Você considera que a sua contabilidade contribui efetivamente para a tomada de decisão dos clientes? Um estudo do Sebrae aponta que, para 53% das empresa, os contadores ainda não exercem um papel estratégico. Em contrapartida, 61% das empresas estariam dispostas a investir mais para ter uma contabilidade consultiva e que colabore efetivamente para o crescimento do negócio. Por isso, neste post vamos abordar a relação entre escritório de contabilidade e o RH.

53% dos contadores ainda não exercem um papel estratégico.
61% das empresas estariam dispostas a investir mais para ter uma contabilidade consultiva.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o RH mudou significativamente com a transformação digital. O setor que antes era considerado burocrata, agora já é visto como estratégico. Grande parte dessa mudança se dá por conta do uso da tecnologia para automatizar as rotinas e simplificar os processos. A relação entre escritório de contabilidade e o RH vem à tona porque ambos precisam agir juntos para que as organizações alcancem resultados melhores.

Como automatizar a relação entre escritório de contabilidade e o RH

O que é o RH 3.0 e o que a contabilidade precisa para acompanhá-lo?

O departamento de recursos humanos surgiu a partir da necessidade de as empresas gerirem as pessoas. Mas, com a chegada da tecnologia, o RH assumiu um papel que vai muito além disso. Com o uso de ferramentas, o RH passou a levantar e analisar informações que vão além do acompanhamento de ponto, folha de pagamento e recrutamento.

Esse modelo 3.0 automatizou diversas rotinas e colocou em xeque a atuação da contabilidade, que precisa se reinventar para acompanhar a evolução dos clientes. Sai na frente quem souber se adaptar. Nelson Boing, diretor da Gestão Contabilidade, explica como a tecnologia mudou a rotina da empresa:

Os escritórios de contabilidade têm alguns desafios para continuar entregando valor aos seus clientes. Isso porque a contabilidade moderna é mais consultiva e menos burocrata. O primeiro deles é aderir às ferramentas tecnológicas para automatizar os processos e garantir a eficiência da operação. É importante ressaltar que as mudanças fiscais e jurídicas impactam diretamente na relação entre escritório de contabilidade e o RH. Um exemplo disso é o eSocial, que tem demandado uma atuação conjunta e estratégica de ambos.  

Aliás: se você quiser entender melhor como o eSocial está mudando as rotinas do Departamento Pessoal, dê uma conferida em nossa página eSocial sem estresse. Ali você aprende sobre gestão online de ponto eletrônico para ficar à frente dos prazos e evitar multas.

A transformação da contabilidade tradicional para a contabilidade do futuro requer – acima de tudo – mudanças na forma de pensar e agir. Para ser mais estratégico e realmente prestar um serviço diferenciado, o contador terá que analisar a situação de cada cliente. E aqui temos um ponto de atenção: é preciso estar bem apoiado pela tecnologia para conseguir fazer isso para toda a carteira de clientes. Caso contrário, o escritório de contabilidade será soterrado pelo volume de informações.

Como aperfeiçoar a relação entre escritório de contabilidade e o RH 3.0

Você já deve ter percebido que o único jeito de impedir que a contabilidade caia na obsolescência é a atualização constante. Os escritórios de contabilidade e profissionais que atuam neste segmento precisam recorrer à tecnologia para automatizar parte do trabalho. Com isso, ganham tempo para ter uma visão mais analítica sobre os clientes.  

Os desafios da contabilidade são muitos, desde os processos manuais, que são lentos e ainda existe o risco de erros humanos e rasuras. Outra dificuldade são as informações em diferentes formatos, muitas vezes até incompletas. Resolver essas questões para diversos clientes (ao mesmo tempo) e com prazo apertado realmente não é nada fácil. Porém, com o auxílio da tecnologia, é possível se tornar mais estratégico para os clientes. Para isso, é fundamental escolher softwares para contabilidade.

A recomendação é usar ferramentas que automatizem a gestão dos processos e não exijam o monitoramento constante. Um exemplo são os softwares com informações em tempo real, como o Ahgora Pontoweb, que apoia a tomada de decisão em qualquer momento do mês. E, vale ressaltar que a Ahgora possui um programa de parcerias específico para escritórios de contabilidade.

A proposta do Programa Contabilidades Parceiras Ahgora é fornecer aplicações que automatizem e simplifiquem as rotinas operacionais do segmento contábil. Com a ferramenta é possível visualizar todas as ocorrências de ponto em uma única tela. Inclusive, os tickets de suporte entre RH e Ahgora são acessíveis em tempo real. Com isso, a contabilidade se torna mais proativa e pode identificar e auxiliar o cliente a resolver situações do cotidiano, como horas extras, por exemplo.

A sua contabilidade está preparada para atuar de maneira mais consultiva? Além de garantir a segurança fiscal e jurídica, você também pode contribuir estrategicamente para o crescimento dos seus clientes!