Na rotina de Recursos Humanos, uma das principais preocupações é a redução de turnover, ou seja, a taxa de rotatividade de colaboradores em uma empresa. Isso porque a constante entrada e saída de funcionários pode acarretar custos e vários outros impactos negativos.

Um levantamento realizado pela Remunerar, empresa especializada em Recursos Humanos, mostrou que o custo do turnover pode chegar a ser 2,5x o salário de um colaborador devido às despesas relacionadas à rescisão de contratos, processos seletivos e treinamentos de novos colaboradores.

Nesse contexto, a previsibilidade no RH é, além de necessária, uma abordagem muito eficiente. Ela conta com tecnologias avançadas, como o People Analytics, para identificar a satisfação (ou falta dela) dos colaboradores e, assim, os profissionais de RH e gestores podem tomar medidas proativas para melhorar os indicadores.

Não pare por aqui! Continue a leitura para entender melhor como implementar essa conduta na sua empresa para reduzir o turnover, reter talentos e obter resultados mais positivos.

RH preditivo e People Analytics

O avanço da tecnologia proporcionou ao Recursos Humanos uma atuação mais estratégica, impulsionada pela facilidade na coleta e armazenamento de informações. Com dados em mãos, tomar decisões embasadas de forma proativa é consequência desse processo. Esse movimento é conhecido como RH Preditivo.

A ação permite que os gestores tomem decisões mais acertadas e estratégicas, baseadas em evidências e não em intuições a partir de informações que trazem uma predição de cenários. A essência dessa abordagem é o People Analytics, que consiste em usar dados, análises e inteligência artificial para obter percepções valiosas e aprimorar a gestão por meio de decisões mais eficazes. 

Essa prática tem o potencial de revolucionar a gestão de pessoas, uma vez que ajuda a área a:

  • Identificar perfis e tendências de comportamento; 
  • Antecipar dificuldades e problemas; 
  • Prever situações que levam ao absenteísmo e à rotatividade de funcionários;
  • Tomar decisões com maior agilidade; 
  • Estimular o engajamento e a produtividade dos colaboradores.

Uma das possibilidades de uso mais relevantes do People Analytics é a previsão de turnover, ou seja, a identificação de colaboradores com maior probabilidade de deixar a empresa em um determinado período. 

Essa previsão pode ser feita a partir da análise de variáveis como tempo de casa, salário, feedbacks, absenteísmo, produtividade, entre outros. A partir desses dados, é possível criar modelos preditivos que geram scores de risco de turnover para cada colaborador, apontando para o RH quais pessoas têm maior probabilidade de se desligarem da operação. Com esse contexto em mãos, a área tem a possibilidade de agir de forma proativa de acordo com o caso, para evitar a perda de talentos importantes para o negócio. 

Portanto, o RH Preditivo e o People Analytics são ferramentas poderosas para que as empresas conheçam melhor seus colaboradores, antecipem possíveis saídas e tomem medidas para evitar ou minimizar os efeitos negativos da rotatividade. Assim, as equipes ficam mais estáveis, comprometidas e alinhadas com seus objetivos.

Tudo sobre o desligamento do colaborador

O desafio do turnover e a abordagem preditiva

Não tem como negar: a saída de um colaborador sempre implica em custos:  despesas com rescisão, pagamento de horas, férias e por aí vai… 

Sem contar que cada membro da equipe requer um período de desenvolvimento na empresa antes de atingir um nível de desempenho satisfatório, certo? Quando um profissional deixa a organização prematuramente, esse investimento foi feito em vão e acaba se tornando um prejuízo.

Dito isso, é muito importante para as empresas conseguirem prever quando ocorrerão demissões por meio de uma abordagem preditiva, ou seja, análises com o apoio de dados antes que elas aconteçam. Isso possibilita o planejamento e implementação de ações para reduzir esse movimento e seus efeitos negativos.

O primeiro passo é identificar as razões que levam as pessoas a pedirem demissão. Algumas mais comuns incluem:

  • Salários baixos, levando os funcionários a sentirem que estão sendo subvalorizados financeiramente;
  • Falta de reconhecimento, que pode não ser apenas financeiro, mas também relacionado a não demonstração de valorização do trabalho do funcionário;
  • Desmotivação, muitas vezes causada pela combinação dos dois primeiros fatores ou pelo desgaste nas relações de trabalho;
  • Preocupações sobre o futuro da empresa, especialmente quando a organização parece mal gerida e os funcionários percebem isso;
  • Dificuldade em equilibrar o trabalho com a vida pessoal, quando as pessoas trabalham excessivamente e não têm tempo para relaxar.

Diante desses desafios, as empresas conseguem planejar ações que melhorem a retenção e o envolvimento dos funcionários, como salários competitivos, feedbacks regulares, oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, entre outras.

Valorizar os colaboradores: 5 dicas para o RH | Descomplica RH #50

Attrition: previsibilidade no contexto dos desligamentos 

O Attrition, disponibilizado através de um dashboard no People Analytics, é uma ferramenta que consegue prever quais colaboradores têm maior probabilidade de se desligar da empresa, baseado em diversos fatores como:

  • Idade
  • Gênero;
  • Cargo;
  • Salário;
  • Desempenho;
  • Clima organizacional;
  • Entre outros. 

Essas previsões auxiliam na antecipação de quando e quais funcionários têm probabilidade de sair voluntariamente e tomar medidas para evitar ou reduzir a rotatividade. 

Dessa forma, o Attrition contribui para melhorar a retenção e a motivação dos colaboradores, que se sentem mais valorizados e engajados com a empresa.

O que é o Attrition? 

O modelo Attrition combina inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (Machine Learning) para identificar quais funcionários têm mais chances de sair da empresa

A ferramenta se baseia em uma análise completa de diversos dados dos colaboradores, como características da empresa, perfil demográfico, trajetória profissional e comportamento

Assim, seu RH pode agir para manter os talentos que fazem a diferença e melhorar o desempenho da organização.

Como o Attrition funciona? 

O Attrition é uma ferramenta simples e amigável que funciona, basicamente, em quatro etapas:

  1. Coleta de dados: ele coleta uma grande quantidade de dados sobre os colaboradores, desde informações básicas, como nome e cargo, até informações mais detalhadas, como idade, tempo de empresa, histórico profissional e comportamento no ambiente de trabalho.
  2. Análise de dados: depois, ele usa algoritmos de aprendizado de máquina para analisar os dados históricos e identificar padrões que indiquem quando um colaborador está propenso a sair da empresa.
  3. Previsão de desligamento: em seguida, o Attrition utiliza o que aprendeu para fazer previsões para os colaboradores atuais. Basta fornecer os dados atualizados dos colaboradores e o Attrition vai calcular a probabilidade de desligamento para cada um deles. Essa probabilidade é mostrada em uma escala de cores, que vai do cinza (muito baixo) ao vermelho (muito alto).
  4. Ação preventiva: por fim, a ferramenta usa as previsões para sugerir medidas preventivas. Se o Attrition indicar que um colaborador tem um alto risco de sair da empresa, você pode buscar entender o que está acontecendo e participar mais ativamente de sua rotina. Oferecendo a ele oportunidades de desenvolvimento, um aumento de salário ou melhorias no ambiente de trabalho para mantê-lo motivado e engajado.
People Analytics

O valor estratégico do Attrition na redução de turnover

Imagine um cenário em que sua empresa consiga antecipar quais colaboradores estão cogitando deixar seus cargos. E, com base nessa previsão, possa tomar medidas proativas para reter talentos valiosos.

O Attrition possibilita exatamente isso! Ele simplifica o trabalho dos gestores de Recursos Humanos e dos líderes de equipes, oferecendo informações cruciais para embasar decisões estratégicas.

A diminuição do turnover não se trata apenas de uma questão operacional, mas de um componente fundamental no planejamento estratégico de Recursos Humanos. Afinal, altas taxas de rotatividade têm grande impacto na operacionalização de tarefas e geralmente representam altos custos para a empresa

Buscar a redução de turnover proporciona uma visão mais clara do capital humano da empresa e de suas necessidades, tendo um impacto positivo na produtividade, qualidade, inovação, satisfação do cliente e na reputação da organização

Além disso, o Attrition abre oportunidades para o desenvolvimento, revisão de políticas de remuneração e promoção de ambientes de trabalho saudáveis, conectando a redução de turnover com o planejamento estratégico de RH.

Quiet Quitting: o que o RH deve fazer?| Descomplica RH #44

Benefícios além da redução de turnover

Conforme mencionado anteriormente, a previsibilidade em Recursos Humanos, por meio de tecnologias, proporciona uma gama de vantagens que vão além da simples redução de turnover. Continue lendo para descobrir outros benefícios!

Melhora do clima organizacional 

Um dos benefícios é a melhoria do clima organizacional, que é o conjunto de percepções e sentimentos dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho.

Segundo uma pesquisa realizada pela Gupy, o clima organizacional é um dos principais fatores que levam os funcionários a permanecerem ou saírem de uma empresa.

O estudo apontou que 40% dos entrevistados consideram o clima organizacional como o aspecto mais importante para a retenção de talentos. Além disso, 63% dos entrevistados afirmaram que já pediram demissão devido ao clima organizacional ruim.

Isso mostra que um clima organizacional positivo influencia diretamente na motivação, comprometimento e produtividade dos funcionários, já que trabalhar em um local que proporciona bem-estar, respeito e reconhecimento é essencial para a satisfação profissional.

Portanto, ao utilizar tecnologias que permitem prever e reduzir o turnover, o RH contribui para criar um ambiente de trabalho mais harmonioso, cooperativo e alinhado com a missão e a visão da organização.

Assertividade do desenvolvimento de planos de carreira

Um estudo da Convenia apontou que 72% dos entrevistados consideram o plano de carreira um fator importante ou muito importante para permanecer em uma empresa.

Nesse sentido, o Attrition pode ser um grande aliado por permitir que a empresa conheça melhor os seus funcionários. Isso envolve compreender suas expectativas, motivações e, especialmente, suas competências e habilidades.

Com essas informações em mãos, o RH identifica mais rápido quais são os colaboradores mais adequados para ocupar cada posição/função da organização, otimizando os processos de promoção e recrutamento, tanto internamente quanto externamente.

Planilha de RH para avaliação de desempenho educação corporativa

Contribuição para o Employee Experience 

O Employee Experience é a percepção que os funcionários têm sobre a sua relação com a empresa, abrangendo aspectos como cultura organizacional, ambiente de trabalho, benefícios, remuneração, feedbacks, entre outros. 

O Attrition contribui para melhorar o Employee Experience ao proporcionar uma gestão de pessoas mais eficiente e humanizada, que valoriza as necessidades e expectativas dos colaboradores.

Utilizando a ferramenta, a empresa demonstra que se preocupa com o bem-estar e a satisfação dos seus funcionários, gerando um clima organizacional mais positivo e produtivo.

Dashboard Attrition: visualizando e interpretando resultados 

O dashboard do Attrition demonstra a probabilidade de um colaborador sair da empresa, usando um modelo de Machine Learning

Essa informação auxilia no cuidado com os colaboradores, evita a perda de talentos e reduz os custos com contratações. O modelo usa dados como:

  • Firmográficos: setor, região, tipo de natureza jurídica, número de colaboradores e alguns indicadores (turnover, tempo médio de retenção);
  • Demográficos: sexo, idade;
  • Profissionais: cargo, departamento, senioridade, tempo de empresa, promoções;
  • Comportamentais: saldo de horas, faltas, atestados, infrações, férias, humor 
  • Cargo: Utilizado para filtrar o dashboard pelo cargo do colaborador, informado dentro do PontoWeb; 
  • Sexo: Utilizado para filtrar o dashboard pelo sexo do colaborador, informado dentro do PontoWeb;
  • Tempo de Empresa: Utilizado para filtrar o dashboard em grupos de colaboradores de acordo com as seis diferentes faixas de tempo de empresa;
  • Idade: Utilizado para filtrar o dashboard em grupos de colaboradores de acordo com sete diferentes faixas etárias;
  • Risco: Utilizado para filtrar o dashboard de acordo com o risco de desligamento (Muito Baixo, Baixo, Moderado, Alto e Muito Alto). 

O dashboard também permite filtrar os dados por cargo, sexo, tempo de empresa, idade e risco de desligamento. O painel também mostra a distribuição dos colaboradores por área orçamentária, região geográfica, escolaridade e outros aspectos demográficos. Isso ajuda a criar políticas de equidade, inclusão e diversidade na empresa.

Indicadores de RH: os 5 mais essenciais! | Descomplica #46

Implementação e integração do Attrition 

O Attrition faz parte do módulo Analytics do Pontoweb, plataforma que reúne informações de jornada de trabalho em tempo real. Para usá-lo, você precisa ter um login. Após contratar nossos serviços, você pode acessar todas as funcionalidades dessa ferramenta da Ahgora.

Dashboard Attrition: People Analytics para redução de turnover

Em seguida, siga estas etapas simples:

  1. Insira os dados dos colaboradores, como nome, cargo, salário, tempo na empresa e avaliações de desempenho;
  2. Aguarde o Attrition analisar esses dados usando técnicas de Machine Learning para calcular um índice de rotatividade para cada colaborador;
  3. Veja os resultados no painel do Pontoweb, onde você encontrará gráficos e relatórios com indicadores de rotatividade, além de sugestões para melhorar a retenção dos colaboradores;
  4. Acompanhe o progresso dos resultados e ajuste as estratégias de RH conforme necessário.
Dashboard Attrition: People Analytics para redução de turnover

Lembre-se de considerar o contexto e as particularidades de cada colaborador e da empresa ao interpretar as análises geradas pelo Attrition. E, acima de tudo, tome decisões éticas e humanas com base nos resultados obtidos.

Menos demissões e mais engajamento! 

Como vimos ao longo do texto, um dos maiores desafios do RH é a redução de turnover, que gera custos e impactos negativos para a empresa. Para isso, é fundamental contar com ferramentas estratégicas que possam prever com base em dados essas possíveis demissões e ajudem a aumentar o engajamento dos colaboradores.

Uma dessas ferramentas é o Attrition, da Ahgora, que utiliza inteligência artificial para calcular a probabilidade de cada colaborador sair da empresa. Com essa informação, o seu RH pode planejar ações preventivas e corretivas para reter os talentos e melhorar o clima organizacional.

Agora é hora de explorar todas as possibilidades do RH preditivo e do People Analytics! Navegue pela demo do Pontoweb + Analytics e veja como a inteligência de dados pode melhorar a retenção de talentos.