Desde que os seres humanos surgiram, novas tecnologias sempre foram inventadas. É bem verdade que isso ficou muito mais veloz a partir dos séculos 18 ou 19. E pouco antes dos anos 2000 chegar, a internet começou a ser usada e ganhar popularidade. Tudo isso é benéfico para as empresas e pode ajudar o RH no varejo.

As mais novas ferramentas carregam armazenamento em nuvem e tecnologia IoT, permitindo que sejam conectadas com diferentes sistemas e acessadas de praticamente qualquer lugar do mundo. O varejo é um dos setores mais importantes para a economia brasileira e precisa contar com auxílios digitais.

A pandemia de Covid-19 deve fazer o varejo mundial perder 550 bilhões de dólares, sendo que as empresas que investem pouco em tecnologia podem sair ainda mais prejudicadas. Este é um número elevado, que mostra como o segmento é importante no planeta inteiro. Por isso, listamos 7 benefícios da tecnologia para o RH no varejo, confira!

Por que usar tecnologia para o RH no varejo?

O RH no varejo têm um papel importante, ainda mais nas empresas que possuem unidades espalhadas pelo Brasil. Imagina como seria fazer a gestão sem a tecnologia? Provavelmente os dados passariam por uma avaliação na sede, além da perda de tempo com a junção de todos eles.

A seguir você confere 7 benefícios da tecnologia para o RH no varejo, que são capazes de tornar o setor mais veloz e estratégico. De fato, existem alguns softwares que precisam fazer parte do negócio, já que são capazes de entregar dados precisos e informações em tempo real.

1.     Redução de custos invisíveis

Os custos invisíveis existem basicamente em qualquer negócio e os gestores precisam encontrar maneiras de fugir deles. Podem aparecer em diferentes processos de um negócio, como por exemplo, horas extras indevidas que estão sendo feitas por alguns colaboradores. E quando falamos de varejo, com diversas unidades de uma empresa, essa condição pode causar um gargalo milionário.

Eles não podem ser percebidos nos balanços e levantamentos feitos pelos gestores, porque acontecem onde a situação deveria transcorrer sem maiores problemas. Desse modo, a tecnologia para o RH no varejo deve ser usada como uma ferramenta capaz de contornar a situação.

A Ahgora desenvolve softwares com armazenamento em nuvem e tecnologia IoT, que permite o acesso de qualquer lugar do mundo, com conexão à internet. Por isso, se está havendo custos invisíveis em alguma das unidades ou departamentos do varejo, ficará muito mais fácil de perceber. Aliás, essa é uma condição que pode minar as grandes empresas.

2.     Auxílio para a tomada de decisões

As grandes empresas do varejo precisam tomar diversas decisões por dia. Mas, quando um gestor toma apenas poucas decisões, de grande impacto, o resultado pode ser o mesmo do que muitas pequenas. Algumas empresas apostam neste conceito, onde uma decisão bem tomada é o que vale e não importa o tempo que leva para acontecer.

Possuir a tecnologia ao seu lado faz com que a tomada de decisões possa acontecer de maneira mais veloz. Além disso, cada uma destas decisões passa a ser mais estratégica. A Ahgora Sistemas desenvolve ferramentas capazes de fornecer relatórios precisos, assim que as informações são coletadas.

E com estes relatórios em mãos, a tomada de decisões é algo que pode acontecer de maneira muito mais veloz. Não é mais necessário juntar os dados presentes em várias planilhas, somá-los e então descobrir o que deve ser feito. Com relatórios estruturados, fica muito mais fácil tomar uma decisão.

3.     RH no varejo precisa de melhoria na comunicação interna

O que você pensa ao ler a palavra varejo? A maioria das pessoas deve imaginar uma empresa grande, que é dividida em diversos setores e onde são comercializados produtos de diferentes categorias. Então, seguindo esta ideia, é comum que a empresa possua diversos funcionários e por vezes a comunicação não seja das melhores.

Quando a comunicação interna é bem desenvolvida, permite que todos os profissionais saibam o que devem e o que não devem fazer. Lembra daquela situação envolvendo as horas extras e os custos invisíveis? Ao usar a tecnologia para o RH no varejo, os colaboradores saberão o posicionamento da marca, evitando desperdícios.

O software Ahgora Leader é capaz de tornar a relação entre os times e as lideranças de departamentos mais próxima. Então, é algo benéfico para o departamento de Recursos Humanos, que fica com mais tempo livre para trabalhar de maneira estratégica. Além disso, melhora a comunicação interna, entregando o acesso a dados na palma da mão.

4.     Segurança para os dados dos colaboradores

Com o vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), as empresas precisam encontrar maneiras de resguardar as informações de seus colaboradores. E no caso do varejo, com empresas que possuem uma boa quantidade de profissionais, fica ainda mais perigoso. Dessa forma, a tecnologia é uma aliada na proteção de informações.

Lembre-se, tenha armazenadas apenas informações necessárias, evite dados que não são adequados com a função exercida pelo profissional. Aliás, isso vale desde o recrutamento e segue por todo o período em que o colaborador presta serviços a empresa. Então, com o uso de softwares adequados, com dados seguros em nuvem, é mais segurança para o RH.

5.     Gestão mais flexível

Uma boa gestão é aquela que consegue se adaptar para diferentes momentos e ocasiões. Não adianta ser rigorosa, engessada e contar com líderes que parecem verdadeiros generais. Com o uso de tecnologia para a gestão de pessoas, uma empresa varejista se torna mais flexível e adequada com a realidade.

A gestão flexível pode ser percebida quando as batidas de pontos são realizadas de maneiras variadas, seja por um aplicativo, navegador ou mesmo no relógio físico. É algo que envolve uma confiança maior entre os gestores e os colaboradores da empresa. Assim, o ideal é que todos sigam um mesmo caminho.

Sem o uso de tecnologias, o RH no varejo acaba ficando refém dos papéis e das planilhas que devem ser preenchidas de maneira manual. Então, isso quer dizer que acontece o chamado retrabalho, onde as atividades precisam ser feitas mais de uma vez. E isso torna o setor menos flexível e dinâmico, algo que deve ser evitado.

6.     Otimização do tempo disponível

Que tal usar o tempo disponível no trabalho da melhor maneira possível? Quando o setor de Recursos Humanos precisa lidar com muitas questões, acaba ficando burocrático. Aliás, aquela ideia de que o departamento deve apenas lidar com contratações de novos profissionais e dispensas deve ser superada.

O RH pode e deve atuar de maneira estratégica, pensando em soluções para os problemas que surgem na empresa. Mas, isso é possível apenas quando os profissionais da área possuem mais tempo livre, para que possam se dedicar a estas questões. Em suma, é interessante que seja algo positivo e capaz de melhorar todo o funcionamento do negócio.

Deixar de fazer uma atividade manual e avaliar relatórios confeccionados por um software específico é um dos melhores caminhos para seguir no futuro. Portanto, a otimização do tempo disponível é um dos benefícios mais interessantes quando falamos de tecnologia para o RH no varejo.

7.     Gestão integrada com dados em tempo real

Esse benefício é com certeza um dos mais interessantes, já que todas as informações trabalham de maneira integrada. Por exemplo, quando um colaborador faz o registro de ponto em sua chegada ao serviço, a informação automaticamente é registrada na nuvem. Assim, o gestor pode conferir os dados em qualquer lugar do mundo, desde que tenha internet.

A gestão integrada é interessante porque as marcações de chegadas e saídas para cumprir o dia de trabalho são conectadas com um sistema capaz de mostrar os dias de férias a que o colaborador tem direito. Afinal, aqueles que faltam demais perdem o benefício completo. E quando a empresa não faz esse controle, acaba tendo prejuízos.

As empresas de varejo precisam contar com um sistema integrado, que não deixe pontas soltas e que seja capaz de entregar relatórios completos, em poucos segundos. Por isso, investir em tecnologia é essencial, mantendo a empresa competitiva e seguindo todas as leis. Por fim, tudo isso acompanhado em tempo real com a tecnologia IoT.

RH no varejo: o seu negócio não pode ficar de fora

A tecnologia é benéfica para qualquer empresa, seja um supermercado, uma loja de departamento ou mesmo uma livraria. Além disso, quanto maior for o número de profissionais envolvidos com a operação, mais importante fica a adoção de sistemas digitais. Eles auxiliam o RH e contribuem para o sucesso do negócio.

O RH no varejo tem um papel importante, de buscar opções capazes de superar todos os gargalos e entregar o que a empresa necessita para crescer. Esse departamento precisa saber dialogar com todos os colaboradores, para entender quais seus problemas e questionamentos. Assim como deve lidar com tecnologias de ponta que auxiliam nos serviços.

Aqui na Ahgora você encontra os melhores softwares do mercado, pensados em você, que atua no RH e também para os colaboradores. Nossos sistemas possuem layout intuitivos e fáceis de utilizar. Portanto, é possível tornar mais dinâmica as atividade da empresa e focar no que realmente importa: as pessoas!

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *