A sua empresa não pode ficar presa no passado. É importante olhar para o futuro e entender como as novas tecnologias são benéficas para os negócios. A automatização na gestão de pessoas com o RH digital pode contribuir para o desenvolvimento de uma empresa.

Com a automação das rotinas operacionais  é possível aumentar a produtividade diária no setor de RH. Além disso, a relação entre a empresa e os colaboradores é reforçada. Até porque, este setor tem uma atuação muito mais ampla hoje em dia do que tinha algum tempo atrás, contribuindo estrategicamente nas decisões das empresas.

Processos antigos vêm sendo repensados com o objetivo de gastar menos tempo. A gestão de pessoas é uma das áreas mais afetadas por estas mudanças. Ainda assim, os empreendedores e gestores possuem diversas dúvidas sobre este assunto.

As tecnologias são aliadas também para as novas formas de jornada de trabalho. Já é possível fazer a gestão de ponto até mesmo dos trabalhadores que estão atuando em home office. Bem como o aumento da eficiência operacional, que acaba sendo uma consequência positiva dessas novas ideias e transformações.

O que é RH digital?

Com o RH digital é possível automatizar procedimentos que normalmente eram feitos a mão. O livro ponto, por exemplo, foi a primeira forma de marcar jornadas. Depois, a gestão começou a ser feita por meio do relógio ponto. Ainda assim, estas são duas opções obsoletas e que não refletem a realidade. De fato, o RH evoluiu muito nas últimas décadas e agora é um setor estratégico das empresas.

O RH originalmente cuidava apenas da burocracia entre colaborador e empresa. Seu objetivo era garantir que a lei fosse cumprida. Mas, somente isso não bastava e novas funções foram adicionadas a esta área. O desenvolvimento de novas tecnologias e sistemas foi fundamental para este avanço.

O RH digital representa um setor vital para o desempenho das empresas. Antigos processos foram mantidos, mas de uma maneira mais completa e organizada. Aliás, é algo importante para a indústria 4.0 onde a tecnologia marca cada vez mais presença.

Assim sendo, RH Digital consiste na união da tecnologia com a gestão de pessoas. É a busca por plataformas que possam auxiliar no monitoramento das jornadas de trabalho. Por exemplo, o Ahgora Multi, é um sistema de registro de ponto que pode ser usado de qualquer local e permite o reconhecimento facial dos colaboradores.

Em suma, podemos dizer que o mundo inteiro vem passando por uma mudança do analógico para o digital. E, dessa forma, processos que antes eram feitos de forma manual se tornaram bem mais velozes com aplicações e softwares cada dia mais inteligentes. Isso também vale para o setor de gestão de pessoas, que necessita de adaptação à essa nova realidade.

Automatização de rotinas no RH

Desde a revolução industrial as máquinas vêm substituindo os trabalhos braçais. Contudo, até hoje algumas atividades continuam sendo feitas manualmente. Até mesmo no setor de RH. Entretanto, com a automação de processos é possível transformar o modo como as tarefas são executadas

Isso ajuda principalmente com as tarefas mais repetitivas. São aquelas que demandam boa parte do tempo dos gestores e impede que eles foquem em pontos importantes do negócio. As empresas que continuam lidando com rotinas analógicas ficam para trás da concorrência.

Com o RH digital é possível trazer a tecnologia para dentro da operação e facilitar os seguintes procedimentos:

  • Desenvolvimento de relatórios;
  • Exportação de folha ponto;
  • Gestão da folha de pagamento;
  • Monitoramento dos dados do relógio de ponto eletrônico;
  • Comunicação com os colaboradores;
  • Integração de novos funcionários;
  • Gestão do banco de horas;
  • Aprovação de atestados;
  • Gestão de férias. 

Isso não quer dizer que essas atividades serão feitas de qualquer forma. Pelo contrário, representa que a tecnologia será uma aliada neste caso. Desse modo, é preciso buscar por softwares que atendam todas as necessidades do seu negócio.

Com a automação de rotinas acontece uma evolução na operação da empresa. Assim, o setor de RH fica livre para desenvolver outra atividades importantes, focando no que realmente importa: as pessoas.

A nova realidade com o RH digital

O RH atualmente possui papéis que vão bem além de cuidar somente da parte burocrática de uma empresa. Até alguns anos atrás este setor era responsável apenas pela contratação e desligamento de colaboradores. Mas, com uma visão estratégica e pensamento de futuro as coisas mudaram.

Esse setor é considerado o responsável pela retenção de talentos, isso quer dizer que os funcionários precisam se sentir bem para continuarem na empresa. Então, o RH tem o papel de verificar o que está dando errado em uma empresa e precisa ser melhorado. O planejamento envolve avaliações específicas.

Para ajudar com os novos desafios foram desenvolvidas algumas ferramentas virtuais. A Ahgora, por exemplo, conta com várias ferramentas no portfólio para facilitar a gestão de pessoas. É algo essencial pensando nas novas realidades de jornadas, permitindo um monitoramento em tempo real da jornada, entre outras características.

Guia Gratuito Como Escolher Software Gestão de Ponto Eletrônico

Como ele funciona na prática?

O RH digital é capaz de construir uma nova cultura organizacional pensando na inovação. Isso vai além apenas de pensar em softwares que podem auxiliar o seu negócio. De fato, o segmento de gestão de pessoas precisa evoluir de maneira continua, alinhado com o que de mais moderno existe neste segmento.

A cultura de inovação é o conjunto de hábitos, valores e crenças que existem dentro da sua empresa. É interessante mostrar o que há de novo e estimular todos os envolvidos na organização. Além disso, a tecnologia não para de evoluir, trazendo diversas novidades para as empresas todos os anos, como as ferramentas para a gestão de ponto.

Tenha os softwares certos ao seu lado

Para que o RH digital seja bem-sucedido, é importante ter um bom software de gestão de pessoas ao seu lado. Dessa forma será possível transformar processos tradicionalmente realizados a mão em digitais. Isso traz mais agilidade para o setor de RH.

Mas, não é fácil escolher um bom sistema para o seu negócio. Por isso, vale a pena pesquisar sobre o assunto e avaliar o custo-benefício. Em suma, a aquisição de softwares é algo fundamental para que essa transformação possa acontecer.

O software perfeito é aquele que atende todas as necessidades do seu negócio. É necessário reconhecer a posição atual do setor de RH para identificar os gargalos que precisam ser resolvidos. Então, com um setor estratégico é possível encontrar as respostas.

O RH digital ajuda a integrar diferentes setores de uma empresa

Escolhendo a plataforma certa é possível unificar diferentes segmentos de uma mesma empresa. Por meio do software ideal é possível engajar colaboradores. Quando o RH é estratégico, o foco é apontado para o que realmente importa em um negócio.

Com sistemas digitais como o Pontoweb é possível evitar falhas e deixar a relação o mais clara possível. Ele funciona de uma maneira completamente integrada, com resultados disponíveis na nuvem. Assim, a partir do momento que o funcionário cadastra algum dado, o RH já é informado.

Todos os setores da empresa podem ser unificados. Essa tecnologia é perfeita para o controle de negócios em diferentes unidades. Então, se você possui uma empresa grande, com diversas unidades, por meio da gestão unificada poderá saber o que se passa em cada uma delas.

Benefícios do RH digital para uma empresa

Quando o RH tem uma ação ativa dentro de uma empresa provavelmente ela segue um bom caminho. Isso permite manter a competitividade na gestão de pessoas. A tecnologia precisa ser vista como uma aliada capaz de oferecer o que a sua empresa precisa em qualquer momento.

A rotina do departamento pessoal é beneficiada

O departamento de pessoas (DP) é o responsável pela gestão do ponto, administração interna e controle da folha de pagamento. Todas essas atividades podem ser potencializadas com um sistema digital.

É uma maneira de agilizar os procedimentos e beneficiar todos os protocolos internos. Aliás, um bom software é aquele que mostra resultados sem que o gestor perca tempo preparando planilhas.

Melhora a comunicação interna

Até pouco tempo era comum que os gestores se preocupassem com a comunicação externa. Mas, agora a comunicação interna é tratada com a mesma importância. A gestão de pessoas é fundamental em uma empresa. Até porque os colaboradores são considerados os ativos mais importantes de um firma.

Softwares ajudam a monitorar resultados

A gestão é facilitada quando todos os resultados são conhecidos. Para isso, podem ser usadas plataformas como Pontoweb e Leader, aplicações desenvolvidas pela Ahgora. Estas ferramentas permitem uma boa automação dos procedimentos, entregando relatórios completos sem interferência humana, que aceleram a tomada de decisões e melhorias contínuas

Contratações eficazes

Essa é uma função antiga do setor de RH, a contratação de novos colaboradores para a empresa. Entretanto, é algo que evoluiu bastante e não pode mais ser tratado como era no passado. O processo de seleção também envolve tecnologia.

Nas empresas que decidiram modernizar seus sistemas o recrutamento pode ser iniciado pela internet. O grande diferencial é que a gestão digital e integrada permite saber quais são as funções que precisam de reforços na empresa.

Com isso, as chances de contratar um profissional adequado se tornam maiores. A tecnologia ajuda na triagem

 de currículos que realmente se encaixam com a vaga oferecida. Desse modo, o tempo gasto com a seleção passa a ser menor. Implementar um software de recrutamento e seleção é muito válido para otimizar todas as etapas de um processo de R&S, desde a publicação de vaga, triagem, entrevistas e seleção de profissionais.

A empresa entra para o mundo digital

Empresas que não conseguem adotar a tecnologia ficam presas no passado. O RH digital é fundamental no desenvolvimento dos negócios. É algo que cada vez mais deverá ter importância em relação ao sucesso das empresas.

Gestão remota para as novas formas de jornada

A pandemia da COVID-19 acelerou um processo que vinha ganhando força recentemente. As empresas permitiram que seus funcionários trabalhassem em home office. Até porque, essa foi uma maneira de continuar com as atividades na quarentena.

Algumas inclusive passaram a adotar o estilo híbrido. Desse modo, os trabalhadores atuam alguns dias de suas casas e outros dias nas empresas. E com estas novas formas de jornada surgem desafios para o setor de gestão de pessoas.

É então que a tecnologia aparece como uma aliada. Existem sistemas que permitem o reconhecimento facial dos trabalhadores, comprovando que não é uma foto. Desse modo, é possível garantir que o profissional realmente está cumprindo a sua carga horária.

O RH digital precisa lidar bem com as distâncias. Assim, os colaboradores que estão em suas casas devem ser bem tratados e orientados. Esse é mais um dos desafios enfrentados pelos gestores dessa nova geração.

Não há mais volta, o RH digital é uma realidade

Talvez não seja o caso da sua empresa, mas em muitas delas o RH digital já é uma realidade. A automatização de tarefas burocracias é essencial em um mundo cada vez mais corrido.

Graça ao desenvolvimento da tecnologia já é possível melhorar estes procedimentos e garantir resultados perfeitos. Pontoweb, Multi, Live e Rostering são algumas ferramentas que podem ajudar o seu negócio.

Você deve ter percebido como a tecnologia é importante para aproximar gestores dos colaboradores. Assim como é excelente para agilizar procedimentos e cortar o tempo gasto com atividades burocráticas.

O que você está esperando? Vai deixar a sua empresa parada no tempo ou vai investir em softwares capazes de automatizar rotinas, tornando o RH mais estratégico?

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *