O ano é repleto de datas especiais. Entre elas, o aniversário de funcionário da empresa certamente tem um destaque especial. Por isso, os profissionais de RH devem estar atentos e aproveitar a comemoração de cada colaborador para aumentar a motivação e o engajamento de toda a equipe.

Os primeiros meses são um bom período para criar o plano de comemoração de aniversário dos colaboradores. Com as estratégias corretas, é possível utilizar esta oportunidade e melhorar o ambiente corporativo; além de reforçar a cultura da organização e deixar claro como a individualidade é valorizada. Embora seja uma ação simples, ela pode ter alto impacto na gestão de pessoas.

Para ajudar nas comemorações, elaboramos uma lista com 5 dicas. Confira!

Benefícios de comemorar o aniversário de funcionário na empresa

A grande maioria das pessoas gosta de confraternizações e festas de aniversário – e não só dos próprios. Isso faz com que a empresa consiga atingir dois pontos quando desenvolve uma política de comemoração: valorização individual e integração da equipe.

Os colaboradores tendem a sentir-se valorizados quando a organização lembra e demonstra investir nesta data especial. Com isso, a relação emocional entre colaborador  e empresa deve se estreitar.

Por outro lado, as comemorações são momentos de descontração capazes de integrar todo o time, inclusive conectando pessoas de diferentes setores do negócio. Indiretamente, esses dois fatores resultam em uma série de benefícios relevantes à gestão de pessoas, como: redução de turnover; melhora no engajamento de funcionários; aumento da felicidade e da produtividade. Isso tudo com o mínimo investimento em recursos – sejam financeiros, pessoais ou de tempo.

Crie seu plano para festejar o aniversário de funcionário

O desenvolvimento de uma política de comemoração de aniversário de funcionário é uma tarefa simples. Já criada, é fácil estabelecer uma rotina. O principal desafio é tomar cuidado com os detalhes e não deixar ninguém de fora da lista do ano.

Confira alguns passos importantes para criar seu plano de comemoração de aniversário de funcionários:

  • Mapeie as datas de aniversários de todos os colaboradores. Estabeleça uma rotina para abastecer o banco de dados sempre que houver alteração no time.
  • Procure ferramentas para automatizar o processo. Isso facilita a demanda e reduz a chance de erros.
  • Converse com toda a equipe para saber se os colaboradores realmente gostam de comemorar o seu aniversário. Embora seja menos comum, algumas pessoas não apreciam ou não podem fazê-lo por diversos motivos. Caso se depare com uma dessas situações, respeite a vontade do profissional.
  • Defina o formato dessas comemorações. Serão individuais ou coletivas? Qual será o presente do aniversariante? Para ajudar na decisão, confira as próximas dicas.

5 dicas de como comemorar o aniversário de funcionários

Existem várias opções para encantar os colaboradores nesta data tão especial. Na hora da escolha, o importante é que a comemoração represente o clima e a cultura da empresa.

Confira 5 pontos importantes: 

1. Defina o formato

Como será a comemoração na empresa? Algumas optam por pequenas confraternizações individuais ou por festas de aniversariantes do mês. Pode ser um almoço, coquetel, happy hour ou apenas o tradicional bolo de aniversário. 

2. Escolha o local

Com o formato definido, é mais fácil decidir o local em que a comemoração do aniversário de funcionário será realizada. Para facilitar, é interessante utilizar algum espaço apropriado dentro da própria organização; mas restaurantes, pubs e casas de festas também são boas alternativas.

3. Aposte na decoração

O clima do aniversário é diretamente influenciado pela decoração. Mas isso não significa que é preciso alto investimento. Afinal, balões e outros itens tradicionais normalmente são o suficiente para trazer esse ar festivo ao lugar.

Entretanto, se for possível, capriche na decoração ou inclua elementos que transmitam a personalidade dos aniversariantes. 

4. Pense no cardápio

As bebidas e comidinhas não podem faltar! Pense em como será feita a comemoração e escolha o cardápio mais adequado. Salgadinhos, petiscos, docinhos, bolos… As opções são muitas.

5. Capriche na lembrança

Ser presenteado é sempre bom, não é mesmo? Então, pense com carinho em recompensar os colaboradores de alguma forma nessas ocasiões. Os presentes são uma boa opção, mas não a única. Algumas empresas optam por fornecer um dia de folga no aniversário, por exemplo.

Lembre-se que a intenção vale muito: assim, um bonito cartão também pode representar o apreço da empresa pela pessoa.

A política de aniversário de funcionário na prática

Existem diversas opções para comemorar o aniversário das pessoas da equipe. Para exemplificar, conversamos com Celysa Hirt Rosa, Gerente de Marketing do Grupo Nexxera, cliente da Ahgora Sistemas.

Para ela, o plano de comemoração de aniversário reflete a cultura organizacional. “Aqui na Nexxera, nós vivemos exatamente o que carregamos em nosso mote: ‘somos feitos de gente, somos feito de inovação’”, conta a gerente.

Na filosofia da empresa, a inovação só é possível quando as pessoas estão em primeiro lugar. Dessa forma, a data mais especial do ano para muitos também merece atenção.

Para Celysa, a celebração é um dos pilares de engajamento do time e uma das ações de valorização de pessoas. “Ao termos um time valorizado e engajado, naturalmente isso se reflete em nossos resultados.”

Na empresa, os colaboradores ganham um day off no dia do seu aniversário. Em caso de feriados ou finais de semana, a pessoa escolhe entre antecipar ou postergar um dia. Também é realizada a celebração dos aniversariantes do mês. A equipe inteira é reunida na “Sala de Descompressão” para uma grande festa.

Segundo a gerente de Marketing, a folga no aniversário tem um valor bem significativo, mas existem outras tantas alternativas que podem gerar o mesmo efeito. “O mais importante é que sua celebração reflita os valores de empresa. Precisa ter significado, e não ser apenas uma ação isolada.”, conclui.

Gostou das dicas? Então, aproveite o início do ano para criar ou aprimorar a sua política de comemoração de aniversário de funcionário e turbine a gestão de pessoas na sua empresa.

Quer acessar mais conteúdos que ajudem o seu dia a dia no RH? Acesse o nosso eBook sobre Gestão Eficiente de Pessoas no banner abaixo.

ebook gestao eficiente de pessoas