Grandes empresas exigem do RH um volume significativo de tarefas operacionais. Demandas que facilmente verificadas e resolvidas nas pequenas empresas podem se tornar uma grande dor de cabeça com a expansão das áreas e o crescimento da organização.

Em grandes corporações, os profissionais de RH acabam se distanciando, até mesmo fisicamente, de grande parte dos profissionais da empresa. Passam a ser consumidos pelas atividades manuais e burocráticas, ficando pouco (ou quase nenhum) tempo para se dedicar a gestão de pessoas.

Uma dessas tarefas, com frequência realizadas pelo RH, é a gestão de horas dos colaboradores. Isso demanda tempo do profissional de recursos humanos, que tem cada vez mais dificuldade em checar as justificativas alocadas no ponto ou verificar a real necessidade da realização de horas extras, por exemplo.

Tarefas do RH

Ainda o surgimento de demandas inesperadas causa impactos significativos na rotina do RH. Muitas vezes os profissionais de recursos humanos são pegos de surpresa em relação a abertura de novos processos seletivos ou até mesmo o desligamento de um colaborador, entre outros. Tais demandas interferem negativamente no planejamento da área, o que pode tornar o dia a dia da área de RH ainda mais caótico.

Tarefas do RH: confira as principais

Para reduzir o impacto dos imprevistos, otimizar os processo e melhorar a rotina da área, é necessário buscar ferramentas, delegar atividades e melhorar alguns processos para que o RH possa se dedicar ao que mais importa: a gestão dos colaboradores da corporação e a consolidação e propagação da cultura da empresa.

Reduzir o tempo gasto da equipe de RH com a administração de trivialidades é essencial! Com o objetivo de ajudar você a ter um olhar estratégico sobre as ações de recursos humanos, levantamos três desafios que devem ser enfrentados com pela área de RH. E você, está preparado para encará-los? Então vamos lá!

Desafio 1: Reduzir o tempo gasto com controle de horas

Gerir o banco de horas dos colaboradores em empresas de médio e grande porte é sem dúvida um desafio, especialmente quando não se conta com as ferramentas certas. Isso porque durante o controle do banco de horas – que geralmente é feito pelo profissional de RH – surgem dificuldades como:

  • acompanhar de forma efetiva a jornada de trabalho dos colaboradores;
  • averiguar as justificativas apresentadas pelos funcionários em caso de atrasos ou faltas;
  • confirmar a necessidade daquelas horas extras computadas.

Para vencer este desafio, uma prática que pode ser adotada é a descentralização das atividades do RH. Como assim? Tem alguém melhor na empresa para fazer a efetiva gestão das horas de um funcionário do que o seu líder? Não!

Os gestores trabalham próximos aos times. Ninguém melhor do que eles para averiguar informações do ponto, autorizar horas extras, férias, validar justificativas. Isso aparece entre as tarefas do RH.

Afinal, ao contar com o envolvimento dos gestores para realizar esta atividade, a empresa ganha com a precisão dos dados e o RH conquista tempo para se dedicar a demandas que demandam mais atenção e cuidado.

Para que os líderes se envolvam efetivamente nesta tarefa, é necessário tornar essas tarefas simples e fáceis para eles. Nesse sentido, a adoção de recursos tecnológicos é uma boa saída.

Já pensou em dividir as tarefas operacionais com os gestores dos times? Pode ser a solução de muitos dos problemas do seu RH!

Desafio 2: Diminuir a emissão de holerites de correção

Os holerites de correção são emitidos quando os profissionais de RH descobrem, após o fechamento da folha, informações relacionadas às horas trabalhadas pelos colaboradores, ou acordos firmados entre funcionários e liderança. É uma das tarefas do RH que precisa ser colocada em prática.

A emissão de holerites de correção é uma tarefa que demanda tempo, dedicação, conferência e não deveria acontecer de forma recorrente. Se o seu RH costuma gastar bastante tempo com isso, talvez seja a hora de repensar alguns processos!

Mais uma vez, a boa comunicação entre gestores e o RH aparece como um ponto chave. O fluxo de informações entre ambas as partes irá evitar tais imprevistos e otimizar processos, fazendo com que o objetivo de diminuir a emissão de holerites de correção seja atingido.

Uma dica importante aqui é buscar ferramentas de gestão que facilitem o registro dos combinados entre líder e liderado e que possam ser facilmente acessadas pelo RH da empresa. Isso poupa tempo e agiliza as rotinas do RH!

Desafio 3: Planejar com antecedência os desligamentos e admissões

O desligamento de um colaborador, assim como a abertura de novos processos seletivos, implicam em uma série de atividades que precisam ser realizadas pelo RH. Quando estes acontecimentos ocorrem de forma inesperada, podem prejudicar o planejamento e o fluxo de trabalho dos profissionais desta área.

Por isso, a abertura de novos processos seletivos e o desligamento dos funcionários devem ser discutidos entre gestores de área e profissionais de RH com antecedência. Dessa forma, é possível que tais processos ocorram de forma planejada e fluida.

Conclusão sobre as tarefas do RH

Trouxemos ao longo deste texto três desafios de ordem prática que, se alcançados, podem revolucionar a sua área de RH, o que impacta diretamente na redução do tempo gasto em tarefas operacionais e faz  com que os profissionais possam desenvolver um olhar estratégico.

Analisando esse cenário, a boa comunicação entre o RH e os gestores de cada área se torna essencial. O compartilhamento de informações e, até mesmo de tarefas, é uma alternativa e tanto para minimizar os problemas enfrentados pelo RH.

Essa comunicação pode ser ampliada através de ferramentas tecnológicas, reuniões quinzenais e distribuição e compartilhamento de tarefas. Cabe a você decidir qual a melhor estratégia considerando a realidade da sua empresa.

Entre em contato e descubra com a Ahgora!