Você sabe o que é pontualidade e assiduidade em supermercados? Se as duas apresentarem um nível muito baixo, o negócio pode estar correndo um sério risco. Afinal, quando os colaboradores faltam sem avisar a operação do estabelecimento fica comprometida. Então, é preciso encontrar formas de superar essa condição.

Não apenas no ramo do varejo, mas em qualquer empresa, colaboradores que faltam demais ou que chegam atrasados prejudicam o negócio. Por isso, é essencial que os líderes e gestores tenham consciência do problema. Contudo, a tecnologia pode ser uma aliada para as companhias que estão nesta situação.

Ter centenas e até milhares de colaboradores que mantêm a frequência regular de sua jornada é uma meta que parece inalcançável para grande parte dos gestores. E principalmente quando a empresa é parte de uma grande rede. Existe um caminho efetivo a seguir? Neste artigo mostraremos que é possível. Confira!

O que é pontualidade e assiduidade no trabalho?

Em geral, supermercados começam o expediente bem cedo, entre 7h e 8h, e encerram no fim da noite, por volta das 22h ou 23h. Isso sem contar as equipes que trabalham na madrugada, como os padeiros, que precisam chegar bem cedido para garantir o café da manhã de milhares de clientes.

A jornada é longa, são muitos colaboradores entrando e saindo o tempo todo. Além disso, é natural que os profissionais contratados sejam de diferentes localidades, muitas vezes dependem de duas ou mais conduções para chegar ao trabalho. Em cidades grandes a situação fica ainda pior, já que o trânsito costuma ser complicado.

Com um cenário desses, fica difícil acreditar na pontualidade e assiduidade em supermercados, ao menos pensando na maioria dos colaboradores. Além disso, ter esse controle é outro desafio para os gestores da empresa de varejo.

  • A pontualidade é uma característica designada àquele profissional que chega no horário combina. Está em seu posto de trabalho no horário em que inicia sua jornada.
  • A assiduidade está relacionada com a frequência do profissional. Assíduo é aquele que não falta no trabalho, sem justificativa ou apresentação de atestado.

Portanto, uma empresa que apresenta níveis baixos de pontualidade e assiduidade acaba sofrendo com custos invisíveis. Afinal, quando um colaborador falta ao trabalho, o negócio gasta com o salário dele e ainda perde a mais-valia.

Qual a importância da pontualidade e assiduidade em supermercados?

O supermercado é um estabelecimento que recebe clientes o dia inteiro e por isso precisa contar com o seu efetivo completo, garantindo que nenhum cliente terá problemas com o atendimento. Aliás, é algo que deve funcionar como uma engrenagem: profissionais responsáveis pela produção dos alimentos, repositores e operadores de caixa. Tudo em sintonia.

Quando um colaborador se atrasa ou falta, sem avisar seu superior, toda uma cadeia de atividades e funções é impactada. Outros profissionais são prejudicados, sofrendo alterações em suas jornadas de trabalho, como atrasos no horário de almoço, no fim do expediente ou sem poder sair de seu posto para ir ao banheiro, por exemplo.

Cada profissional tem funções estabelecidas que formam um fluxo de trabalho contínuo. Assim, uma atividade depende da outra para que tudo funcione perfeitamente. Se um colaborador da limpeza falta, provavelmente algum ambiente vai demorar mais para ser limpo. De forma que o cliente pode notar e entender como falta de cuidado ou higiene do estabelecimento.

A dificuldade de garantir a pontualidade e assiduidade em supermercados é proporcional ao número de contratados. As soluções tecnológicas são o caminho mais efetivo para minimizar o problema. Além disso, em grandes redes a situação pode ser ainda pior, já que o monitoramento deve ser feito em várias unidades.

planilha - indicadores de RH

Como superar os desafios enfrentados por supermercados?

A falta de pontualidade e assiduidade não são os únicos problemas enfrentados pelos supermercados. A rotatividade nesse tipo de segmento é alta, há casos em que o colaborador não está atrasado ou faltou, mas simplesmente abandonou o emprego. A empresa demora dias até confirmar o abandono e precisa abrir novos processos seletivos para substituir aquele profissional. Enquanto isso, a equipe segue desfalcada.

Profissionais que costumam se atrasar com frequência ou apresentam muitas faltas podem estar indicando um futuro pedido de demissão ou abandono de emprego. Por isso, é necessário fazer um monitoramento para identificar esse tipo de ação e então estar preparado caso a saída aconteça. Aliás, quando os líderes de setores possuem uma relação próxima com a equipe, a situação é superada.

A tecnologia é fundamental para superar os baixos níveis de assiduidade e pontualidade nos supermercados. Existem alguns softwares adequados para este momento, capazes de auxiliar o RH e os líderes de setores. Confira alguns deles:

Pontoweb

O monitoramento da assiduidade pode ser feito por meio de um relógio de ponto. O Ahgora Pontoweb, por exemplo, é um sistema completo, que ajuda a identificar aqueles que estão chegando atrasados e ainda os que nem estão indo ao serviço. Além disso, o equipamento emite relatórios precisos, que ajudam a identificar os profissionais sobrecarregados de tarefas.

Ahgora Leader

O Ahgora Leader é uma aplicação focada na descentralização do RH. Assim, a assiduidade e pontualidade em supermercados são duas questões que podem ser vencidas, já que os líderes ficam mais próximos das equipes. Através dela os gestores podem aproveitar diferentes funções:

  •       Identificar quem tem batidas ímpares;
  •       Verificar a quantidade de justificativas em aberto;
  •       Analisar quem possui banco de horas positivo ou negativo;
  •       Acompanhar em tempo real a jornada de todos os colaboradores.

Esse último recurso, em especial, contribui para o acompanhamento dos profissionais que foram prejudicados com o atraso de um colega, por exemplo.

Suíte do RH

O Suíte do RH é um software que permite a gestão de ponto por exceção. De maneira simples, pode-se dizer que ele faz o diagnóstico do ponto. O Suíte do RH compila todas as ocorrências, como:

  •       Intrajornadas;
  •       Batidas ímpares;
  •       Entre outras.

E dessa maneira, alerta o RH das necessidades de ajuste. Aliás, é uma das melhores maneiras de deixar o trabalho manual para trás e investir em tecnologia de ponta.

Pontualidade e assiduidade em supermercados: supere com tecnologia

A tecnologia oferece maior qualidade na gestão de tarefas e no acompanhamento da rotina dos colaboradores. Dessa forma, é possível prever problemas futuros e aplicar estratégias para resolvê-los ou até impedi-los. Enfim, o supermercado é um comércio que depende de diversos profissionais e é preciso que todos estejam dando o seu máximo.

O varejo é um dos principais segmentos da economia brasileira, apenas os supermercados faturaram R$ 378 bilhões em 2019 e a tecnologia é essencial para o RH dessas empresas. Assim, os gestores conseguem tomar decisões assertivas e por meio da tecnologia em nuvem podem fazer acompanhamentos em tempo real. Ou seja, toda a operação fica mais dinâmica.

A pontualidade e assiduidade em supermercados é algo essencial, já que cada profissional é importante para o sucesso da operação. Portanto, faça o investimento em softwares modernos e capazes de tornar a gestão mais tranquila. Além disso, os próprios colaboradores vão se sentir mais confortáveis para atuar na empresa.

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *