Sistema de ponto é uma tecnologia que auxilia colaboradores, gestores e RHs no controle de jornada e fechamento da folha de pagamento todos os meses. Encontrar a melhor tecnologia, que atenda as principais necessidades da empresa, é o objetivo de 10 entre 10 RHs.

Todo RH estratégico precisa de uma tecnologia para controle de ponto que disponibilize todas as informações em tempo real e na palma da mão. Se você também faz parte deste grupo, você está no lugar certo!

Clique e conheça o sistema de ponto mais completo do mercado!

Já se foi aquela época em que o registro de ponto servia apenas para identificar os colaboradores que marcaram presença na empresa. Afinal, hoje em dia eles auxiliam na geração de relatórios precisos, que ajudam na tomada de decisões assertivas. Mas, para isso é importante que o tratamento do ponto seja feito de forma correta e automatizada para evitar possíveis erros humanos.

Porém, se você já conta com um sistema de gestão e marcação de ponto, é importante avaliar se ele atende adequadamente às necessidades da sua equipe, o Pontoweb é um bom exemplo. Afinal, sua empresa pode estar perdendo dinheiro com os chamados custos invisíveis, que passam despercebidos muitas vezes. Confira a seguir o que precisa ser verificado!

O que é um registrador eletrônico de ponto?

Um Registrador Eletrônico de Ponto (REP) é um sistema capaz de realizar a coleta dos dados dos colaboradores que registram seus horários de entrada e saída ao longo da jornada de trabalho. Esse REP pode ser um relógio de ponto, um aplicativo ou até mesmo um sistema direto no navegador.

Atualmente, existe uma infinidade de marcas e modelos, porém, na hora de optar por um relógio ou por um sistema alternativo de registro de ponto, é importante avaliar se o dispositivo atende à demanda da empresa. Além disso, garantir que a tecnologia esteja adequada ao que determina a legislação, atualmente, a Portaria 671.

Então, para escolher o melhor sistema de ponto para gestão de jornada da sua empresa, a primeira coisa a fazer é questionar o fornecedor sobre o produto e sobre os serviços oferecidos. Lembre-se de fazer as perguntas abaixo:

  • A empresa que desenvolveu o sistema é especializada em tecnologia para RH?
  • Os serviços oferecidos atendem às necessidades dos profissionais de RH da sua empresa?
  • O sistema é simples e interativo?
  • Há limite de chamados para o suporte caso os usuários tenham dúvidas no uso do sistema?
  • Há uma solução específica para o segmento em que a sua empresa atua?

Siga estes passos e você conseguirá escolher o melhor sistema de ponto para o seu negócio. Esse é um investimento importante, que ajuda a dar mais credibilidade para as operações laborais. Assim, tudo fica anotado de maneira segura e precisa.

Tipos de sistema de ponto

A internet transformou a nossa vida. Assim, a busca por informações foi facilitada nos últimos anos e, agora, conseguimos facilmente encontrar dados e usar outras ferramentas para nos informarmos sobre os mais variados produtos. Mas, no caso da área de Recursos Humanos, isso serve para encontrar soluções perfeitas ao negócio.

Registrar o ponto é obrigatório nas empresas que possuem 20 colaboradores ou mais. Por meio destas informações é possível identificar pessoas que estão faltando demais ou que estão fazendo horas extras indevidas. Mas, para isso é necessário ter em mãos o sistema de ponto ideal.

Preste atenção ao fazer a aquisição de um relógio físico ou de um ponto digital. Mas, tem alguns fatores que precisam ser levados em consideração. Pesquise sobre os produtos e traga a eficiência operacional para o seu negócio. Então, veja nossas dicas:

Relógio Eletrônico de Ponto

O relógio eletrônico de ponto é um modelo clássico, que existe desde a década de 1980. Assim, existem diversos modelos no mercado, é bom avaliar bem antes de selecionar o seu. Para escolher um equipamento de registro de ponto, avalie:

  • Se o equipamento atende às exigências da Portaria 671 e/ou do Inmetro, pois isso garante que a sua empresa atue em conformidade com a legislação trabalhista brasileira;
  • Se a biometria utilizada pelo sistema é antifraude. Isso evita transtornos como funcionários registrando a entrada/saída de outros colaboradores por meio de dedos de silicone ou outras técnicas;
  • O tamanho da memória do equipamento, pois isso evita gastos no futuro com aquisição de novos equipamentos;
  • O tempo de garantia dado pelo fornecedor. Isso pode poupar dor de cabeça e gastos com a troca das peças ou compra de novo equipamento;
  • Analise a qualidade do equipamento e não o preço. Ao investir em produtos de qualidade, você evita manutenção e mau funcionamento dos aparelhos;
  • Atualização remota e automática de registros: desta forma não há mais necessidade de pegar manualmente as informações do relógio, pois os dados das batidas de ponto  são enviados em tempo real para o software.

Tudo isso precisa ser avaliado por quem procura escolher o melhor sistema de ponto. Desse modo, será possível eliminar opções que não entregam o que é necessário para o seu negócio. Não adianta investir em qualquer produto e não obter bons resultados.

Sistemas de Ponto por Programa

Além dos tradicionais relógios físicos, a Portaria 671 permite batidas por programa (REP-P), que podem ser realizadas por dispositivos como tablet, smartphone e computador, entre outros. Assim, garante mais agilidade para a gestão de pessoas. Veja o que precisa ser verificado:

  • Se o equipamento atende às exigências da portaria 671 do Ministério do Trabalho (MTE), pois isso garante que a sua empresa atue em conformidade com a legislação;
  • Se o sistema é de fácil utilização pelos profissionais e atende adequadamente a demanda da empresa;
  • Entenda se possui comunicação com o software de gestão de ponto, o que permite analisar os registros de batidas em tempo real e emitir relatórios precisos diariamente, se necessário;
  • Se o dispositivo oferece segurança sobre a identificação do funcionário, como no caso do ponto por reconhecimento facial. Inclusive, existem dispositivos que identificam o local do registro da batida de ponto através da geolocalização.

Os sistemas de ponto por programa são excelentes para as empresas que possuem trabalhadores atuando em home office. Neste caso, eles podem fazer as marcações assim que a jornada começa e quando termina, além dos intervalos. E tudo isso pode ser conferido pelos gestores dentro de pouco tempo.

E-book Como escolher o software ideal para a gestao de ponto

Software de Gestão de Ponto

Na hora de investir em um software de gestão de ponto não é diferente. Então, é preciso avaliar se, além de atender as necessidades da empresa, o sistema atende aos seguintes aspectos:

  • Suporte técnico: opte por um fornecedor que disponibiliza suporte sem limites de chamado, isso fará a sua empresa poupar dinheiro e tempo;
  • Informações em tempo real: esta característica permite analisar diariamente as informações de ponto e gerir as horas trabalhadas das equipes de forma exata, considerando o recurso de banco de horas e, assim, poupando recursos da corporação com horas extras;
  • Fácil emissão de relatórios: permite analisar a saúde da corporação e traçar ações assertivas;
  • Acesso de qualquer lugar: você não fica preso a um espaço físico ou computador, e o espelho de ponto do colaborador poderá ser acessado de onde estiver.
  • Escalável: um software em nuvem permite aumentar facilmente o número de usuários e o número de colaboradores cadastrados.
  • Dentro da lei: adequação à portaria 671 do MTE e a CLT;
  • Segurança das informações: isso pode poupar dor de cabeça com perda de dados ou processos trabalhistas.

O software de gestão de ponto deve ser conectado ao relógio de ponto ou ao sistema alternativo de batidas. Dessa forma, as informações passam a ser avaliadas como relatórios precisos, capazes de contribuir com a tomada de decisões no negócio.

Afinal, como escolher o melhor sistema de ponto?

Escolher o melhor sistema de ponto é o desejo dos gestores de RH, que precisam investir tempo e cuidado ao analisar os equipamentos disponíveis. Hoje em dia existem aparelhos que possuem tecnologia IoT e armazenamento em nuvem. Assim, entregam dados precisos e em tempo real.

Em um mundo cada vez mais tecnológico, é preciso buscar ferramentas que possam tornar a gestão mais eficaz e ágil. Então, com a geração automática de relatórios fica mais fácil para tomar decisões assertivas. Afinal, os gestores não podem se basear apenas em achismos.

Leve em consideração todas as nossas dicas e certamente será possível encontrar o sistema perfeito para o seu empreendimento. Aliás, aqui na Ahgora desenvolvemos o melhor sistema de ponto do mercado, com o objetivo de facilitar a gestão nas empresas. Você conhece o Pontoweb? O sistema é uma plataforma completa para a gestão de colaboradores.

Conheça e garanta tudo o que seu negócio precisa!

Conheça o Pontoweb e facilite o modelo híbrido de trabalho