada usuário cadastrado possui o seu login, com credenciais para acessar determinadas informações, garantindo a segurança dos dados.

Através do reconhecimento facial é possível que os servidores externos façam suas marcações de ponto por meio de um aplicativo para smartphones. Os dados são armazenados em nuvem no momento da batida. Em seguida, as informações podem ser conferidas em tempo real pelos responsáveis pelo setor. Mais do que isso, através da geolocalização é possível identificar o local em que o funcionário está trabalhando.

A ferramenta entrega cálculos automáticos em relação aos valores gastos todos os meses com horas extras, por exemplo. E isso pode ser conferido ao longo do mês, para identificar aqueles que estão trabalhando além do horário estipulado em contrato. Esse acesso é feito por meio de smartphones, com o aplicativo exclusivo da plataforma.

Aliás, é uma funcionalidade interessante também no caso de plantões, que são comuns para os médicos. Neste caso, os líderes do setor podem programar uma escala de acordo com a força de trabalho disponível na operação. Tudo é feito através do Leader, um app que facilita a vida dos gestores e aproxima os líderes de seus times.

7 vantagens do Pontoweb para órgãos públicos

Se você trabalha na administração pública sabe que precisa lidar com muitos desafios todos os dias. As pessoas são exigentes e querem ser atendidas de maneira adequada e humanizada. Isso vale tanto para os cidadãos comuns quanto para os servidores que fazem parte do governo.

Com um software de ponto que possua tecnologia de alto nível, é possível dar mais agilidade para as atividades dos gestores e também para os funcionários. Economia, credibilidade e engajamento são alguns dos benefícios. Confira agora 7 vantagens do Pontoweb para órgãos públicos:

1.     Agilidade e eficiência para a administração

O sistema desenvolvido pela Ahgora é capaz de transformar dados simples de acesso, presença e produtividade em relatórios estratégicos. Mais do que isso, as informações são atualizadas em tempo real e podem ser conferidas online, fazendo com que as tratativas de ponto e o monitoramento da folha, por exemplo, sejam feitos de modo gradual, evitando complicações apenas no final do mês..

Com informações precisas e atualizadas para a sua gestão, fica mais fácil realizar a tomada de decisões. Isso é excelente para o funcionalismo público, que passa a contar com uma ferramenta específica, estratégica e inovadora. Com o Pontoweb gráficos podem ser gerados, tornando facilmente visíveis os indicadores de RH.

2.     Economia de custos com o orçamento

Órgãos públicos podem economizar entre 3% e 8% com a folha de pagamento. Isso acontece porque o nosso sistema permite que seja possível prever os custos de projetos e valores gastos com horas extras. Então, se algo estiver fora do controle, medidas poderão ser tomadas ao longo do mês.

Além disso, o sistema não permite que alterações sejam feitas após as marcações de jornada, impedindo fraudes. Por falar nisso, é comum que prefeituras gastem altos valores com horas extras, principalmente pela falta de controle. As anotações manuais permitem que horários sejam registrados de forma errada, por descuido ou má-fé.

O dinheiro que passa a ser economizado com o pagamento dos servidores pode ser investido na melhoria dos serviços prestados pelo governo. Portanto, o investimento feito na contratação do software é algo que se paga e contribui com a saúde financeira.

3.     Engajamento dos servidores

O Pontoweb traz mais engajamento para os órgãos públicos. Os colaboradores passam a ter acesso ao holerite digital e ao espelho de ponto por meio do portal MyAhgora, um ambiente exclusivo para os profissionais que fazem parte da entidade contratante. Isso garante transparência e segurança.

O nosso modelo segue todas as determinações em relação à legislação de ponto. Enfim, o sistema conta com mecanismos que ajudam a ampliar o engajamento, para que cada servidor entenda a importância da ferramenta e do seu uso.

4.     Gestão de banco de horas e presenças

Uma das vantagens do Pontoweb para órgãos públicos é a possibilidade de gerir banco de horas e presença dos servidores. Esse é um benefício percebido pelos administradores, que passam a contar com uma ferramenta ágil. Isso traz também mais facilidade ao repassar as informações para o eSocial.

Os servidores públicos não podem sofrer descontos por atrasos e faltas ao trabalho, a menos que exista um processo disciplinar quanto a isso. Entretanto, quando os profissionais faltam 30 dias seguidos no trabalho, a situação é  configurada como abandono de cargo e podem perder sua vaga. As batidas de ponto ajudam a avaliar estas presenças.

5.     Sistema fácil de usar

Ao contratar o Pontoweb, sua empresa passa por uma implantação assistida para conhecer a ferramenta e extrair o máximo dela, além de acessar guias de uso para os colaboradores. Por mais que o sistema seja simples de mexer, entender os comandos básicos e onde fica cada função é importante. Isso facilitará no momento de registrar as informações ou avaliar os dados.

Já com ele instalado, o uso é fácil e intuitivo, o que contribui com a adesão de servidores que aproveitam os benefícios da tecnologia. Uma das vantagens é poder acessar e fazer marcações de horário mesmo sem internet. Assim, os dados ficam registrados no sistema e quando há conexão online,  são enviados à nuvem.

6.     Tecnologia de ponta

Órgãos governamentais precisam contar com tecnologia de ponta na gestão de pessoas. O software da Ahgora conta com elementos que fazem dele uma das referências quando o assunto é sistema de ponto eletrônico. Internet das coisas, machine learning e armazenamento em nuvem estão presentes, conceitos já usados e que vão ganhar mais força nos próximos anos.

Por ser um software SaaS, o Pontoweb passa por atualizações periódicas, a fim de mantê-lo atualizado conforme as leis em vigor e ainda para entregar as novidades que a tecnologia apresenta com o passar do tempo, sem pagar a mais por isso. Sendo assim, entrega informações perfeitas aos contratantes, que passam a dispor de uma ferramenta simples de usar, mas sofisticada em seus resultados.

7.     Menos burocracia

Instituições governamentais são conhecidas pela burocracia, que faz com que processos demorem para ser resolvidos. Entretanto, isso pode ser mudado com a adoção de ferramentas que tragam mais agilidade. Pelo menos em relação à gestão de pessoas é possível resolver esse problema.

O nosso software de ponto eletrônico foi desenvolvido para tornar as rotinas dos administradores mais velozes. A partir disso, solicitações podem ser feitas por meio da ferramenta, sem que cada servidor tenha que ir até o responsável para fazer pedidos. Isso contribui para reduzir a burocracia na gestão de pessoas.

Em quais órgãos públicos o Pontoweb pode ser usado?

Com o Pontoweb é possível reduzir em até 90% o tempo para o fechamento da folha de pagamento. Esqueça as anotações manuais que precisam ser conferidas uma a uma, com ele tudo é feito em alguns segundos. Isso é possível porque ao longo do mês acontecem os ajustes de ponto, feitos pelos colaboradores através do MyAhgora.

Veja como o Pontoweb pode ser usado para a gestão de jornadas nos órgãos públicos:

Educação: o nosso sistema garante uma comunicação integrada entre a Secretaria de Educação, instituições de ensino e famílias de alunos. Ele possibilita a configuração de escalas, apuração da assiduidade e aproxima a escola da comunidade.

Saúde: ideal para fazer a gestão da jornada de trabalho dos profissionais da saúde. Com a biometria digital 3D o ponto não pode ser fraudado. Além disso, a apuração dos dados em tempo real garante um melhor funcionamento de hospitais e postos de atendimento.

Administração: possibilita a gestão online do banco de horas, presença e pontualidade. Assim como a restrição de acesso às unidades de atendimento. Isso é essencial para garantir a eficiência operacional na máquina pública.

E você? Está em busca de uma ferramenta que entregue ótimos resultados e facilite a gestão de servidores? O nosso software entrega tudo o que é necessário para acabar com as horas extras indevidas e outros gastos. Entre em contato para saber mais!

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *