Este conteúdo foi escrito pela Sólides, plataforma completa de gestão de talentos com people analytics e gestão comportamental.

Ao abrir um novo processo seletivo em sua empresa, existem alguns caminhos de recrutamento que você pode optar por seguir. O recrutamento online é uma dessas opções.

Por meio dele, é possível otimizar processos e até a escolha de um profissional para preencher uma vaga aberta, com o auxílio de tecnologia e plataformas disponíveis.

Mas existem algumas diferenças entre um processo de recrutamento online e um offline. Continue a leitura deste post para entender as vantagens e como fazer uma seleção pela internet. Acompanhe!

Vantagens do recrutamento online

Afinal, por que você deve investir em um recrutamento online? Quais são as grandes vantagens do processo ser realizado pela internet?

Um processo de recrutamento para uma nova vaga, quando realizado na versão online e de forma correta, tende a manter a produtividade da equipe elevada ou, pelo menos, não diminuir durante o período.

Isso porque, os perfis de candidatos e os resultados de testes aplicados podem ser analisados com mais facilidade, por meio das plataformas utilizadas, gerando respostas otimizadas e, consequentemente, gastando menos tempo da equipe de RH no processo.

Além disso, um processo realizado pela internet permite a criação de um banco de currículos com facilidade, criados após o cadastro de candidatos, fincando disponível para acesso e consulta em necessidades futuras.

Recrutamento online: como fazer

Alguns passos são essenciais para realizar um recrutamento online com sucesso. Primeiramente, nunca podemos nos esquecer que vagas e empresas são variáveis constantes no processo, contando com diferentes requisitos e cultura, aos quais o candidato deve se encaixar. Portanto, isso não precisa ser tão engessado.

Primeiros passos

Assim como em um recrutamento offline, o primeiro passo a ser dado é ter um planejamento de como será essa seleção: os requisitos da vaga, as soft skills desejadas, onde será a divulgação, além de todos os detalhes pertinentes. Ainda, é importante que a descrição seja clara e de fácil entendimento.

A sugestão é divulgar em todas as redes sociais que a sua empresa estiver presente:

LinkedIn, Facebook, Instagram etc., além de sites específicos para divulgação de vagas de emprego. A intenção é aumentar a visibilidade.

Após o recebimento de currículos de candidatos, a próxima etapa é realizar uma triagem dos mais compatíveis com a vaga. Com o auxílio de plataformas de recrutamento, os currículos que chegam até você já têm um certo grau de compatibilidade com a vaga.

Passos finais

Até aqui, o recrutamento online foi bastante parecido com o offline. Mas agora, entraremos em especificidades de uma seleção feita via internet.

No processo de recrutamento online, é necessário considerar o perfil que o seu candidato apresenta nas redes sociais. É possível fazer uma análise, verificando se o profissional tem uma boa imagem e se está dentro dos padrões e cultura da empresa.

Após essa análise e seleção mais específica de candidatos, é preciso conhecer um pouco mais dos que ficaram. Assim, o envio de um e-mail, com um pré-teste ou algumas perguntas específicas da área é essencial.

Com um filtro maior dos candidatos, chegamos a algumas opções finais e, com isso, o agendamento de uma entrevista online é essencial. É um ótimo momento de conhecer mais o candidato, fazer perguntas certeiras e ter uma maior noção de como ele se porta diante de situações profissionais.

Por fim, antes de avançar, a aplicação de uma análise comportamental auxiliará bastante na definição do candidato ideal para a vaga, fazendo com que a seleção esteja de acordo com as necessidades da função e tornando possível a formação de times complementares.

Depois da análise, o último passo é a marcação de entrevista com o gestor da área ou diretor da empresa, para que finalmente o candidato ideal seja escolhido e preencha a vaga! Sem complicações, sem deslocamento — tudo realizado de modo online, garantindo um processo simples e, ainda sim, certeiro.

E para ficar mais ainda expert em recrutamento, não deixe de fazer o curso sobre RH Tecnológico da Universidade Sólides!

————————————————————————

A Sólides é uma plataforma completa de gestão de talentos com people analytics e gestão comportamental. Com a Sólides, o RH tem em um só lugar inteligência de dados para fazer o recrutamento e seleção, desenvolvimento e retenção de talentos, formando times de alta performance.

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *