A segurança das informações trabalhistas é algo que deve ser pensado em todas as empresas, seja na parte jurídica ou fiscal. O Pontoweb é um sistema completo para a gestão de ponto, desde marcações de horários da jornada até a entrega de relatórios precisos. Ele ajuda você a garantir confiabilidade e proteção dos dados dos trabalhadores.

Essa questão é muito importante para o futuro das empresas. Em um mundo cada vez mais digital, é essencial ter ao seu lado ferramentas que são confiáveis e que possuem sistemas modernos de segurança, para impedir invasões. Assim, preservar os dados passa a ser cada vez mais importante.

No caso dos trabalhadores, algumas informações pessoais são necessárias para o registro na empresa. Elas devem ser armazenadas em um ambiente seguro, que possua acesso restrito e permitido somente para quem é autorizado. Aliás, o que não for necessário deve ser descartado.

Mais do que isso, o Pontoweb garante o registro de dados que servem para comprovar a jornada de trabalho e que não podem ser editados. Confira a seguir como o sistema da Ahgora contribui para a segurança das informações laborais.

O que é Pontoweb?

O Pontoweb é um software de ponto eletrônico desenvolvido pela Ahgora, que conta com módulos e aplicativos. Seu objetivo é tornar mais dinâmica e ágil a gestão de pessoas, oferecendo informações em tempo real, com gráficos e relatórios, desde a jornada de trabalho, presença, produtividade até a geração de dados dos colaboradores em tempo real. Tudo isso com segurança para as informações laborais.

O sistema é baseado em conceitos de tecnologia IoT, armazenamento em nuvem e Machine Learning. Desse modo, é perfeito para usar em empresas que possuem sedes em cidades diferentes, já que os dados podem ser conferidos sem maiores dificuldades. Basta ter conexão com a internet.

Aliás, o Pontoweb funciona desde as marcações de horários de chegadas, saídas e horas extras, até as tratativas de ponto. Isso é excelente para quem procura melhorar a gestão de pessoas, já que economiza tempo do RH. Assim, o tempo antes perdido com atividades manuais pode ser usado para cuidar das pessoas, além de tornar o RH mais estratégico.

O software contribui para que a sua empresa siga o que é determinado pela legislação trabalhista, evitando multas e processos na Justiça do Trabalho. Portanto, vai além da simples marcação de horários, entregando resultados que podem fazer a diferença.

Por fim, esse sistema completo é capaz de auxiliar na redução de custos, já que torna possível identificar os gargalos que estão levando o dinheiro de sua empresa. Além disso, torna as atividades da área de Recursos Humanos mais velozes, o que também traz ganhos para o cofre da empresa.

Como o Pontoweb garante a segurança das informações trabalhistas?

O Pontoweb é fruto dos mais de dez anos que a Ahgora possui no mercado de tecnologia. Entendemos que a segurança das informações laborais é algo fundamental para uma empresa, não apenas porque a lei exige isso, mas para dar mais credibilidade ao negócio. Isso é representado no software.

A plataforma conta com armazenamento de dados em nuvem, que podem ser acessados apenas com as credenciais exigidas. Ou seja, não há dados registrados em um computador presente na sede da sua empresa, por exemplo. Esse é um dos principais pontos, seguindo uma tendência adotada em várias áreas, como os streamings, por exemplo.

Esse sistema foi desenvolvido para entregar segurança tanto jurídica quanto fiscal, impedindo que dados sejam alterados depois de registrados, o que é uma norma. A partir disso, contribui com a gestão de pessoas. Confira agora 5 pontos que ajudam a explicar essa característica:

1.     Respeita as regras da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) trouxe algumas alterações para a sociedade, fazendo com que informações pessoais passassem a ser guardadas de forma mais segura. Mas, você sabe o que diz a LGPD sobre informações pessoais dos colaboradores? É preciso ficar atento quanto a isso!

Essa lei trouxe alguns impactos ao RH, principalmente em relação a documentos que pertencem aos colaboradores. Em suma, quando um novo profissional é contratado, várias informações são coletadas neste processo. Partindo desse princípio, todas elas devem ser armazenadas de forma segura.

O Pontoweb garante a segurança das informações trabalhistas ao passo que são exigidos apenas dados fundamentais para o registro de trabalhadores. Dados desnecessários são evitados. Mais do que isso, os rigorosos protocolos de acesso dificultam o vazamento do que é armazenado no sistema.

2.     Possui credenciais para acesso

O Pontoweb é um sistema que conta com módulos e aplicativos, o Leader é um deles. Por meio desse app, as lideranças de setores podem conferir dados em relação aos seus times, como acompanhamento de colaboradores em tempo real e pendências no ponto. Estes dados são restritos aos líderes e não podem ser checados por trabalhadores que não possuem acesso, por exemplo.

E obviamente, cada colaborador tem acesso apenas aos dados sobre a sua jornada, algo que pode ser verificado por meio do portal MyAhgora. Então, através deste app, conseguem fazer solicitações de ajustes de horas e enviar atestados, entre outras funções disponíveis. Tudo isso de maneira segura e fácil, na palma da mão.

O mesmo vale para o RH. Quem atua na área precisa ter um login específico para conferir todos os detalhes sobre a jornada de trabalho dos colaboradores que fazem parte do negócio. Assim, isso impede que aconteçam vazamentos capazes de atrapalhar o planejamento estratégico da empresa.

3.     Segue o que é determinado pelas portarias 373 e 1.510

A Portaria 373 regula as marcações de ponto por meio de sistemas alternativos para registros, principalmente as batidas eletrônicas de chegadas e saídas dos colaboradores. Já a Portaria 1.510 permite o uso de ponto eletrônico nas empresas e determina como devem ser os softwares que entregam este serviço.

Neste ponto, o Pontoweb garante segurança fiscal para as informações dos colaboradores. Afinal, todos os dados ficam registrados, determinando quantas horas cada profissional trabalhou por dia e quanto possui direito a receber no fim do mês. As horas extras também são calculadas automaticamente.

A lei determina que marcações de ponto devem ser feitas em empresas com mais de 20 colaboradores. No caso de processos trabalhistas, é possível provar por meio dos dados registrados no software quais horários foram cumpridos pelo profissional em questão, garantindo mais segurança.

4.     Protocolo para segurança da informação

O Pontoweb conta com um protocolo rígido, que garante a segurança das informações trabalhistas. O sistema desenvolvido pela Ahgora possui uma forte política de controle, dificultando o vazamento de dados. Afinal, funciona por meio das seguintes características:

  • Confidencialidade: as informações ficam disponíveis apenas para quem é autorizado;
  • Integridade: os dados só podem ser alterados por pessoas permitidas;
  • Disponibilidade: algumas informações só podem ser acessadas por pessoas autorizadas.

Seguindo estes parâmetros, a empresa que contrata o software é beneficiada tanto em segurança jurídica quanto fiscal. Além disso, o sistema passa por atualizações periódicas, visando garantir a segurança e manter a confiabilidade em suas funções.

5.     Confirmação de acesso via biometria

Os aplicativos da Ahgora contam com acesso via biometria, o que é essencial para dar mais credibilidade. O Multi, por exemplo, pode ser usado por colaboradores externos, no registro do ponto. E com o reconhecimento facial, ajuda a impedir fraudes.

Então, é algo que traz segurança de duas maneiras:

  • Impede que o sistema seja acessado por pessoas não registradas;
  • Evita que as marcações de ponto sejam feitas por outra pessoa que não seja o trabalhador verdadeiro.

Lembrando que o armazenamento de dados não é feito nos dispositivos móveis e sim em nuvem. Assim que as informações são registradas, vão para o servidor da Ahgora. E caso o dispositivo esteja sem internet, o sistema funciona de forma igual, sendo que os dados são registrados mesmo em modo offline e enviados logo que a conexão voltar.

Garanta segurança para as informações trabalhistas com o Pontoweb!

O Pontoweb pode beneficiar a sua empresa muito mais do que você imagina. E tudo isso acontece de maneira segura, impedindo que informações sejam vazadas e possam causar problemas para o seu negócio. Portanto, evita dor de cabeça, garantindo ainda mais confiança por parte dos colaboradores.

O ideal é que os profissionais que fazem o uso do Pontoweb sejam informados sobre o funcionamento do sistema, que é capaz de armazenar dados e impedir que pessoas sem credenciais tenham acesso. Desse modo, passam a entender que seus dados estão protegidos, melhorando a relação com a empresa.

Garantir a segurança jurídica e fiscal para os dados registrados é importante para qualquer segmento de empresa. Até mesmo para aquelas que possuem menos de 20 colaboradores. A partir disso, evitam-se processos trabalhistas, sendo possível comprovar a carga horária trabalhada por cada pessoa.

Como essa questão é tratada aí na sua empresa? A LGPD realmente mudou os parâmetros em relação a segurança dos dados dos trabalhadores e é preciso se adequar a isso. O Pontoweb pode ajudar de variadas maneiras, para saber mais, fale com a Ahgora!

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *