O mercado de trabalho exige dinamismo e capacidade de adaptação aos diversos cenários e tendências. Com o serviço de contabilidade, não é diferente.

Hoje, não basta saber lidar com a legislação e realizar cálculos complexos. O contador deve ter uma visão ampla do negócio e entender também sobre tecnologia. Esses dois fatores são fundamentais para oferecer um serviço diferenciado e ainda mais estratégico – o que pode influenciar, inclusive, no sucesso de uma empresa.

Nesse artigo, falaremos sobre os desafios do serviço de contabilidade no futuro. Além disso, apresentaremos os benefícios que pode trazer para os clientes e, ainda, como oferecer essa tarefa de forma estratégica e eficiente.

Boa leitura! 

Quais são os futuros desafios do serviço de contabilidade?

A legislação está constantemente mudando e se adaptando. Logo, se torna inviável para o profissional de contabilidade sozinho ficar à par das alterações e, ao mesmo, oferecer um serviço de qualidade. Para dinamizar o trabalho é que existem as tecnologias, cabendo ao contador se manter atualizado em relação a elas e realizar um trabalho de alto nível.

Outro desafio é estabelecer uma comunicação cada vez mais estreita com os clientes. Essa troca é essencial para que o profissional entenda mais sobre o negócio contratante e, dessa forma, disponibilize materiais úteis para tomadas de decisão certeiras.

A automatização de alguns processos também deve ser considerada. Desta forma, é possível otimizar o serviço e contar com uma rotina menos atarefada. Com isso, passa a ter mais tempo para prospectar novos clientes e pensar em novas estratégias comerciais.

Junto a isso, é necessário se manter em constante capacitação para desenvolver novas competências e, assim, oferecer um serviço de contabilidade voltado para resultados. 

Principais benefícios da contabilidade estratégica

Um serviço de contabilidade estratégico pode ajudar no crescimento e progresso de uma empresa. Isso porque ele passa a assumir um papel essencial na organização e no gerenciamento como um todo – não se restringindo à manutenção do fluxo de caixa.

Isso significa que a atividade pode auxiliar no planejamento de investimentos e oportunidades, fazendo com que o cliente tome decisões mais seguras e certeiras.

Por outro lado, a empresa consegue ter uma visão macro e mais precisa do seu negócio, estabelecendo metas e objetivos de acordo com o cenário econômico.

Outro benefício que o serviço de contabilidade moderno oferece é o acesso a informações relevantes da concorrência, como desempenho e modo de trabalho. Isso porque trabalha com um recurso chamado benchmark, que monitora o mercado para que seja possível aplicar as melhorias e mudanças necessárias.

Com esse trabalho, os empresários conseguem ter um controle maior sobre os resultados e expandir seu negócio. Afinal, um bom gerenciamento pode ampliar sua visibilidade, atraindo investidores, públicos e lucro da forma certa.  

Agora que você conheceu os principais benefícios da contabilidade estratégica, é hora de entender como colocá-la em prática. Continue a leitura e descubra! 

Como oferecer um serviço de contabilidade estratégico?

Para oferecer um atendimento diferenciado, é essencial que os escritórios contábeis fiquem ligados nas tendências do setor e comecem a se preparar desde já. Confira 5 dicas para tornar estratégico o seu serviço de contabilidade e atrair ainda mais clientes: 

1 – Integração contábil

Não faz mais sentido que o fechamento contábil seja feito manualmente, gastando horas para digitar as informações e, assim, ter acesso aos resultados almejados. Essas e outras diversas tarefas podem ser realizadas automaticamente, através da integração contábil.

Para isso, existem programas que permitem controlar e gerir dados com mais facilidade e agilidade, tornando prático o acesso às informações relevantes. 

2 – Atendimento personalizado

As expectativas dos clientes estão cada vez maiores. Afinal, eles estão mais informados, entendo suas necessidades e o tipo de atendimento que desejam receber. Assim, o serviço de contabilidade oferecido precisa ser personalizado para atender tais anseios.

Nesse cenário, é importante estreitar a comunicação. Investir em tecnologia também auxilia nesse fator, pois automatiza os processos, permitindo que os profissionais tenham mais tempo hábil para prestar consultoria estratégica de acordo com cada cliente.

3 – Novidades tecnológicas

Ao longo dos anos, diversas ferramentas foram criadas para simplificar o dia a dia do contador. O chatbot, por exemplo, é um programa que simula a conversação humana. Seu objetivo é responder perguntas de tal forma que a pessoa tenha a sensação de estar conversando com alguém – e não com uma máquina.

Ele pode ser incorporado ao site ou às redes sociais do escritório, fazendo com que as dúvidas sejam sanadas mesmo fora do horário comercial. Outra solução é a Inteligência Artificial (IA). Ela pode ser aplicada no cálculo de tributos para a classificação fiscal de documentos e até na análise de comportamento de indicadores de resultados.

E o melhor: tudo de forma automatizada.

As vantagens de adotar essas e outras tecnologias são diversas, incluindo:

  • Redução de custos no escritório;
  • Aumento da produtividade dos colaboradores;
  • Eficiência na obtenção de dados;
  • Relacionamento próximo com clientes atuais e potenciais.

Tudo isso torna a contabilidade mais competitiva e apta a ampliar a carteira de clientes. 

4 – Gestão de pessoas

Muitos escritórios de contabilidade não realizam a gestão de pessoas por acharem que essa estratégia não surte efeitos positivos. Mas esse pode ser um ponto de diferenciação.

Desenvolver um plano de carreira, gerenciar novos talentos e capacitar a equipe são ações que devem ser implementadas. Quanto mais motivados e preparados os colaboradores estiverem, maiores são as chances da empresa obter sucesso. 

5 – Presença digital

Invista na sua presença digital com perfis nas redes. É importante lembrar que grande parte dos seus clientes possuem perfil nas redes sociais e também realizam pesquisa nos mecanismos de busca.

Logo, investir no chamado Marketing Contábil é uma alternativa para divulgar seus serviços e, com isso, fazer o escritório crescer. Além disso, a presença digital permite acompanhar as evoluções do mercado, ampliar o contato com clientes e elevar a sua satisfação. 

Invista em soluções tecnológicas!

A tecnologia é fundamental para aprimorar e diferenciar o serviço de contabilidade que é oferecido. Além de tornar a gestão e o acesso à informação muito mais ágil, devido a sua automação, ainda deixa o trabalho mais produtivo e eficiente; permitindo, assim, dispor de um trabalho estratégico e voltado a resultados.

Conheça o Programa de Contabilidades Parceiras Ahgora. Ao fazer parte, indicando-o para seus clientes, você pode ganhar até 6 meses de gratuidade na utilização do nosso software.

programa de contabilidade parceira da ahgora sistemas, seja você também um contador parceiro.

Ofereça um serviço diferenciado e de qualidade para os seus clientes. Acesse o nosso site e confira outras vantagens!

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *