Ações de endomarketing estão diretamente relacionadas à experiência do colaborador dentro de uma empresa. E, segundo visão de líderes de RH do mundo todo apresentadas em relatório do Gartner, esta é a principal tendência para a área em 2022. Por isso é tão importante entender sobre endomarketing e possibilitar boas experiências para a equipe.

Mesmo antes da Covid-19, a vivência nas empresas já estava em transformação. Os profissionais qualificados do mercado não buscam mais por somente um emprego. Essas pessoas querem, sim, remuneração competitiva e desenvolvimento profissional. No entanto, muitas vezes também é prioridade associar isso a propósito, equilíbrio, saúde, e bem-estar.

Assim, a percepção quanto ao que é um bom lugar para trabalhar está ligada à experiência proporcionada pela empresa aos colaboradores. Do lado da organização, é preciso entender, então, o que é possível fazer para perpetuar o alcance da cultura organizacional e aumentar a motivação das pessoas para se manterem trabalhando ali.

Aqui entram as ações de endomarketing e todas as possibilidades de encantar os seus colaboradores através delas. Pare e pense: que tipo de práticas são estimuladas na empresa; como é composto o pacote de benefícios oferecido; que eventos são promovidos; como os colaboradores são reconhecidos?

O olhar para essas ações de forma planejada e com o colaborador no centro das decisões pode fazer a diferença na sua empresa. Afinal, colaboradores valorizados são mais felizes, satisfeitos e engajados, além de trabalharem mais e melhor pelo objetivo em comum com o negócio.

Continue a leitura e saiba mais sobre o conceito de endomarketing, além de pegar dicas de ações e eventos que você pode aplicar no seu dia a dia para ter sucesso!

O que é endomarketing?

Endomarketing, também conhecido como Marketing Interno, é o conjunto de ações realizadas pela área de recursos humanos em conjunto com o marketing com foco nos colaboradores. Toda equipe de comunicação busca entregar bons conteúdos, promover interações e campanhas de interesse para a base de contatos. No endomarketing, este foco está nos colaboradores.

Assim, o objetivo é engajar e motivar o público interno pensando na valorização desses profissionais para redução de turnover, melhoria da retenção de talentos e manutenção da produtividade. Isso porque, conforme mencionado anteriormente, colaboradores felizes trabalham mais.

As ações de endomarketing devem acontecer de forma contínua para orientar a forma como a empresa se posiciona enquanto marca empregadora. Isso envolve desde a abertura e divulgação de uma vaga, passando por toda a jornada do colaborador na empresa, até o momento de seu desligamento. Assim, é recomendável planejar todas essas etapas e prever ações para torná-las mais ricas.

É fundamental diferenciar o endomarketing, no entanto, das rotinas diárias junto à gestão de cada colaborador e ao RH propriamente dito. Entra ainda nessa equação a expertise do marketing em comunicação, fechando todas as frentes da parceria. 

As ações de endomarketing vão muito além do papel oficial do RH e das lideranças, e passam pelo planejamento da experiência do colaborador com a marca. Veja:

Gestão direta

RH/DP

Endomarketing

Relação de líder e liderado, acompanhamento diário das atividades a serem executadas

Setor de ações da marca para cultura e pessoas

Comunicação e planejamento de ações voltadas aos colaboradores

Desenvolvimento pessoal e profissional através de feedbacks e 1-1

Documentação para férias, contratação, desligamento, controle de ponto

Realização de eventos internos, premiações, cerimônias etc.

Ações de endomarketing e cultura

Como tudo aquilo que se deseja implementar em uma rotina, as ações de endomarketing também devem ser transformadas em hábito na sua empresa. E a melhor forma de fazer isso é incorporando esse processo na sua cultura.

É preciso que as lideranças compreendam a importância do endomarketing e que essa visão de olhar para a experiência do colaborador seja perpetuada na cultura. Assim, as equipes ganham autonomia para alocar profissionais especificamente focados nessas atividades, garantindo a eficiência.

E por que é importante ter essas pessoas direcionadas? Principalmente pelo fato de que as ações de endomarketing devem fazer parte de uma estratégia, devem estar amparadas por metas e gerar resultados alinhados aos objetivos da empresa. Quando equipes de marketing e RH atuam em conjunto com um planejamento definido e embasado, evita-se que as ações aconteçam de forma isolada.

Para não precisar começar do zero, baixe nosso calendário de ações de endomarketing e faça o seu planejamento!

Ações de endomarketingo: veja como fazer

Exemplos de ações de endomarketing

Existem diversas possibilidades de ações de endomarketing que podem ser realizadas nas empresas. Alguns exemplos de ações mais comuns são:

  • celebração de aniversário;
  • celebração de tempo de casa;
  • reconhecimento por ações realizadas;
  • happy hour no fim do mês ou trimestre;
  • dinâmicas de integração de equipes;
  • capacitação e treinamento;
  • palestras e eventos.

A maior parte das ações tem relação com datas comemorativas, como o Dia do Profissional de RH, por exemplo, ou Outubro Rosa e Novembro Azul. Nesses casos, a principal ação é criar uma campanha, ou seja, planejar diferentes ações englobadas na mesma temática.

Aqui na Ahgora, por exemplo, nós realizamos campanhas para esses períodos que envolveram o envio de e-mails, preenchimento de formulários, realização de café com palestra e agendamento de exames. Através da estruturação do nosso endomarketing, contatamos fornecedores para recepcionar nossos colaboradores fora do ambiente da empresa e proporcionar momentos de autocuidado e bem-estar.

Durante a pandemia, por outro lado, foi preciso adaptar as ações de endomarketing para a realidade do distanciamento social e do trabalho remoto. Assim, foram inúmeras as palestras sobre saúde mental, síndrome de Burnout, ansiedade, estresse e tantos outros temas que nos permeiam com intensidade tão maior durante esse período difícil.

Como usar eventos no endomarketing

Esse tipo de ação que envolve eventos, palestras e premiações, demandam grande dedicação do RH e do marketing. No entanto, trazem ótimos resultados quando o assunto é engajamento. E aqui, temos uma dica: a sua empresa não precisa obrigatoriamente promover ou organizar um evento, mas pode também participar de eventos externos.

Além de uma oportunidade de aprendizado e qualificação, a participação da empresa em eventos é uma grande vitrine, tanto para a marca em si, quanto para os colaboradores que a representam. 

As pessoas que constroem a empresa podem ser palestrantes em eventos, por exemplo. E esta é uma ação e tanto de endomarketing, porque você está projetando a imagem profissional da sua equipe ao mercado, colocando-os como referências e contribuindo para que se sintam valorizados e reconhecidos por isso.

Pode fazer parte ainda das ações de endomarketing engajar e envolver os colaboradores nesses eventos e premiações dos quais a empresa participa. A Ahgora terá uma participação no CONARH 2022, realizado presencialmente pela primeira vez desde o início da pandemia. Além disso, estamos em fase de indicações ao Top of Mind de RH 2022, maior e mais relevante prêmio da área no país.

Em casos como estes, o endomarketing deve aproveitar todas as oportunidades de mostrar o quanto o apoio dos colaboradores pode ajudar a empresa em prol de um objetivo maior.

Sempre é possível inovar e trazer ações cada vez mais alinhadas aos interesses do seu público — neste caso, os colaboradores da sua empresa. E, para saber que tipo de ação agrada mais ao seu público, ou quais temas eles sentem necessidade de abordar, a sugestão é simples: pergunte, converse e ouça

Uma forma muito interessante de fazer isso é realizando pesquisas de clima organizacional periodicamente. Assim, é possível traçar um mapeamento de como as pessoas estão se sentindo no ambiente de trabalho. Além disso, é possível aplicar pesquisas focadas em pedir sugestões e ouvir as equipes a respeito do que lhes interessa, em termos de endomarketing.

Como colocar ações de endomarketing em prática

O endomarketing é um universo à parte para ser trabalhado pela sua empresa, com diversas possibilidades, e precisa estar na sua cultura para funcionar. Existem ações já padronizadas que podem ser replicadas, e outras em que a sua equipe pode identificar a demanda e criar por conta própria.

Com base no entendimento sobre os interesses dos colaboradores, é possível modelar as suas práticas de endomarketing para que tenham ainda mais impacto. Lembre-se sempre de que é preciso ter um plano de ação, com um entendimento claro sobre para onde aquela estratégia deve levar a área e a empresa.

Em suma, eis alguns direcionamentos de como você pode iniciar:

  • faça um planejamento detalhado com os objetivos do endomarketing no período;
  • aplique pesquisas com os colaboradores para entender seus interesses;
  • com base nas respostas, elenque ações de endomarketing possíveis no seu cenário;
  • integre as áreas de RH e marketing para executar essas ações.

Alguns exemplos de principais materiais que podem ser criados:

  • materiais impressos para divulgação;
  • peças gráficas para e-mails;
  • camisetas para ações sazonais;
  • vídeos para uma comunicação mais próxima;
  • artes para divulgação de ações da empresa nas redes sociais.

No mais, uma comunicação honesta e próxima, focada em oferecer uma boa experiência para os colaboradores, é o grande segredo para o sucesso das ações de endomarketing. Baixe a nossa planilha com um calendário para o RH e crie a versão da sua empresa!

acoes de endomarketing banner