O trabalho em equipe é algo normal nas empresas, dos mais variados segmentos, embora nem todos saibam lidar com isso. Quais são as maiores dificuldades para manter a integração na sua empresa? Quanto maior a corporação, maior é o desafio em manter a sinergia entre os times, principalmente quando os colaboradores trabalham espalhados, alocados em diferentes unidades.

Se gerenciar equipes da mesma empresa e com a mesma cultura é um grande desafio, imagine administrar organizações que integram um mesmo grupo econômico. De fato, é importante ter jogo de cintura para compreender as necessidades de cada grupo e alinhá-las com o todo. A principal dica é: ouvir as pessoas para entender as demandas e conquistar a colaboração de todos.

Saiba que é possível superar eventuais contratempos, como conflitos e disputas desnecessárias. Para isso, é importante que exista uma liderança consistente, organizando o trabalho em equipe, possibilitando que todas as atividades sejam realizadas da melhor maneira. Entenda agora como promover a integração e motivar os colaboradores.

O trabalho em equipe não pode faltar no seu negócio

Quando crianças, muitos de nós fomos estimulados a ter o melhor desempenho na escola e ser o melhor nos esportes. Então, ao crescermos levamos esse espírito para o mercado de trabalho. Mas, se você se considera competitivo saiba que não há mal algum nisso, desde que conheça os limites da competição.

Equipes distintas devem ser vistas como aliadas, não como oponentes, embora os membros possam ter esse tipo de pensamento. Afinal, é por meio da cooperação de todos que a organização vai alcançar suas metas e objetivos. E o RH tem um papel fundamental para disseminar o senso de cooperação e promover a integração.

Incentivar o trabalho em equipe é um desafio que vai além apenas das empresas brasileiras. No mundo inteiro os empreendedores estão buscando maneiras de coordenar os grupos profissionais e fazer com que somem suas forças. Aliás, principalmente nas corporações que possuem unidades em diferentes cidades, mesmo que profissionais trabalhem juntos, algumas operações são feitas de modo independente.

Em alguns casos é possível perceber uma cultura organizacional diferente em um mesmo negócio, o que é péssimo para os resultados. Por isso, o trabalho em equipe deve ser focado em corrigir estes gargalos e superar obstáculos. Aliás, quando algum trabalho é desenvolvido por muitas mãos, a questão se torna mais comum.

Condições que dificultam o trabalho em equipe

Existem fatores que complicam o trabalho coletivo em uma empresa. Acontece que algumas pessoas podem não entender qual é o significado desse tipo de atividade e podem prejudicar os resultados. Em um time de futebol, por exemplo, é comum um atacante que não passa a bola e quer marcar todos os gols.

Aprender a trabalhar com os colegas é essencial para o sucesso profissional. Ainda assim, existem algumas condições que podem ser prejudiciais neste momento. Para não perder o foco é muito importante que a empresa supere condições como:

Liderança despreparada: o gestor tem papel fundamental na formação de uma equipe, buscando profissionais que se completam e que podem ajudar no crescimento do negócio;

Falta de comprometimento: todos os envolvidos devem estar comprometidos com o objetivo, que fica muito mais difícil de ser atingido quando nem todos estão dispostos;

Comunicação ineficiente: quando as mensagens são passadas com ruídos, problemas podem surgir. Sem respeito e empatia, a comunicação dificilmente será positiva;

Desvalorização do trabalho do colega: essa é uma das piores coisas, mas sempre acontece em grandes empresas. Aliás, geralmente surge quando um colaborador acha que sabe mais do que o outro;

Falta de sinergia no grupo: o líder deve saber lidar com pessoas que possuem os perfis mais diversificados. Contudo, isso é algo que deve aparecer de modo natural, mas nem sempre acontece.

Portanto, o trabalho em equipe é dificultado quando acontecem na empresa situações deste tipo. Assim, é essencial que o departamento de recursos humanos tome iniciativas para corrigir o que está acontecendo de errado.

Vantagens de estimular o trabalho em equipe

A competitividade no ambiente de trabalho pode ser extremamente positiva. Assim, o segredo está em valorizar o esforço coletivo e promover objetivos comuns, desse modo os colaboradores se consideram aliados e não oponentes. Por meio dessa simples estratégia é possível é possível fomentar o trabalho em equipe:

  • Estimular a criatividade;
  • Promover a inovação;
  • Proporcionar o desenvolvimento profissional;
  • Oportunizar o trabalho em equipe;
  • Incentivar o aumento da produtividade;

Listamos abaixo algumas das principais vantagens que você pode ter ao estimular a integração entre as equipes na sua empresa. Em suma, é algo que pode fazer total diferença para os resultados obtidos ao fim do mês, tornando os profissionais mais participativos.

1.     Melhora do clima organizacional

O clima organizacional impacta diretamente no desempenho dos seus negócios, porque são os colaboradores que movem a empresa. Afinal, quando os profissionais não estão felizes a tendência é uma produtividade menor. Isso sem falar na falta de motivação e reclamações que podem tornar o ambiente negativo.

Por outro lado, quando a empresa estabelece metas e objetivos, estimula o trabalho em equipe e reconhece os avanços, a melhora no clima organizacional se torna perceptível. A nossa sugestão é recorrer a gamificação para promover uma competitividade sadia. Dessa forma, a tendência é que todos se sintam mais à vontade.

2.     Pontualidade nas entregas

A falta de integração pode ser um dos motivos que levam ao atraso no desenvolvimento das atividades e entrega de projetos. Portanto, o trabalho em equipe pode resolver esse problema. Uma vez que os profissionais atuam focados em objetivos comuns, todos tendem a cooperar para alcançar as metas.

Com isso a empresa ganha tanto em produtividade, quanto na pontualidade das entregas. Afinal, o trabalho em equipe torna tudo mais fácil, já que assim é possível avisar rapidamente sobre possíveis atrasos que viriam a comprometer o andamento da produção. Além disso, uma ideia é motivar com bonificações aqueles que entregam tudo nos prazos.

3.     Aumento do engajamento e motivação

O trabalho em equipe também estimula os colaboradores na busca por um desempenho melhor. Quando o profissional tem consciência de que o grupo depende do seu esforço para alcançar determinado resultado, se sente motivado a ultrapassar os limites. Com isso, as equipes ficam engajadas e trabalham com entusiasmo com foco nos resultados.

De fato, o setor de RH precisa encontrar maneiras de fazer com que todos se sintam parte da empresa. Porque quando os funcionários percebem que são importantes para uma organização, não apenas o trabalho em equipe sai ganhando, como toda a produtividade. Enfim, os gestores devem estar atentos a todas as oportunidades que surgem.

4.     Aprendizagem durante o trabalho em equipe

Uma das principais vantagens do trabalho em equipe é o aprendizado que isso pode proporcionar. Afinal, quando uma atividade é executada por alguns profissionais, é possível que carreguem conhecimentos diferentes e possam compartilhar com os colegas. Então, é uma forma de estimular o aprendizado durante a jornada.

Portanto, sempre que os gestores proporcionam o contato entre diferentes profissionais, a empresa sai ganhando. Quando as atividades são feitas em grupo, os colaboradores saem ganhando, já que podem adquirir novos conhecimentos para executarem ações com mais clareza. Aliás, é algo que vai além da atividade laboral e que pode ajudar até mesmo na vida de cada um.

5.     Diferentes visões sobre um problema

É normal que surjam dificuldades durante a realização de um trabalho ou projeto, e quando isso acontece, é essencial que uma solução seja encontrada rapidamente. Então, ter apenas uma opinião sobre o que deve ser feito nem sempre é o suficiente. Mas, quando a atividade é feita em grupo, essa questão muda.

Apenas uma ideia solitária pode não ter muito efeito para superar uma condição adversa. Por isso, o trabalho em grupo pode ser benéfico para o negócio, apresentando novos pontos de vista sobre o que está acontecendo de errado. Certamente você já ouviu aquela frase: “duas cabeças pensam melhor do que uma” e é assim que funciona neste caso.

Realmente o trabalho em equipe pode ser ótimo para empresas dos mais variados segmentos e tamanhos, desde que todas as dificuldades sejam superadas. Mas, para que tudo saia do papel é necessário um planejamento mínimo. Quando o RH possui tecnologias ao seu lado, consegue atuar de maneira estratégica e então pensar nestas possibilidades, fomentando essa modalidade.

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *